Fóruns / Reuniões 2015-16 / Vigésima Terceira Reunião Ordinária - 28/01/16


Vigésima Terceira Reunião Ordinária - 28/01/16
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Ética Profissional

Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.
 
Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. Não basta apenas estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional, é preciso assumir uma postura ética. Através dela ganhamos confiança e respeito de superiores, colegas de trabalho e demais colaboradores.
 
Ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, aplicando-as em suas regras internas para o bom andamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos.
 
O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações. A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas atividades. Por fim, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua conduta exemplar.
 
Confira abaixo alguns exemplos de boa conduta profissional no ambiente organizacional:
 
Responsabilidade
Para a preservação de uma marca ou produto, o profissional deve manter uma postura congruente com seu trabalho e manter para si os dados que lhe foram confiados, a fim de garantir o sigilo necessário.

Integridade
É indispensável manter a transparência nas atividades exercidas, ser honesto com o gestor direto e, demais profissionais, garantindo que todos sejam influenciados positivamente com seu trabalho, direta ou indiretamente.
 
Meritocracia
O sistema de crescimento de toda e qualquer organização deve ser pautado em merecimento, advindo de resultados correspondentes as expectativas e necessidade da empresa. Promover um liderado por favoritismo ou afinidade, além de ser antiético, não é nada profissional. Lembre-se que a sua credibilidade é o bem mais precioso que um colaborador pode ter, uma vez perdida, dificilmente pode ser recuperada.
 
Humildade
Atrás de crachás, ternos e gravatas, estão apenas humanos, totalmente suscetíveis a erros, afinal, somos falhos. No meio corporativo, são tomadas todas as medidas para que os equívocos não ocorram, porém empresas são feitas de pessoas, e portanto, os erros se fazem presente uma vez ou outra. Se uma dessas situações acontecer com você, seja humilde para reconhecer a falha e corrigi-la, a fim de que não gere maiores prejuízos.

Comprometimento
O compromisso do profissional se aplica sistemicamente. Em primeiro lugar, ele deve se comprometer com o próprio desenvolvimento contínuo e se comportar de maneira congruente com sua linha de pensamento, ou seja, agir para alcançar suas metas e objetivos, e o único caminho é entregando os resultados solicitados pela empresa. Em segundo lugar e não menos importante, ele deve estar comprometido com os colegas de trabalho, com os líderes e o público da marca. Ao desempenhar sua função com excelência, automaticamente estará contribuindo com o todo.

 
 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA
 
CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
O chair do Conselho de Curadores, Ray Klinginsmith, pediu aos governadores eleitos presentes na Assembleia Internacional para liderarem a celebração dos 100 anos da Fundação, em 2016-17.
 
"Vocês são o elo entre a Fundação Rotária e nossos 34.000 Rotary Clubs. O êxito da comemoração do centenário está, em grande parte, nas mãos de vocês", afirmou Klinginsmith na sessão plenária de 19 de janeiro. "Animem-se e divulguem a importância de celebrarmos nosso sucesso", concluiu.
 
Klinginsmith ressaltou que desde a criação da Fundação, em 1917, a entidade investiu mais de US$3 bilhões em programas e projetos para melhorar as condições de vida de milhões de pessoas mundo afora.
 
As festividades dos 100 anos da Fundação terão início oficial em maio, na Convenção da Coreia do Sul, e atingirão seu ápice na Convenção de 2017, nos Estados Unidos.
 
PLANOS DISTRITAIS PARA O CENTENÁRIO
 
O governador eleito Tom James Markos, do Distrito 5100 (EUA), diz estar muito orgulhoso em servir durante um ano tão histórico para nós. Ele planeja promover o centenário não apenas no distrito, mas também pela mídia.
 
"O público precisa saber o que alcançamos", disse Markos, que estipulou a meta de US$1 milhão em arrecadação para seu distrito atingir durante o ano do centenário.
Bill Proctor, o próximo governador do Distrito 7080 (Canadá), acredita que o ano do centenário nos dará uma grande oportunidade de dar novo foco e orientação para os associados sobre a importância do trabalho da Fundação Rotária.
 
"Temos muito a celebrar", afirmou Proctor. "Devemos usar o ano do centenário para fortalecer a nossa Fundação."
 
Compartilhe fatos e fotos das celebrações do centenário pelas mídias sociais usando a hashtag #TRF100.
 
·         Subsídios do Rotary
Por Ryan Hyland
Rotary News
22-Jan-2016
 
5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 
PALESTRA
 
O Distrito 4620 do RI convida você a participar desta palestra, além de melhorar sua performance profissional você ainda estará colaborando com a Fundação Rotária.
 
 
 

VISITA DO GOVERNADOR

Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros, gostaria de lembrá-los novamente de nossa reunião de confraternização no dia 21 de fevereiro (domingo), ocasião em que nosso Governador Seiko Goya fará a visita ao nosso clube.
 
Solicito que confirmem sua presença e de seus convidados para programação do cardápio...

REUNIÃO E-CLUB TROPEIROS
Dia: 21/fevereiro/2016 (domingo)
Horário:10 horas
Local: Sede campestre Rotary (Sorocaba)
Endereço: Rua: Abílio Soares, 540 - Jd. América – Sorocaba-SP
 
Programação:
10:00 as 12:00 hs – Visita do Governador Seiko Goya
Após as 12:00 hs – Confraternização do E-Rotary Club Tropeiros

Conto com a presença de todos!!!
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Muito instrutivo para a recuperacao.

    por Afrânio Alves Martins
    em 01/11/2017 10:39


  • Wagner Rodrigues PontesTemas muito felizes na escolha, como a ética profissional e o centenário da Fundação Rotária, que além de mostrar que a ética se aplica em todas as funções de uma hierarquia empresarial, servindo de exemplo de atitude, união e progresso de uma empresa, além de mostrar compromisso, respeito, transparência, humildade e possibilidade de crescimento profissional e da própria empresa com esse positivismo como um todo. A ocasião do centenário é realmente uma oportunidade de se mostrar o Rotary como entidade de sucesso na busca de bem estar e desenvolvimento social e assim ampliar seu alcance e também a conquista de mais fundos angariados por doações, visto seu objetivo. Estão de parabéns pelos temas escolhidos.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 19/05/2016 21:26


  • Wagner Rodrigues PontesExcelentes temas para a reunião: Ética profissional e Centenário da Fundação Rotária. Parabéns!

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 19/05/2016 21:19


  • Fabiano Almeida Negrãopresente

    por Fabiano Almeida Negrão
    em 26/02/2016 08:22


  • RINALDO LUIS FUSCOOtimo tema para a reunião desta semana! Em todos os segmentos, nas atuações publicas e privadas, a postura Ética deve ser posta em primeiro plano! Tenham uma ótima semana!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 31/01/2016 20:33


  • Patrícia de Moura CaçãoFalar sobre ética profissional nunca é demais. Vemos tantos exemplos ruins em nossa sociedade que (re)pensamos valores e, muitas vezes, desistimos ou até mesmo ignoramos o fato de que ao desempenharmos nossa função com excelência, estaremos contribuindo com o todo. Que a ética esteja presente em todos os momentos de nossa vida. Boa semana companheiros!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 31/01/2016 16:36


  • Renato Augusto de CamposExcelente tema. Bom será o dia em que a ética profissional esteja presente em todas as áreas....Ótima semana a todos!

    por Renato Augusto de Campos
    em 29/01/2016 14:00


  • José Antonio De MilitoExcelente reunião e o tema é apropriado para os dias de hoje, quando vemos nos diversos setores da nossa sociedade uma grande falta de ética e violência .

    por José Antonio De Milito
    em 29/01/2016 08:40


  • Cesar Augusto LunardiCompanheiros... Contamos com a presença de todos!! Favor confirmar presença, com o número de acompanhantes (adultos e crianças). Abraço

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 29/01/2016 06:04


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info