Fóruns / Reuniões 2015-16 / Vigésima Quarta Reunião Ordinária - 04/02/16


Vigésima Quarta Reunião Ordinária - 04/02/16
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: O Rotary e a Paz

Fundado em 1905 em Chicago, Illinois, EUA, o Rotary rapidamente transformou-se de apenas pequenas reuniões de empresários em uma associação internacional de clubes dedicada a servir comunidades locais e mundiais. Em 1921, o Rotary International (RI) adotou “a promoção da compreensão, da boa-vontade e da paz” como parte de seu objetivo. Hoje, os 1,2 milhão de empresários e líderes profissionais que integram os mais de 30.000 Rotary Clubs em cerca de 160 países trabalham por um mundo mais pacífico por intermédio de diversos programas rotários.

Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos

Em 1999, a Fundação Rotária do Rotary International anunciou o estabelecimento de sete centros Rotary de estudos internacionais onde bolsistas podem aprender diplomacia e qualidades necessárias para resolução de conflitos e promoção da compreensão internacional. Os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos estão localizados em universidades renomadas mundialmente. Os primeiros 70 Bolsistas Rotary pela Paz Mundial, 10 em cada centro, participarão de curso de mestrado de dois anos de duração ou de outros programas de estudo com direito a certificado também relacionados à paz e resolução de conflitos . As universidades escolhidas para sediar os Centros Rotary são: Duke University e a University of North Carolina em Chapel Hill, Carolina do Norte, EUA (ambos os estabelecimentos abrigam o mesmo Centro Rotary); University of California, em Berkeley, Califórnia, EUA; Sciences Po, em Paris, França; University of Bradford, em West Yorkshire, Inglaterra; University of Queensland, em Brisbane, Austrália; International Christian University, em Tóquio, Japão e Universidade del Salvador, em Buenos Aires, Argentina.
 
Programas Pró-Paz do Rotary

O Rotary International e a Fundação Rotária do Rotary International patrocinam diversos programas que estimulam a compreensão e relações amigáveis entre os diferentes povos do mundo: Regionalmente, os Rotary Clubs iniciam e patrocinam diversos projetos em nome de comunidades mais pacíficas:
 
• Programas locais do Rotary, como “Amigos para Sempre” e “Em Busca de uma Maior Compreensão” estimulam a confiança e compreensão entre jovens católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
• Rotarianos em Ontário, Canadá, apoiaram a Escola em Prol da Paz, no povoado judeu/árabe Neve Shalom/Wahat al-Salam, em Israel.
• Nas Filipinas, rotarianos de Manila conduzem esforços de prevenção de violência, como grupos anti-crime, apoio à polícia e uma campanha anti-drogas. O Rotary Club de Butuan North estabeleceu o Lingap Livelihood Center para oferecer treinamento profissionalizante a jovens em um ambiente estável.
• Por intermédio do Grupo de Companheirismo de Resolução de Conflitos, os rotarianos promovem paz em suas comunidades, servindo como mediadores em disputas locais e patrocinando projetos locais relacionados à paz.
• O Rotary Club de Los Angeles adotou uma área na parte leste da cidade que sofria muito com as atividades de gangues. Em cooperação com o Departamento da Polícia, construiu um centro juvenil que passou a sediar programas educacionais e de assistência a alunos fracos do bairro.
• Rotary Clubs no estado de Washington e o Departamento de Estado norte-americano copatrocinaram a conferência internacional, de dois dias de duração, “Acabando com a Tragédia de PR66-PO (12/02) Minas Terrestres através de Inovação e Cooperação” (Ending the Tragedy of Landmines through Innovation and Cooperation), em Seattle, que enfocou os esforços humanitários mundiais para a retirada de minas.

Prêmio Rotary para a Compreensão Mundial

Todos os anos, desde seu estabelecimento em 1980, o Rotary International homenageia uma pessoa ou organização cujos serviços altruístas promoveram paz e compreensão no mundo. O prêmio, considerado a mais alta honra do RI, inclui subsídio de US$100.000 a ser usado em uma obra humanitária, da escolha do agraciado, cuja missão assemelhe-se à do Rotary, ou seja, promover a paz e compreensão por intermédio de projetos educacionais e humanitários. Alguns dos agraciados foram o Papa João Paulo II, Dr. Albert Sabin, a Comissão Internacional da Cruz Vermelha, o Exército da Salvação, o ex-secretário geral da ONU Javier Perez de Cuellar, o presidente tcheco Václav Havel, o antigo presidente dos EUA Jimmy Carter, o falecido ex-diretor executivo do Unicef James P. Grant, a ex-alta-comissária para refugiados da ONU Sadako Ogata e Nelson Mandela.

Rotary e a Comunidade Internacional

Por intermédio de uma rede formal de representantes, o Rotary International mantém um relacionamento oficial com inúmeras organizações internacionais promotoras da paz mundial. Desde 1945, quando 50 rotarianos participaram da fundação da ONU, o Rotary International expandiu seu âmbito global de contato com as Nações Unidas e outras organizações internacionais. Atualmente representantes do Rotary International estão formalmente envolvidos em reuniões, atividades e eventos nas seguintes organizações:
 
• Organização das Nações Unidas (Nova York, Genebra, Viena)
• Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)
• Conselho Europeu
• União Africana
• Comissão das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (UNCHS)/Habitat e Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente
• Organização de Alimentação e Agricultura, e Programa Mundial de Alimentação da ONU
• Banco Mundial
• Organização dos Estados Americanos
• Comissão Econômica e Social da ONU para a Ásia e o Pacífico

Representantes do Rotary nas Nações Unidas e em outras organizações mundiais monitoram as reuniões internacionais para aprender e compartilhar a melhor maneira de tratar as principais causas de conflitos como fome, falta de abrigo, analfabetismo e pobreza. Nos últimos anos, o Rotary tem participado dos seguintes fóruns mundiais sobre tópicos relacionados à paz:
 
• Em 1999, centenas de rotarianos africanos se reuniram em Kampala, Uganda, para discutir assuntos humanitários críticos que o continente africano enfrenta. Por intermédio de sessões especiais, rotarianos delinearam estratégias específicas para projetos rotários para solucionar os desafios mais sérios.
• Na conferência centenária do Hague Appeal for Peace, o Rotary International organizou um painel de discussão sobre como explorar parcerias de diversos setores para promover ajuda humanitária. Esse painel contou com a participação de altos administradores das Nações Unidas, Unesco, Organização pela Unidade Africana, Cruz Vermelha e Rotary International.
 

 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA

RECURSOS PARA CELEBRAR O CENTENÁRIO
 
A celebração dos cem anos da nossa Fundação começará oficialmente na Coreia do Sul, durante a Convenção de 2016 (de 28 de maio a 1º de junho). Mas você já pode começar a planejar suas atividades comemorativas com os materiais do nosso kit promocional:
 
·         Ideias e atividades para clubes
·         Folheto 
·         Marcador de livros
·         Modelo de press release
·         Papel timbrado 
·         Modelo de apresentação em Power Point
·         Cartão postal
·         Power Point sobre a história da Fundação Rotária

Veja mais ideias no artigo "Cem anos de boas ações no mundo", na edição de janeiro do Rotary Leader
Encomende o livro A história dos 100 Anos da Fundação Rotária em shop.rotary.org

2-Feb-2016
 

 
5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 
PROJETO DE INTERCÂMBIO NGSE
 
Na noite de segunda-feira, nosso companheiro Rinaldo esteve com o Companheiro Bramante na Faculdade de Arquitetura da Uniso, onde apresentaram aos alunos daquela instituição o Projeto de Intercâmbio NGSE.

Os Projetos NGSE existem desde 2012 e este será o 1o do Distrito 4620. nosso E-Club é o responsável por esta iniciativa, que tem potencial para crescer e se consolidar, levando a oportunidade da vivência de outra cultura e todos os demais benefícios do Intercâmbio para estudantes que não teriam esta oportunidade.

Parabéns ao Companheiro Rinaldo Fusco!
 
PALESTRA
 
O Distrito 4620 do RI convida você a participar desta palestra, além de melhorar sua performance profissional você ainda estará colaborando com a Fundação Rotária. TEMOS 8 CONVITES! Favor solicitar o seu com a Presidente Fernanda.

 
 

VISITA DO GOVERNADOR

Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros, gostaria de lembrá-los novamente de nossa reunião de confraternização no dia 21 de fevereiro (domingo), ocasião em que nosso GovernadoSeiko Goya fará a visita ao nosso clube.
 
Solicito que confirmem sua presença e de seus convidados para programação do cardápio...

REUNIÃO E-CLUB TROPEIROS
Dia: 21/fevereiro/2016 (domingo)
Horário:10 horas
Local: Sede campestre Rotary (Sorocaba)
Endereço: Rua: Abílio Soares, 540 - Jd. América – Sorocaba-SP
 
Programação:
10:00 as 12:00 hs – Visita do Governador Seiko Goya
Após as 12:00 hs – Confraternização do E-Rotary Club Tropeiros

Conto com a presença de todos!!!
 
MENSAGEM DO PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL, 2015-16 - K.R. RAVINDRAN:

Tenho uma excelente notícia para vocês. O Papa Francisco irá celebrar uma missa para os rotarianos na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 30 de abril. Nós teremos 8.000 assentos reservados para os associados de nossa organização, amigos e familiares.
 
 
É com muito prazer que os convido para se juntar a nós para celebrarmos o Jubileu dos Rotarianos, um evento especial organizado pelo Distrito 2080 e o Vaticano.

Além disso, os rotarianos locais irão realizar jantares comemorativos e planejar uma ação humanitária para os participantes. 

Este evento é uma grande honra para nós e aumentará a conscientização pública sobre a nossa organização no mundo todo. Ele nos congregará e nos trará felicidade, independentemente das nossas religiões e crenças.
 
Para mais informações e atualizações, visite o site Jubileu dos Rotarianos.
 
A inscrição ao evento começará no dia 18 de janeiro. Peço que divulguem este evento em seus comunicados mensais.

Este Jubileu, estabelecido pelo Papa Francisco, é conhecido como o Ano Santo da Misericórdia. Ele marca a era do perdão, reconciliação, solidariedade, esperança e justiça. É um compromisso de servir com alegria e em paz no mundo todo.
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Wagner Rodrigues PontesTodos os pilares do Rotary objetivam levar os povos do mundo para a paz, após a conquista da erradicação da pólio no mundo. Atitude e objetivo nobre, a paz traria dimensão de prosperidade e avanços em todos os tipos de pesquisas, pois contaria com a união de conhecimentos de diversos pesquisadores, hoje ainda sem muito contato, pelas diferenças e até as animosidades soberanas.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 27/05/2016 21:16


  • Wagner Rodrigues PontesNobre objetivo, a paz mundial tão almejada pela maioria dos cidadãos de boa índole do mundo e que o Rotary tem objetivo de pregar para o mundo. Parabéns!

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 27/05/2016 21:13


  • Fabiano Almeida Negrãopresente

    por Fabiano Almeida Negrão
    em 26/02/2016 08:21


  • Artur Roberto MandlO Rinaldo fez contato comigo sobre o NGSE e estarei passando ao gov. Seiko a possibilidade de contato com o Japão.

    por Artur Roberto Mandl
    em 17/02/2016 10:57


  • José Lázaro FerrazLembrando que este mês o E-Club Tropeiros comemora o seu primeiro aniversário!!! Dia 03/02/2015 o Rotary Internacional emitiu a autorização para o funcionamento oficial do E-Club e no dia 28/02/2015 aconteceu a cerimônia de posse do E-Club onde a Diretoria e todos os fundadores foram empossados no E-Club!!! Vamos Comemorar esta Data!!!!!!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 08/02/2016 11:44


  • José Lázaro FerrazOlá Companheiros do E-Club Tropeiros, Parabéns pela excelente reunião. Fiquei muito feliz em saber do evento Jubileu dos Rotarianos na Praça São Pedro com o Papa Francisco. O Papa Francisco tem sido um arauto pela Paz no Mundo e acredito que este evento contribuirá em muito para a divulgação do ideal de paz dos Rotarianos do mundo inteiro. Abraços à todos e até dia 21/02

    por José Lázaro Ferraz
    em 08/02/2016 11:28


  • Patrícia de Moura CaçãoSempre bom lembrar que a paz é a única solução para a nossa sociedade. Parabéns pela iniciativa. Vamos leva a paz a todos os cantos! Saudações rotárias! Nos vemos na reunião" ;)

    por Patrícia de Moura Cação
    em 07/02/2016 21:34


  • José Antonio De MilitoFalar de paz é sempre bom, principalmente em nossos dias, que cada vez vemos escapar a paz por entre os dedos. Parabéns pelo tema. Não necessita de grandes ações para promovermos a paz. Basta um pequeno gesto.

    por José Antonio De Milito
    em 07/02/2016 10:50


  • RINALDO LUIS FUSCOÉ muito bom que desde o inicio o Rotary apoia a Paz e a Compreensão Mundial, principalmente nos tempos atuais, onde vemos ações de tanta intolerância e que vão contra a Paz Mundial. Quero agradecer a Presidente Fernanda pelo destaque ao Projeto de Intercambio NGSE que estamos estruturando com a Uniso, e que trará muitas oportunidades para os jovens do nosso Distrito. Tenham uma ótima semana.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 05/02/2016 23:09


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 05/02/2016 12:00


  • Cesar Augusto LunardiLembramos que além da visita do nosso Governador Seiko haverá posse de novos associados... Abraço

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 05/02/2016 07:04


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info