Fóruns / Reuniões 2015-16 / Vigésima Oitava Reunião Ordinária - 17/03/2016


Vigésima Oitava Reunião Ordinária - 17/03/2016
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Rotary e a Ética
 
Quando se fala em Rotary um dos principais temas que o associa é a Ética. Desde seu princípio o Rotary e a Ética caminham juntos, tanto que o lema "dar de si, antes de pensar em si" é um grande princípio ético. Sabemos que em todas as áreas da sociedade existem pessoas com fortes princípios éticos e também o contrário. Contudo, um dos requisitos básicos para se tornar um rotariano é exatamente ter como valores fundamentais o respeito pelo próximo, pelo país e pelas regras/leis, o senso de justiça, a bondade e a compaixão. Obviamente isso não garante 100% de efetividade, mas podemos dizer que em Rotary temos, a princípio, mais pessoas éticas do que em outros grupos sociais. Não estou dizendo que os rotarianos são melhores que outras pessoas. Apenas reforçamos que é um princípio fundamental para fazer parte desta instituição e este princípio é levado muito a sério. Uma das contribuições do Rotary na questão da Ética é a prova quádrupla, onde todos, rotarianos ou não, devemos responder sinceramente as quatro perguntas sempre que estivermos diante de um dilema ético:
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?
Na simplicidade das perguntas acima podemos refletir sobre nossos atos diários.
E para enfatizar a importância desse princípio, segue abaixo um texto sobre Ética baseado na obra de Platão:

A moral e o anel de Giges 
Nestes tempos de moral social degenerada, vale relembrar o filósofo Platão em sua obra A República, quando ele narra a lenda do pastor Giges. Certo dia, após uma tempestade, abre-se uma fenda no chão, e o rebanho do pastor é engolido. Ele resolve entrar na fenda e encontra, no fundo do abismo, o cadáver de um gigante, que trazia apenas um anel em um dedo.
Giges coloca o anel e segue para a assembleia de pastores destinada a preparar relatório para o rei sobre a situação do rebanho. O pastor, então, percebe que, ao girar o anel para baixo, ele se torna uma pessoa invisível. Virando o anel para cima, ele volta a ficar visível. Eufórico com a descoberta, Giges vai ao palácio e, estando lá, gira o anel e fica invisível. Agora, longe de qualquer punição, Giges seduz a rainha, assassina o rei e usurpa o trono, iniciando sua longa dinastia.
Platão nos conta que, ao desfrutar da invisibilidade e movido pelo desejo de poder, o pastor passa a agir sem escrúpulos, seduz, rouba e mata. E o filósofo nos propõe a seguinte questão: os homens são bons por escolha própria ou simplesmente porque temem ser descobertos e punidos? Imagine, caro leitor, que você tenha o anel de Giges e possa ficar invisível. Livre para fazer o que quiser sem ser punido pela sociedade, pelas leis e por Deus, você agiria com base na moral e na justiça?
Platão disse: “Quer conhecer o homem, dê-lhe o poder”. O ser humano só é completamente moral quando, tendo o poder e estando livre da punição, ele age com base na moral, na virtude e na justiça. A observação da conduta cotidiana nos leva a concluir que, se o ser humano ficar entregue a seus próprios instintos naturais, muito provavelmente o egoísmo, a ganância e a sede de ter mais – poder, fama e dinheiro – o levariam a roubar, matar e trapacear.
A narrativa de Platão permite concluir que mesmo uma pessoa virtuosa e justa, se tivesse em mãos o anel de Giges, agiria contrariamente à virtude e à justiça. Não todos, é claro. E Aristóteles alerta que “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais. Quando sem ela, é o pior”. Por isso, a vida em sociedade exige um conjunto de normas gerais de conduta justa, iguais para todos (inclusive para o rei) e aplicáveis a um número incerto de casos futuros. A propensão humana à virtude é frágil; por isso, a paz social não dispensa as regras de conduta e a punição para quem as viola.
Na esfera pública, o meio de impedir que os políticos tenham seu anel de Giges é pela visibilidade de seus atos. Não é por outra razão que a Constituição obriga à publicidade de todos os atos dos governantes. A publicação e a divulgação de tudo quanto é feito com o dinheiro público (e também dos atos que não envolvam dinheiro) são necessárias para o conhecimento da população sobre as ações dos homens do poder.
Certamente, os corruptos imaginam ter achado o anel de Giges e acreditam que não serão pegos nem atingidos pela punição. Somente um louco cometeria atos de corrupção se tivesse a certeza de que seria descoberto, processado e punido. Seguramente, os malfeitores fazem cálculos e agem apostando na probabilidade de não serem pegos. De vez em quando, eles erram no cálculo e a justiça funciona.
Se os homens fossem anjos, o Código Penal e as prisões não seriam necessários. Mas os homens não são anjos e, quanto mais poder eles têm, maior a probabilidade de manifestarem seu lado diabólico e imoral.

José Pio Martins, economista, é reitor da Universidade Positivo. Fonte: http://migre.me/tgdYF

 

 

 

4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA

Revista Rotary Brasil tem novo serviço de atendimento ao leitor!
Você, leitor da Rotary Brasil, agora conta com um canal de comunicação exclusivo. É que a editora implantou o serviço de SAC-Ouvidoria com a finalidade de conhecer suas ideias e reclamações, prestar informações e esclarecer dúvidas.
Basta ligar para: 0800-6068-138. A ligação é gratuita e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
Se preferir, você também pode se comunicar conosco pelo e-mail: ouvidoria@revistarotarybrasil.com.br

Qual é a sua história?
 
O Rotary International quer saber como sua vida ou a sua comunidade foi tocada pelo Rotary. Compartilhe suas experiências, realizações e seus momentos favoritos. Compartilhe seu #rotarystory no Facebook adicionando uma foto, um vídeo ou apenas algumas frases. Acessehttp://www.rotary.org/rotarystory


5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 
PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS
 
Encontram-se abertas as inscrições para o Intercâmbio de Jovens com até 17 anos. O período se encerrará em 30/03/16.
 
 
CONVENÇÃO ROTARY
 
 
 
 
PRAZO PARA INSCRIÇÃO COM DESCONTO É 31 DE MARÇO: Não perca a oportunidade de participar do maior evento deste ano rotário: a Convenção do RI na Coreia do Sul, de 28 de maio a 1º de junho. Inscreva-se hoje e pague taxa com desconto!
Esta é sua chance de se conectar com a cultura fascinante da Coreia do Sul e conhecer mais sobre a rica história do país. Assista a shows tradicionais e contemporâneos no palco do Festival de Boas-vindas e em eventos da Comissão Anfitriã.Viste a Coreia e volte para casa inspirado a Ser um Presente para o Mundo. Ainda não se convenceu? Veja as cinco razões para participar da Convenção.Aproveite o desconto, inscrevendo-se até 31 de março. Inscreva-se hoje!

BOLSA DE ESTUDOS PARA RECURSOS HÍDRICOS
Quanto ao tema recursos hídricos, há ainda outra forma de ajudar. A Fundação Rotária e o Instituto Unesco-IHE estão outorgando um número limitado de bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação no campus do Instituto de Delft, na Holanda. Os pedidos à bolsa devem ser enviados até 15 de junho.
A bolsa é totalmente financiada pela Fundação Rotária e o Unesco-IHE. Os bolsistas receberão diploma de mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Urbanos, Gestão de Recursos Hídricos ou Engenharia e Ciências Hídricas, e após se formarem trabalharão com seus Rotary Clubs patrocinadores em uma atividade hídrica e de saneamento em benefício de suas comunidades locais.
Para mais informações, consulte o kit de inscrição e os termos e condições. Depois, preencha o pedido disponível no kit e envie-o através da ferramenta de solicitação de subsídios. Ou acesse http://migre.me/tc6F7

 
SEMINÁRIO DE TREINAMENTO DE PRESIDENTES ELEITOS
 
O Governador Eleito Benedito Celso Oliveira Moreira convoca Governadores Assistentes 2016-17, Presidentes Eleitos 2016-17, o Colégio de Governadores e os responsáveis por Comissões Distritais para participarem do Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos.
O evento será realizado nos dias 19 e 20 de março, no Grande Hotel Royal, localizado na Av. Rua Doutor Álvaro Soares, 451, em Sorocaba, e terá a abertura do governador Seiko Goya.
Haverá também uma plenária do Desenvolvimento do Quadro Associativo, ministrada pelo governador 2013-2014 Wellington Noboru Hoshino e equipe. Também será realizada uma plenária da Imagem Pública, cujo objetivo é aumentar a projeção da imagem pública dos clubes, informar sobre instrução para webinars e sobre liderança.
O resultado do Seminário e a participação do E-Club Tropeiros será postada na próxima reunião e nas redes sociais.
 
 
 
PÁSCOA BENEFICENTE

A APRISDEFI – Associação para Promoção e Inclusão Social dos Portadores de Deficiência de Itapetininga (http://migre.me/tc5OB ), pretende entregar no dia 23 de março, ovos de páscoa para as 70 crianças atendidas. Para tanto, convidou o E-Club para participar da doação de ovos já que o preço do produto está muito alto e fora do orçamento da instituição.
Gostaria de convidar todos os associados a doar R$ 20 para a compra de ovos tamanho 100g. Para contemplar as 70 crianças, precisamos arrecadar R$ 640. Os companheiros Janaína e Allan estão engajando os alunos da Skill Itapetininga a doarem (ver foto). Se sentirem o coração derreter por essas crianças, depositem o valor em minha conta poupança:
Patrícia de Moura Cação
Caixa 
Agência 0255 013
Conta: 00011921-0
Obrigada pela sua contribuição! :)
 

 

6) COMPANHEIRISMO
 
 

Acaba de nascer uma luz: Ariane! Uma luz de novos planos e de novos momentos. Essa luz está cheia de encantos, cheia de magias, cheia de vida. Esta luz é o fruto de dois corações, é o mais novo ser do mundo. Um ser lindo, tão pequeno... Um anjinho que veio para ensinar o que é amor. Que veio para amar e ser amada. Anjinho cheio de glória, cheio de benção.
A partir de agora esse anjinho vai aprender como saber viver no amor, aprender os passos para chegar até a felicidade. Seja bem-vinda mais novo membro do E-Club. Seja bem-vinda essa luz que acaba de nascer. E aos guardiões dessa luz, companheiros Fernanda e Daniel, nós do E-Club desejamos muita paz, saúde e alegrias ao bebê!
 
 
7) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Artur Roberto Mandlpresente atrasado

    por Artur Roberto Mandl
    em 10/04/2016 19:55


  • RINALDO LUIS FUSCOA Etica é a base para relacionamentos leais. A Prova Quadrupla nos ajuda no dia-a-dia a agirmos sempre com Etica. E mais uma vez, parabens aos Companheiros Fernanda e Daniel pelo nascimento da Princesa Ariane.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 24/03/2016 21:19


  • Gladston Della TerraPresente.

    por Gladston Della Terra
    em 24/03/2016 05:19


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente!!!!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 20/03/2016 11:43


  • Renato Augusto de CamposPresente!

    por Renato Augusto de Campos
    em 20/03/2016 09:22


  • José Antonio De MilitoÓtima Reunião. Ética nada mais oportuno nessa época que estamos vivendo.

    por José Antonio De Milito
    em 18/03/2016 16:57


  • Daniele Cristiane MiguelPresente !

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 18/03/2016 08:42


  • Cesar Augusto LunardiPresente

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 18/03/2016 00:46


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info