Apoiadores

  • PADRINHO

Fóruns / Reuniões 2018-19 / Vigésima Primeira Reunião Ordinária - 13.06.2019


Vigésima Primeira Reunião Ordinária - 13.06.2019

1.    NOSSA REUNIÃO: 

O ROTARIANO, O CLUBE E A IMAGEM PÚBLICA



Ao largo das escandalosas dissensões entre líderes políticos que levam seus países a mergulhar no caos econômico e social, nós rotarianos temos trabalhado, em silêncio, na busca de caminhos que nos conduzam ao entendimento entre os desiguais – o primeiro passo em direção à paz. 

De fato, vimos marcando nossa presença na condução de programas com grande poder de melhoria do bem estar em muitas sociedades ao redor do globo. Claro que nem tudo são flores. Em alguns casos, os voluntários associados à Fundação Rotária se veem obrigados a enfrentar as desconfianças derivadas do misticismo, das desavenças tribais e dos ódios seculares. Mas, seguem resolutos, desenvolvendo trabalhos de grande mérito, dentre eles, a jornada mundial de combate à poliomielite, fantasma que, ainda hoje, nos assusta, ceifa vidas e transforma sonhos em pesadelos.

Infelizmente, em decorrência daquele silêncio quase mineiro, poucos são os que conhecem o Rotary. São minoria os que se inteiram dos nossos ideais de construção de uma sociedade atenta aos males que sufocam milhões de indivíduos em diversos pontos da terra. É inegável o desconhecimento público do nosso esforço de conformação de uma comunidade solidária com os dramas humanos que, muitas vezes, se desenrolam logo ali, do outro lado da nossa rua.

Realmente, poucas pessoas ouviram falar das ações desenvolvidas pelo Rotary – projetos meritórios, a exemplo dos intercâmbios de jovens destinados à troca de experiências, à criação de mentes abertas às culturas diferentes daquelas em que nasceram.

Certamente, muita gente que hoje nos ignora poderia estar ao nosso lado, ajudando no esforço de construção de um mundo mais justo, caso lhes fosse dada a oportunidade de conhecer os resultados práticos do nosso trabalho. Cabe conquistá-las.

Com esse objetivo, temos buscado divulgar os trabalhos do Rotary, torná-los conhecidos e compreendidos em todos os segmentos da nossa sociedade. Temos tentado nos fazer ouvir e alcançar o convencimento; temos nos esforçado para abrir portas a novos parceiros.

Não é uma tarefa fácil conseguir a atenção das pessoas que nos cercam e fazê-las ouvir o que estamos falando; torná-las interessadas nas nossas mensagens. Notadamente se aquilo que apresentamos escapa à realidade da maioria, parece coisa vinda de outro planeta.  Afinal, a maioria absoluta do público visado jamais foi afetada diretamente pelos males que combatemos.

Quantos tiveram a má sorte de se ver mergulhados em uma zona de conflito armado?

Quantos foram alcançados pelas mãos da infelicidade que lhes deixou um ente querido acometido pela paralisia infantil?

Não é uma tarefa fácil. Não basta a disseminação de notícias sobre os nossos ideais, nossos objetivos, nossos propósitos e, até mesmo, nossos serviços diluídos em territórios partilhados com organismos de maior visibilidade como a ONU, a Cruz Vermelha ou os Médicos Sem Fronteiras. Devemos encontrar caminhos eficazes. Pode não ser fácil, é verdade, mas não podemos ficar paralisados diante das dificuldades. Isso nunca foi do nosso feitio.

Cabe dinamizar nossas ações, envolver pessoas que possam contribuir para a realização dos nossos projetos e, para tanto, o primeiro passo é sermos reconhecidos como partes de uma estrutura sólida, confiável, que sonha e sonha grande, enquanto os pés seguem mantidos em passadas determinadas, pisando terreno firme.

Acreditamos que nós, cidadãos rotarianos, somos os responsáveis primeiros pela Imagem Pública do Rotary. Em nós repousa o dever de nos portarmos, profissional e socialmente, segundo os princípios rotários, sem, entretanto, ferir as regras impostas pela comunidade em que o nosso clube está inserido. É o primeiro passo, mas não é o bastante para a atração de novos companheiros, ainda que reverenciem a nossa determinação, o nosso comportamento ético. Afinal, não estamos sós, temos concorrentes. Em vista do que nomeamos acima, devemos ter em conta que muitos outros segmentos da sociedade são, também, confiáveis e envolvidos com boas causas sociais.

Logo, complementando os esforços individuais de cada associado, urge a união em torno de projetos consistentes; a atualização, adaptação e melhoria dos serviços que prestamos às comunidades que nos acolhem; temos que gerar resultados benéficos e duradouros para todos os envolvidos, resultados que funcionarão como os nossos Marcos Rotários. Aos clubes, e somente a eles, cabe a responsabilidade pelos resultados positivos da ação local, aquela que potencializa o reconhecimento comunitário, o envolvimento dos indivíduos beneficiados na divulgação boca a boca daquilo que fazemos. Sem dúvida alguma, as ações integradoras dos clubes com suas comunidades serão o alicerce do nosso pretendido reconhecimento global.

Fonte: http://revistarotarybrasil.com.br/o-rotariano-o-clube-e-a-imagem-publica/





2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS


O Rotary une mais de um milhão de associados. Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras nas suas comunidades. 

Há mais de 110 anos nós unimos pessoas de diferentes culturas e continentes para promover a paz, combater o analfabetismo e a pobreza, fornecer água limpa e saneamento, e prevenir e tratar doenças.


https://www.facebook.com/revistarotarybrasil/videos/2194221040889412/ 





3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:


MÍDIAS SOCIAIS: 7 DICAS PARA CONTEÚDO ATRAENTE


Veja a seguir sete dicas para criar um conteúdo atraente para suas mídias sociais:


1. Escreva o post para amigos, familiares e membros da comunidade que não conhecem o Rotary tão bem e evite o uso de jargões rotários e coloquialismos. Os seus amigos e seguidores podem se tornar associados!





2. Quando escrever sua história, identifique o problema, a solução e o impacto causado. Por exemplo, um Rotary Club em Salvador criou uma horta comunitária para diminuir a escassez de alimentos entre moradores de uma região carente; hoje, centenas de famílias têm acesso a produtos saudáveis.




3. Inclua em cada post uma foto que desperte o interesse do seu público e mostre pessoas trabalhando ativamente em um projeto humanitário ou evento. Fotos de rotarianos distribuindo alimentos, plantando árvores ou interagindo com idosos têm impacto muito maior do que fotos de grupos posando em frente a uma placa.




4. Experimente usar novas ferramentas. O Facebook possibilita a transmissão ao vivo de projetos do seu clube e o Instagram Stories oferece enquetes, perguntas, gifs, músicas e muito mais para dar vida aos seus posts. Esta variedade de ferramentas ajuda a manter os posts interessantes, portanto, não tenha medo de dar asas à sua imaginação.




5. Marque associados e parceiros comunitários que estejam participando do projeto ou evento. Compartilhe conteúdo relevante postado por associados do seu clube e seus parceiros. Curta posts e deixe comentários para ajudar a aumentar o nível de engajamento.




6. Inclua a hashtag #PessoasEmAção em seus posts para aumentar a conscientização sobre a nossa campanha de imagem pública, a qual destaca pessoas que, como você, querem causar mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.




7. Use os recursos disponíveis no Brand Center, como logotipos, modelos de anúncios, diretrizes, etc. Visite o Brand Center regularmente, pois sempre estamos acrescentando novos materiais.


Fonte: Vozes do Rotary. Ashley Demma, especialista do RI em mídia social e digital 






METAS RUMO À CONVENÇÃO




Uma das principais atribuições dos dirigentes entrantes é estabelecer e reportar as metas do clube para 2019-20 no Rotary Club Central.

Por meio do Rotary Club Central é possível fazer planos e monitorar o progresso das metas do clube. Essa valiosa ferramenta para gestão de metas:

. Reúne tudo em um só lugar

. Promove a continuidade na liderança

. Permite que clubes monitorem seu progresso

. Faz economia de papel

. Gera transparência

. Divulga o trabalho realizado por Rotary Clubs do mundo todo

Em apoio a esta importante responsabilidade, a Equipe de Suporte a Clubes e Distritos do Rotary International Brazil Office está lançando a promoção Metas Rumo à Convenção, que visa premiar o distrito que primeiro alcançar os critérios da premiação dentro do período de vigência.


PREMIAÇÃO

A premiação consistirá em uma inscrição para 1 pessoa para Convenção Internacional 2020 em Honolulu, EUA.

Critérios da premiação:

Os distritos que alcançarem 50% dos clubes com pelo menos 10 metas no Rotary Club Central até 31 de agosto concorrerão a uma inscrição para a convenção de Honolulu por meio de sorteio eletrônico.

Prazos importantes:

Período de vigência da campanha: 07 de junho a 31 de agosto de 2019.

Saiba mais aqui: http://msgfocus.rotary.org/


       




#ENDPOLIONOW



Falta muito pouco para o fim da pólio no mundo. O Rotary luta diariamente pela erradicação da doença. Participe, divulgue, doe. www.endpolionow.org/pt

Na foto, Isabeli Fontana, modelo brasileira e embaixadora da campanha End Polio Now, em visita à Índia para a vacinação de crianças e divulgação da iniciativa.




ROTARY NO HAWAÍ


A Família do Rotary está convidada para viver e compartilhar aloha na Convenção de Honolulu, no Havaí, EUA, de 6 a 10 de junho de 2020.






4.    AGENDA


É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.




REUNIÕES

Próximos eventos do E-Club:


. Festiva de posse CD 2019-20: 23/06 – Sorocaba




5.    COMPANHEIRISMO




Em junho, damos parabéns e votos de um aniversário feliz aos queridos associados:

Leandro Nobre – 02

Elcia Marcondes – 09

Juliana Miguel Ciardo – 09

Carolina Marques – 11

Artur Mandl – 23

Renato Oliveira - 25




Enviar Comentário
 

1

  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente!

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 07/07/2019 05:46


  • Letícia MeloPresente!

    por Letícia Melo
    em 26/06/2019 22:07


  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 22/06/2019 13:24


  • José Lázaro FerrazPresente

    por José Lázaro Ferraz
    em 21/06/2019 21:12


  • Mauricio Adriano van MelisPresente

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 20/06/2019 11:37


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 20/06/2019 11:32


  • Jose Tadeu MatheusPresente

    por Jose Tadeu Matheus
    em 20/06/2019 10:54


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 19/06/2019 19:14


  • Therezinha HoltzÓtima reunião! Leandro, estaremos com você no dia da sua posse e em todo seu ano rotário ;) Até domingo!

    por Therezinha Holtz
    em 18/06/2019 13:36


  • Renato Antunes OliveiraPresente !!!

    por Renato Antunes Oliveira
    em 17/06/2019 21:23


  • Daniele Cristiane MiguelReunião fantástica! Encontro vocês no próximo domingo na Posse do Conselho Diretor 2019-2020!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 17/06/2019 11:44


  • Leandro Nobre de SiqueiraCompanheiros, Aguardo todos na nossa festiva de posse. Um forte abraço Nobre

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 17/06/2019 10:39


  • José Antonio De MilitoÓtima Reunião

    por José Antonio De Milito
    em 17/06/2019 09:54


  • Sandra Regina Vieira de CamposAdorei a reunião!!! Texto de imagem pública muito inspirador!!! E Leandro, vamos preencher nossas metas no Rotary Central, pois a Maria Helena quer muito ir na Conferência em Honolulu. Obaaaaaaa!!!

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 17/06/2019 07:10


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 16/06/2019 23:08


  • Adilson RochaPresente!!!

    por Adilson Rocha
    em 16/06/2019 22:12


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 16/06/2019 20:59


  • Patrícia de Moura CaçãoEspero que gostem da reunião! Presente!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 16/06/2019 20:03


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info