Fóruns / Reuniões 2015-16 / Trigésima Quarta Reunião Ordinária - 28/04/2016


Trigésima Quarta Reunião Ordinária - 28/04/2016
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.
 

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 

 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: MULHERES NO ROTARY 

 
Associadas do Rotary Club Pilar Norte, Buenos Aires, Argentina, entregam produtos de higiene pessoal para o projeto Clean Hands, que ensina práticas de higiene e prevenção de doenças às crianças. Crédito: Rotary International
Refletindo os hábitos existentes na sociedade daquela Chicago do início do século 20, por muitos anos o Rotary foi uma entidade exclusivamente masculina, e efetivamente muito conservadora, especialmente se comparada à grande pluraridade que apresenta hoje. Somente nos anos 80 é que as mulheres passaram a fazer parte efetivamente da organização como associadas.
Não foi um processo fácil. A primeira tentativa aconteceu ainda em 1950, quando um clube indiano propôs a remoção da palavra "masculino" dos estatutos prescritos para Rotary Clubs. Outras tentativas de alteração foram efetuadas sem sucesso nos anos 60 e 70, pois encontravam resistência em um modelo de sociedade ainda segmentado, onde os homens preferiam manter-se em seu universo, e até as mulheres (esposas de rotarianos) preferiam que os clubes não tivessem a presença feminina, provendo-lhes maior tranquilidade.
Entretanto a pressão da sociedade era crescente, com cada vez mais mulheres ocupando posições de destaque, e diversos Rotary Clubs em vários países, incluindo do Brasil e dos Estados Unidos, seguiam apresentando emendas aos estatutos para remover o impedimento ao ingresso das mulheres em seu quadro associativo, mas ainda sem conseguirem "dobrar" o conservador Conselho de Legislação do Rotary International.
Até que um clube, o Rotary Club de Duarte, na Califórnia, Estados Unidos, decidiu desobedecer a norma estatutária e passou a admitir mulheres em seu quadro associativo. Mas por esta violação o clube acabou desligado do Rotary International em 1978 (ao ser desligado o clube deixa de ser um "Rotary Club").
Mas o clube da Califórnia não aceitou a desfiliação, e recorreu à justiça. Em um primeiro momento a Suprema Corte da Califórnia manteve o veto às mulheres, em uma batalha jurídica que durou de 1983 a 1986, e o caso foi para a Suprema Corte dos Estados Unidos, que então, em 1987, derrubou o veto e qualquer impedimento ao ingresso das mulheres nos clubes.
O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) tornou-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte americana. Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club.
Para se adequar à determinação, que estava acontecendo também em outros países, no Conselho de Legislação de 1989 o Rotary International então finalmente alterou seus estatutos removendo qualquer tipo de barreira para clubes de todo o mundo.
Refletindo o sucesso das mulheres em outras áreas da sociedade, as mulheres também foram conquistando seu espaço no Rotary. Em 1995 oito mulheres se tornam Governadoras de Distrito; em 2005 Carolyn E. Jones começa seu mandato como a primeira mulher curadora da Fundação Rotária; e em 2008 Catherine Noyer-Riveau torna-se a primeira mulher a fazer parte do Conselho Diretor do RI.
O Distrito 4420, criado em 1991 a partir da divisão do Distrito 461, acompanhou a crescente participação das mulheres em seus quadros associativos, e na presidência de diversos de seus clubes. No ano rotário 2015-2016, Maria Luiza Mendaçolli Zago se tornou a primeira governadora do Distrito 4420.
Hoje existem 247.000 rotarianas no mundo, cerca de 20% do quadro associativo. No Brasil são cerca de 13.000 rotarianas, aproximadamente 23% do total de rotarianos brasileiros.
 
Fato Curioso: As ROTARY-ANA’S e a Família Rotária
 
Uma história curiosa marcou o início da participação das mulheres no Rotary, e desta forma das famílias. Era 1914, não existiam os clubes de jovens, e ainda estava longe o ano em que as mulheres poderiam ingressar nos clubes.
A Convenção Internacional seria realizada em Houston, no Texas, EUA, e um trem especial percorria o trecho desde São Francisco levando rotarianos para participarem do evento. Era muito raro naquela época esposas acompanharem eventos rotários, e no início da viagem a única mulher a bordo era Ann Brunnier, esposa do rotariano Bru Brunnier. Conforme os rotarianos iam embarcando no trem, a Sra. Ann era apresentada como “Rotary’s Ann”, ou a “Ana do Rotary”, apelido que logo tornou-se “Rotary Ann”, algo como “Rotary-Ana”, em tradução livre.
Como parte da promoção da convenção seguinte, pleiteada para São Francisco, os rotarianos californianos no trem estavam compondo músicas para serem apresentadas em Houston, e um canto foi composto para a “Rotary-Ana”. Ao chegarem em Houston, na comissão de recepção estava o rotariano Guy Gundaker, da Filadélfia, cuja esposa também chamava-se Ann. Neste momento, alguns rotarianos começaram a cantar a música composta no trem, e as duas senhoras, Ann Brunnier e Ann Gundaker, desfilaram ao som da música sobre os ombros de seus esposos.
O apelido pegou, e naquela convenção todas as esposas de rotarianos foram chamadas de “Rotary-Ann”, e desde então, por décadas, o apelido carinhoso foi adotado para as esposas dos rotarianos. Uma curiosidade adicional foi que nove anos depois da viagem de trem Guy Gundaker se tornou Presidente de RI, e em 1952 também Bru Brunnier foi Presidente de RI, e assim as duas “Rotary Ann’s” originais se tornaram “primeiras-damas” do Rotary International.
Mas o apelido acabou dando origem a uma nova organização. Em Oklahoma, em 1928, foi criado por Mamiee Lee, esposa do rotariano Virgil Browne, o “Rotary Ann Club”, um clube auxiliar composto pelas esposas dos rotarianos. O clube tinha como objetivo promover o companheirismo das famílias dos rotarianos, e assistir os clubes em seus projetos comunitários e na promoção dos valores do Rotary. Esse clube deu origem a milhares de outros similares por todo do mundo, e às nossas Casas da Amizade e ASFARs (Associações de Famílias de Rotarianos).
Eram outros tempos, mas o Rotary evoluiu junto com a sociedade. As mulheres passaram a fazer parte do Rotary como associadas, o nome “Rotary Ann” deu lugar a “Spouse” (cônjuge) e mais recentemente a “Partner” (parceiro). Assim, de forma plural, os parceiros dos rotarianos ou rotarianas passaram a fazer parte dos clubes auxiliares e da família rotária, e desta forma passaram a participar da vida de seus clubes.

Leia mais: ROTARIANAS FAZEM A DIFERENÇA NA VIDA PROFISSIONAL DOS JOVENS
https://www.rotary.org/myrotary/pt/news-media/successful-women-mentor-youth-through-rotary


 
 

 

 

4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA 


PARTICIPE DO WEBINAR PAUL HARRIS

Entenda como oferecer ou receber esse e outros reconhecimentos da nossa Fundação

Como posso doar à Fundação Rotária e receber o título de Companheiro Paul Harris? Como posso acompanhar esses reconhecimentos e contribuições do meu clube por meio do site do Rotary? Essas e outras questões acerca das contribuições e reconhecimentos da nossa Fundação serão tratadas no Webinar Paul Harris.

Nele, a equipe do Departamento da Fundação Rotária do RIBO (Rotary International Brazil Office) irá apresentar meios de fazer doações, o sistema de reconhecimento a doadores da Fundação Rotária e como rastrear essas informações via My Rotary.

O treinamento virtual será realizado em português, ao vivo, no dia 11 de maio, entre 15h30 e 16h30 (horário de Brasília). 

Inscreva-se aqui: https://rotary.qualtrics.com/jfe/form/SV_0ephf5puvfrNeWF

 

 

CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO

A nossa Fundação completa um século de existência e, como parte das comemorações, irá reconhecer conquistas relacionadas a seus programas – incluindo aqui o importante trabalho que clubes e distritos realizam através dos Subsídios.

Nesse sentido, serão reconhecidos na nossa Convenção de 2017, em Atlanta, os representantes de dez projetos de destaque financiados por Subsídios Globais e concluídos em 2015-16. Para ser elegível ao reconhecimento, o relatório final do projeto - enviado pelo My Rotary - deve ser aceito até 30 de junho de 2016. Os critérios para a seleção dos vencedores serão: Impacto comunitário; Sustentabilidade; Envolvimento de Rotarianos e Possibilidade de serem reproduzidos em outros lugares do mundo.

É hora de comemorar nossos 100 anos de atuação! Para ideias e recursos, visite www.rotary.org/pt/foundation100 .

 

 

PREMIAÇÃO AO DISTRITO

Cada Rotariano é muito importante para a conquista deste Prêmio!

O Distrito que atingir pelo menos 80% de associados com conta ativa no Meu Rotary até 30 de junho de 2016 será agraciado, por intermédio de seu Governador 2015-16, com um belíssimo livro “Fazendo o Bem no Mundo – A história dos 100 anos da Fundação Rotária” (edição de luxo) autografado pelo Presidente de RI 2015-16, K. R. Ravindran. Bem como receberá um reconhecimento diretamente do Diretor do RI 2015-17 – José Ubiracy Silva – durante o XXXIX Instituto Rotary do Brasil no Recife, PE.

Para saber mais clique aqui: http://www.highroadsolution.com/file_uploader2/files/disposicoes_gerais.pdf

 

 

PROJETOS DO ROTARY

O investimento na água limpa pode salvar 2,5 milhões de vidas por ano. Por isso, temos o dever de proteger as fontes deste precioso recurso natural. Junte-se a nós e entre em ação para aumentar o acesso à água limpa.

Apoie um projeto hídrico e de saneamento:http://bit.ly/1PtfNgH

Doe agora para propiciar água limpa a quem precisa: http://bit.ly/1o8Ijyb

 

 

GLOBAL REWARDS

Você conhece o Rotary Global Rewards, o programa que oferece descontos exclusivos aos nossos associados?

Confira as ofertas: http://bit.ly/1UGO5nk



5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÔES

 

E-CLUB RECEBE INTERCAMBISTAS DO IGE

Seis profissionais de Ohio, Estados Unidos, visitarão nosso Distrito em busca de novos conhecimentos e diferentes visões de mundo. Eles participam do programa Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE).

Os participantes chegarão a São Paulo no dia 3 de maio e viajarão para Itapetininga onde serão recepcionados e permanecerão até 5 de maio, visitando escolas, entidades, organizações não governamentais, empresas e Rotary clubs. Após, viajarão para Tatuí, Cerqueira César e Sorocaba, além de participarem da Conferência Distrital, em Atibaia.

Sejam bem-vindos Emilia, Michele, Natalie, Katie, Sara, Heather e William e tenham uma ótima estadia no Distrito 4620!

 

 

CERIMÔNIA DE POSSE

O Governador 2016-2017 Benedito Celso Oliveira Moreira entregou aos Presidentes Eleitos os convites para a cerimônia de Posse do Casal Governador Distrital Celso e Terezinha, durante a Assembleia Distrital. 

Para o E-Club, deixou uma mensagem especial: "Esta não é uma reunião virtual!, disse o governador, bem humorado. "Aguardamos ansiosos a presença de associados do E-Club em nossa posse".
Portanto, caros associados, temos um compromisso dia 2 de julho, às 20hs, no salão Monteiro Lobato. 
A adesão ao jantar, que conta com buffet completo e bebidas inclusas, é de R$ 125. Os interessados devem me contatar para solicitar convites, pois só temos 8! 

 
 
6) COMPANHEIRISMO
 
 
"Quanto mais velha eu fico, mais me interesso pelas mulheres. Ainda não conheci uma mulher que não é forte. Elas não existem."
Diane von Furstenberg, economista e estilista belga, considerada um dos mais importantes nomes da moda no mundo. 
 
 
 
7) ENCERRAMENTO 
 
 
Obrigada pela participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!
 
 

Enviar Comentário
 

1

  • Patrícia de Moura CaçãoQue legal, companheira Maria Helena! Que o nosso clube também seja sempre diversificado e unido! Boa semana!!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 06/05/2016 23:21


  • Maria Helena Jandreice RazeraMomento Cultural ! O primeiro clube misto no Distrito 4620 foi o Rotary Club de Tatui Nascer do Sol, em setembro/1993 quando tive a honra de fazer parte como sócia fundadora.

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 06/05/2016 11:17


  • Mauricio Adriano van MelisPresente!

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 05/05/2016 08:39


  • Renato Augusto de CamposPresente!

    por Renato Augusto de Campos
    em 02/05/2016 21:16


  • Daniele Cristiane MiguelPresente !

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 02/05/2016 10:24


  • RINALDO LUIS FUSCOExcelente Reunião! As mulheres no Rotary tem uma participação decisiva, como em todas as demais atividades do dia-a-dia. Tenham uma ótima semana, e será ótimo o nosso E-Club receber os integrantes do IGE!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 01/05/2016 19:47


  • Artur Roberto MandlMais vez ótima reunião. É isso mesmo, como foi importante a mulher no Rotary, Parabéns.

    por Artur Roberto Mandl
    em 01/05/2016 19:10


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente! Essa semana estaremos hospedando os integrantes do IGE!!! Boa semana à todos!!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 30/04/2016 08:09


  • José Antonio De MilitoQue bom essa importante abertura que o Rotary promoveu, abrido os clubes para as mulheres. ´E muito importante essa participação e ganhamos muito com isso.Parabéns.

    por José Antonio De Milito
    em 28/04/2016 16:23


  • Cesar Augusto Lunardipresente

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 28/04/2016 16:14


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info