Fóruns / Reuniões 2015-16 / Trigésima Primeira Reunião Ordinária - 07/04/16


Trigésima Primeira Reunião Ordinária - 07/04/16
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.
 

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 

 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: FUNDAÇÃO ROTÁRIA PROTEGE MÃES E CRIANÇAS CARENTES 

Mensagem do Diretor de Rotary International 2015-17
José Ubiracy Silva - Abril 2016
 
Pretendemos enfocar o tema “Saúde Materno-Infantil”, deste mês, mostrando um pouco do que tem feito a nossa quase centenária Fundação Rotária, especialmente em países subdesenvolvidos, ajudando a fornecer cuidados pré e pós-natal para mães em áreas carentes de assistência médica durante e após o parto.
A Fundação Rotária tem ajudado a melhorar o acesso a cuidados médicos essenciais para as mães e filhos, visando reduzir o número de milhões de crianças com menos de cinco anos que morrem anualmente por causa de desnutrição, falta de atendimento médico e saneamento precário, principalmente em países de extrema pobreza.
Estimativas registram que mais de 80% das mortes maternas podem ser evitadas com acesso a cuidados com a saúde reprodutiva e tratamento médico. Para ajudar a atender a essas necessidades a Fundação Rotária oferece treinamento, imunização, kits para parteiras e clínicas ambulantes. As mães aprendem a evitar a transmissão do HIV a seus bebês, amamentar e combater doenças.
O objetivo da Fundação Rotária é reduzir a taxa de mortalidade infantil de crianças com menos de cinco anos; reduzir a taxa de mortalidade materna; facilitar o acesso a atendimento e tratamento médico essencial para mães e filhos; apoiar estudos ligados à saúde materno-infantil. Para isso, ela capacita os rotarianos a atuarem na área de saúde materno-infantil.
No Brasil, podemos identificar que as políticas públicas de saúde materno-infantil têm sido definidas seguindo desde os princípios meramente reprodutivos até aqueles mais amplos, voltados para garantir uma melhor condição de saúde e de vida. Nas últimas décadas, com o auxílio do governo e da sociedade, houve uma progressão no atendimento da saúde da mulher e da criança. No entanto, conclui-se que, apesar da evolução observada, o grande desafio ainda se encontra na redução da mortalidade materna, neonatal e infantil.
Todavia, um problema de extrema gravidade na área da saúde materno-infantil tem preocupado as autoridades do nosso país, tendo em vista que se intensificou a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, da chikungunya e principal vetor de propagação do vírus da zika, causador da microcefalia.
Desde novembro de 2015, quando o Ministério da Saúde declarou situação de emergência em saúde pública no país por conta do aumento repentino do número de bebês nascidos com uma má-formação congênita no cérebro, o termo microcefalia entrou no cotidiano de noticiários e conversas.
Médicos e pesquisadores começam a falar em uma síndrome congênita da zika, que inclui outros dados relatados, como calcificações no tecido cerebral, hidrocefalia, problemas nos olhos, nos ouvidos e nas articulações e até membros com má-formação.
Diante desse quadro, de extrema gravidade, reuni-me recentemente com o Colégio de Diretores e com todos os Governadores dos 38 Distritos, a fim de que possamos encontrar a melhor forma do Rotary participar dos esforços do Governo para debelar esse grave problema.
Estamos trabalhando nesse sentido.  
 
 
 
FAZENDO O BEM: PROTEGENDO MÃES E CRIANÇAS
 
 
 
 
  

 

 

FAZENDO O BEM NA UCRÂNIA
 
 
 

 

 

 

4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA

PARCERIA OFERECE BOLSAS DE ESTUDOS EM RECURSOS HÍDRICOS
 
 
 
A parceria entre a Fundação Rotária e o Instituto Unesco-IHE para Educação em Água visa enfrentar a crise de recursos hídricos e saneamento, aumentando o número de profissionais treinados para criar, planejar e implementar soluções em países em desenvolvimento e emergentes. Por meio desta parceria, até dez bolsas de estudos são outorgadas para programas de mestrado no campus da Unesco-IHE localizado em Delft, na Holanda. As inscrições para os bolsistas estão abertas e o prazo para clube ou distrito patrocinador submetê-las é 15 de junho. Para mais informações, consulte o kit de inscrição e os termos e condições. Participem divulgando o programa e apoiando estudantes a se tornarem líderes nesta área essencial!
 
 
 
 
ASSEMBLEIA DISTRITAL NA UNISO
O Distrito 4620 se reunirá novamente no dia 10 de abril durante a Assembleia de Treinamento que será realizada na UNISO, em Sorocaba. 
Estão convocados os Presidentes Eleitos, Governadores Assistentes 2016-17 e os Presidentes das Comissões Permanentes: Administração, Desenvolvimento do Quadro Associativo, Imagem Pública, Projetos Humanitários, Fundação Rotária e Novas Gerações, além do Secretário, Tesoureiro e Diretor de Protocolo. Nos vemos lá, companheiros!
 
 
 
5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES


ASSEMBLEIA GERAL
Estão convocados TODOS os associados do E-Club para participarem da Assembleia Geral no dia 24 de abril, a partir das 8h30, em primeira convocação com quorum legal e às 9 horas, independentemente do quórum. A reunião será realizada na escola Skill, à rua Virgílio de Rezende, 776, em Itapetininga.
Na pauta, o desenvolvimento do plano de ação e as metas anuais, a coordenação das atividades das comissões, estratégias de desenvolvimento do quadro social e de retenção de sócios, entre outros assuntos de suma importância para a nova gestão. "Aguardamos a presença de todos os associados pois, teremos assuntos muito importantes a tratar", afirma a Presidente Eleita 2016-2017 Patrícia Moura. "A assembleia será importante para trocarmos ideias e compartilharmos informações relevantes para concluirmos projetos e atividades da gestão anterior e também para traçarmos o futuro da nossa organização. Portanto, que todos tragam sugestões, críticas e ideias!", explica Patrícia. 
O almoço será em um restaurante da cidade, com despesa individual.

  
 
NOVO PRAZO DE INSCRIÇÃO: ATÉ 30/04
 
Estão abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio de Serviços para as Novas Gerações / D4620, a partir daqui denominado NGSE/D4620, para o período 2016-2017.
As inscrições poderão ser efetivadas até 30/04/2016. O NGSE/D4620 é uma nova modalidade de intercâmbio do Rotary Internacional que visa oferecer aos jovens a oportunidade de uma experiência internacional baseada na prática de serviços voluntários, complementação educacional e vivência profissionalizante.
Para se inscrever, o candidato deve procurar um Rotary Clube do Distrito 4620 e receber o seu aval formal, o qual deverá apoiá-lo em todas as etapas do programa, assim como o jovem que virá em contrapartida, especialmente na sua recepção, garantindo a sua estadia em uma família previamente escolhida, alimentação e deslocamentos internos. Esse Rotary Clube deverá também participar na articulação com a faculdade/universidade na qual o jovem de fora irá frequentar aulas, na escolha de possíveis serviços voluntários e ainda oportunizar vivência profissionalizante na comunidade irá morar no período de seu intercâmbio. Visando facilitar esse processo, o Rotary Clube participante indicará um representante junto ao Comitê do NGSE/D4620.
Dúvidas poderão ser esclarecidas com o Apoio Administrativo do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary do Distrito 4620 com Michele, em horário comercial, pelo telefone (15) 3221-8000.
 
REVERTA PARTE DO VALOR DE SUAS COMPRAS VIRTUAIS PARA O ROTARY!
Já imaginou reverter uma porcentagem do valor das suas compras virtuais em apoio ao Rotary?
Agora é possível, ao realizar suas compras online nas mais de 100 lojas parceiras, como é o caso de Tam, Gol, Americanas.com, Netshoes, Submarino e muitas outras.
O Rotary recebe tal bônus através de uma parceria firmada com o Pólen: uma plataforma que reverte parte do valor de suas compras online à nossa Organização, sem que você gaste nada a mais por isso.
O bônus revertido é deduzido a partir da comissão que cada loja gera quando uma compra é realizada e, por essa razão, nem a loja e nem o comprador tem gastos adicionais.
As ofertas através da Pólen estão disponíveis em todo o Brasil a qualquer indivíduo que deseje ajudar, não apenas Rotarianos.
Para participar, o Rotariano pode acessar clicando aqui, fazer seu log in e entrar no Espaço do Associado para realizar suas compras virtuais e/ou pode instalar o plugin disponível para o navegador Google Chrome clicando aqui (essa última opção é aberta a todos), que ele passará a lhe alertar quando acessar sites de lojas conveniadas. Participe, divulgue entre seus amigos e ajude nossa Organização!


CONVITE AÇÃO SOCIAL

O companheiro Robson Bomtorin, PE 2016-2017 do Rotary Club Itapetininga, enviou convite para uma Ação Social, no dia 16 de abril, às 19 horas.
O convite, com valor de R$ 30, tem direito a duas cartelas de Bingo, um sanduíche de pernil e um refrigerante. Nas cartelas, em cortesia do convite haverá uma cama box baú de casal e outros prêmios.
Reserva de convites: 15 98111 1104.
 
 
 
6) COMPANHEIRISMO
 
 
Amigo é mais que apertar a mão, dar bom dia ou estar na companhia. Amigo é se reconhecer no outro e, mesmo de longe, se reconhecerem com um sorriso. Feliz aniversário companheiros:
Patrícia Moura – 03/04
Marcus Vinicius Ronzio – 08/04
Mahogany Ronzio – 10/04 
 
 
 
7) ENCERRAMENTO 
 
 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
 
Tenham todos uma ótima semana!
 

Enviar Comentário
 

1

  • Daniel KerstingMais uma excelente reunião. Parabéns!!

    por Daniel Kersting
    em 13/04/2016 18:17


  • Daniele Cristiane MiguelPresente !

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 11/04/2016 19:09


  • Artur Roberto Mandlpresente, Lamento não poder participar da assembleia, espero que tenham dito bom proveito.

    por Artur Roberto Mandl
    em 10/04/2016 20:05


  • RINALDO LUIS FUSCOA Fundação tem papel fundamental nas ações beneficentes do Rotary. Temos que apoiá-la sempre!!! Tenham uma ótima semana!!!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 10/04/2016 19:42


  • Patrícia de Moura CaçãoOi companheiros! Adorei a reunião desta semana!! Devemos cuidar das mães para termos crianças saudáveis, felizes e cidadãos conscientes. Elas são as multiplicadoras de informação e portanto, devem ser empoderadas! Vamos criar um projeto para empoderamento das mães carentes? Quem se habilita??

    por Patrícia de Moura Cação
    em 10/04/2016 16:42


  • Renato Augusto de CamposPresente!

    por Renato Augusto de Campos
    em 10/04/2016 11:33


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 09/04/2016 18:22


  • Paulo Henrique Reis WancelottiBoa tarde! Presente

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 09/04/2016 14:37


  • José Antonio De MilitoÓtima reunião Parabéns.

    por José Antonio De Milito
    em 08/04/2016 18:13


  • Cesar Augusto LunardiBom dia. Presente

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 08/04/2016 05:55


  • Gladston Della TerraBom dia. Presente.

    por Gladston Della Terra
    em 08/04/2016 05:16


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info