Fóruns / Reuniões 2019-20 / Terceira Reunião Ordinária 08/08/2019


Terceira Reunião Ordinária 08/08/2019

 

Nossa Reunião:


Rotarianos se conectando para conectar o mundo



Agosto é um mês diferente para os companheiros do Rotary: é o mês do quadro associativo. Isso significa que é tempo de refletir sobre a importância do associado, que foi o tema tratado há alguns dias.
Recapitulando a última reunião, falamos sobre como ser associado do Rotary é importante no seu tripé: para a sociedade, para o clube e para o voluntário.
Porém, palavras soltas ao vento não significam nada se não tiver alguém para atestar a sua veracidade. Por isso, não há pessoa melhor que aquele que vive essa experiência para dar o seu depoimento. 

 

 

Necessidade de ajudar


Maria de Lourdes Ferraz, associada do E-Club Tropeiros desde a sua criação em 2017, conseguiu a oportunidade que lhe faltava para ser mais ativa no voluntariado. “Iniciei minha vida laboral muito cedo, aos 14 anos. Trabalhando por mais de 30 anos na área do Direito, percebi o quanto os órgãos públicos são falhos em atender as necessidades da comunidade. Embora tivesse vontade de ser voluntária e já ter sido convidada algumas vezes, não tinha tempo para me dedicar”, conta.
O tempo de Maria não ficou livre de repente, mas o formato do clube com reuniões semanais online possibilitou a sua participação. Mas não foi só isso. “Sempre tive no Rotary o exemplo do que uma sociedade organizada é capaz de fazer, pois acompanhava a participação do meu esposo, que é membro desde 1998”, explicou.



Conquista pelo exemplo


A transformação pessoal que via no marido foi um dos incentivos para que a oficial de justiça entendesse a proposta rotariana. A onda de boas ações em escala que comentamos na última reunião se faz presente até dentro de uma família que, tecnicamente, ajuda ao invés de ser ajudada.
A partir dessa fala é possível perceber o quanto os exemplos valem mais do que palavras. Essa é a melhor mensagem passada pelo Rotary em qualquer lugar de atuação: os incomodados que mudem o mundo. Estamos tentando mudá-lo.
Falar de doação de tempo, recursos e esforços muitas vezes se torna cansativo, pois dá a impressão de retirada, ofertar sem receber nada em troca, se desgastar para fazer bem ao outro sem recompensas. Mas, na prática, a sensação de plenitude fica mais em quem doa do que em quem recebe.
“Algumas ações como a simples entrega de filtros de barro para proporcionar água potável às pessoas permitiu ver como podemos ser agentes modificadores e, com isso, melhorar o mundo”.



Conectando o mundo


Se todas as pessoas entendessem que o mundo se conquista através de boas ações, não haveria mais guerras. Mãos que se multiplicam para ajudar não fazem o mal, pois sentem de perto a dor e o sofrimento.
“Nós, companheiros do E-Club tropeiros, estamos literalmente conectados para um mundo melhor. Temos todas as metas e trabalhos como qualquer clube e um projeto maior, que é a criação de um NRDC - Núcleo Rotário de Desenvolvimento da Comunidade. Gestos simples nos fazem realizar o sonho de uma sociedade mais igualitária, e fazer parte dos projetos mundiais do Rotary como a erradicação da Pólio no mundo, faz-me sentir orgulho. Sobre o Rotary, só me arrependo de não ter entrado antes” finaliza Maria de Lourdes. 

 

 

 

 

 

Alarme Contra a Pólio Dispara


A varíola é a única doença que já foi erradicada. Vamos fazer com que a pólio seja a segunda? Junte-se a nós no Dia Mundial de Combate à Pólio: Endpolio.org 

 

 

Companheiro: Artur Roberto Machado de Oliveira Mandl
(cartaz colocado na Fatec Sorocaba)

 

 

Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, 312 cidades brasileiras tiveram uma cobertura vacinal contra o vírus da pólio abaixo de 50%, quando a Organização Mundial da Saúde preconiza uma taxa de imunização de 95% do público-alvo – no caso, todas as crianças com até cinco anos. Além disso, as médias gerais de vacinação em 2017 desceram ao patamar mais baixo dos últimos 16 anos. “A partir de 2015, vimos uma estabilidade e uma pequena redução. Mas em 2017 tivemos uma queda ainda mais forte”, declarou, para a Agência Saúde, Carla Domingues, coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que avaliou a situação como gravíssima.

 

 

 

 

 

Fator Homogeneidade


José Fernando de Souza Verani, doutor em ciências na área de saúde pública e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, compartilha a preocupação: “Baixas coberturas não manterão a erradicação. Qualquer incidente pode reintroduzir o vírus”.
O pesquisador enfatiza, no entanto, que não bastam coberturas vacinais bastante altas nos municípios. “Hoje um fator se torna muito importante: a homogeneidade das vacinações”, diz. “Não podemos ter, em cada município, um bairro muito bem vacinado, mas outro, de periferia, com uma cobertura muito baixa. Precisamos ter em todo o país, em todo o continente, coberturas homogêneas”, acrescenta Verani.


 

Conheça o Rotary:


Rotary EcoClub: diversidade, variedade e foco no meio ambiente

 

 

Fundamos nosso Rotary Club em fevereiro de 2019, com 25 associados e foco no meio ambiente. O EcoClub segue um formato diferente, criado para atrair um segmento da população que atualmente não é atendido pelos Rotary Clubs tradicionais. Começamos com a seguinte composição: 48% de mulheres, 44% com menos de 40 anos e uma faixa etária média de 42 anos. Na América do Norte, esses dados demográficos são inéditos em qualquer tipo de organização de serviços.


A associação ao EcoClub é uma oportunidade de construir novos relacionamentos, desenvolver habilidades de liderança e fazer parte do mundo rotário, mas sempre com foco na sustentabilidade ambiental. Os associados fundadores estão criando sua própria cultura e estabelecendo normas que atendem aos interesses de todos os integrantes. O clube envolve os rotarianos em atividades de voluntariado, companheirismo e networking. Nós nos reunimos duas noites por mês e, como refeições e bebidas são opcionais, o custo é muito mais baixo do que o de um clube tradicional.


Como presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 5950 por três anos, até junho passado, sei da importância de criar clubes com formatos diferentes para atrair mais mulheres e pessoas com menos de 40 anos. A formação do nosso clube começou em abril de 2018, com uma reunião informativa realizada no escritório de Conservação Natural em Mineápolis. Mais de 50 pessoas compareceram, inclusive 15 rotarianos que foram nos dar apoio, e nove participantes acabaram ingressando no nosso clube. Dentre os 35 associados em potencial presentes, 25 tinham menos de 40 anos. Mesmo com esse início entusiasmante, foram necessários mais 10 meses para aumentarmos o quadro associativo e fundarmos oficialmente o clube.


As mídias sociais foram uma ferramenta importante para o crescimento e sucesso do clube. Jordann Hartzheim e Austin Campbell, que têm menos de 30 anos, criaram e gerenciaram a página do Facebook e um grupo no Meetup. A página do Facebook tem mais de 170 seguidores e o grupo no Meetup possui mais de 170 membros. Pelo menos nove dos associados fundadores chegaram a nós por meio das redes sociais e 14 tinham conexões prévias com o Rotary.


Além do trabalho de divulgação e recrutamento, a construção de relacionamentos tem sido essencial para o nosso sucesso. Fiz mais de 15 reuniões individuais com associados em potencial durante a formação do clube. Essas conversas foram importantes para recrutar rotarianos, identificar líderes para o clube e entender o que os novos associados esperavam da sua experiência no Rotary. Muitos me disseram que estavam entusiasmados com as oportunidades de desenvolvimento da liderança e muito interessados em trocar experiências e criar laços com os rotarianos que tinham mais de 40 anos. Estes, por sua vez, estavam entusiasmados com a oportunidade de serem mentores dos mais jovens. A equipe de liderança, composta pelos seis associados fundadores, foi eleita em setembro e inclui cinco mulheres e cinco pessoas com menos de 40 anos.


O clube sempre teve atividades sociais e recreativas divertidas e projetos significativos, como plantio de árvores ao longo do Rio Mississippi, caminhada na neve, reunião no terraço de um prédio e muito mais. É realmente um grupo divertido e enérgico, do qual eu gosto muito. Gosto tanto que, mesmo depois de 27 anos em um Rotary Club tradicional, passei a fazer parte do EcoClub.
Saiba mais sobre o nosso EcoClub no Facebook e veja mais informações para aumentar a flexibilidade do seu Rotary Club.
O que o seu clube faz para ser mais flexível e inovador? Deixe sua resposta nos comentários.

Fonte: Vozes do Rotary


Recados, Avisos e Informações:

 

II NOITE ITALIANA 

Antecipem a compra de seus ingressos!

  • Data: 26 de setembro
  • Local: Cantina Tutto Bene – R. Aparecida, 1243, Jardim Santa Rosália, Sorocaba
  • Valor: R$ 55,00
  • Coordenação dos convites: Daniela Miguel e Juliana Miguel

Cardápio:

  • Couvert
  • Lazanha à bolonhesa
  • Lumaconi ala creme especial
  • Penne a Veneziana
  • Rodele aos 4 queijos
  • Capeletti de carne a moda da casa
  • Tagliarini ao alho e óleo
  • Gnocchi ao sugo
  • Sobremesa mousse de chocolate

 

AGENDA


Próximos eventos do E-Club:

  1. Treinamento Distrital – Seminário Distrital de Imagem Pública – 25 de agosto – Local: Cerquilho
  2. Reunião presencial – 1° de setembro – Local: Hotel Dan Inn – Sorocaba
  3. Treinamento Distrital – Seminário Distrital de Serviços à Juventude - 22 de setembro – Local: Salto
  4. Encontro de Instrução Rotária – 28 de setembro – Local a confirmar

 

 

Companheirismo 

 

 

“O Rotary é uma força de união em um mundo onde prevalecem forças de desintegração”.

(Paul Harris)



Enviar Comentário
 

1

  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 29/08/2019 09:06


  • Marden MeloPresente

    por Marden Melo
    em 18/08/2019 16:09


  • Letícia MeloPresente.

    por Letícia Melo
    em 15/08/2019 18:08


  • Mauricio Adriano van MelisPresente

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 14/08/2019 16:09


  • Carolina Costa MarquesPersente.

    por Carolina Costa Marques
    em 14/08/2019 08:52


  • Jose Tadeu MatheusPresente

    por Jose Tadeu Matheus
    em 13/08/2019 21:50


  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente.

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 12/08/2019 10:03


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente!

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 12/08/2019 09:08


  • Daniele Cristiane MiguelPresente!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 12/08/2019 08:31


  • Renato Antunes OliveiraPresente

    por Renato Antunes Oliveira
    em 11/08/2019 18:25


  • José Antonio De MilitoPresente

    por José Antonio De Milito
    em 11/08/2019 08:30


  • Fernanda da Silva PorcelPresente!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 10/08/2019 10:51


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente!

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 10/08/2019 09:59


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 10/08/2019 09:50


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 10/08/2019 09:43


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 10/08/2019 08:42


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente!! Adorei a reunião!!! Abraços

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 10/08/2019 08:25


  • José Lázaro FerrazPresente!!! Parabéns pela ótima reunião!!! Saudações Rotárias!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 10/08/2019 07:20


  • Renato Augusto de CamposPresente ! Excelente reunião !

    por Renato Augusto de Campos
    em 10/08/2019 06:52


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info