Fóruns / Reuniões 2018-19 / Terceira Reunião Ordinária – 09/08/2018


Terceira Reunião Ordinária – 09/08/2018

1 - NOSSA REUNIÃO:

 

COMO INICIAR UM ROTARACT?


 

O Rotaract Club de Jacksonville Beaches, EUA, tinha mais de 100 associados logo após a sua fundação e diminuiu para pouco mais de 10 em 2014. Foi então que seu patrocinador, o Rotary Club de Ponte Vedra Beach, designou um consultor para participar de todas as reuniões de diretoria do Rotaract Club.

Esse contato regular e uma ênfase renovada em fazer com que os associados dos dois clubes participassem de eventos sociais e de serviços juntos ajudaram o Rotaract Club a se recuperar, chegando a 65 associados.

“Isso se deve principalmente ao relacionamento forte que temos com nosso Rotary Club patrocinador e sua disposição e capacidade de nos orientar”, afirma Charlie Flynn, presidente do Rotaract Club.

Os clubes também iniciaram um programa de orientação de um ano que une um rotaractiano e um rotariano que compartilham um campo ou interesse similar. Em maio, o Rotaract Club organizou um evento para permitir que os associados dos dois clubes se conhecessem.

“É realmente crucial e necessário que Rotary e Rotaracts Clubs trabalhem juntos e se ajustem conforme necessário a fim de aumentar o número de rotaractianos que fazem a transição para o Rotary”, diz Magdalena Cichon, presidente eleita do Rotaract Club de Jacksonville Beaches.

O presidente do RI de 2018-19, Barry Rassin, definiu como meta expandir o Rotaract neste ano, além de fortalecer a transição do Rotaract para o Rotary. Quer seu clube esteja pensando em abrir ou ajudar um Rotaract, ficar conectado é fundamental.

Leia abaixo algumas dicas:

REÚNA UMA EQUIPE

Reúna um grupo de rotarianos e membros da comunidade comprometidos em apoiar seu Rotaract Club.

CONHEÇA SEU PÚBLICO

Avalie a composição da sua comunidade e determine se você iniciará um Rotaract Club baseado na comunidade ou em uma universidade. O kit Engajando jovens profissionais disponível no My Rotary ajuda os clubes a entender essa questão demográfica, criar uma cultura de clube vibrante e comunicar o valor do Rotary.

REALIZE UM EVENTO INFORMATIVO

Envolva todos os participantes e pergunte a eles por que vieram e como estão interessados em mudar sua comunidade ou crescer como líder. Colete suas informações de contato a fim de convidá-los para as primeiras reuniões e começar a criar conexões pessoais.

APOIE OS PRIMEIROS MESES

Sua equipe deve auxiliar nos estágios iniciais do Rotaract Club, ajudando a estabelecer a administração do clube. Aconselhe-os sobre como adotar os Estatutos Prescritos para o Rotaract Club e o Regimento Interno Recomendado, organizar eleições de dirigentes, selecionar locais para as reuniões e fazer um projeto humanitário.

PERMANEÇA CONECTADO

Planeje participar regularmente das reuniões e eventos do Rotaract Club e convide-o a colaborar com seu Rotary Club nas suas atividades e eventos.

Fonte: Rotary Leader

 

2.   CONHEÇA O ROTARY:

AGOSTO: MÊS DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO

 

Zoë van der Meulen, governadora do Distrito 7170 (EUA), está aproveitando uma tradição criada por líderes distritais anteriores e incentivando os clubes a convidarem membros da comunidade para recepções ou outro tipo de sessão a fim de conhecerem melhor o trabalho do Rotary.


Associada ao Rotary Club de Unadilla, van der Meulen diz que seu pequeno clube conseguiu 10 novos associados graças, em grande parte, a essa abordagem.

“Em toda sessão há alguém que fala “eu sempre tive interesse pelo Rotary” ou “eu participei do Intercâmbio de Jovens, mas nunca soube como me envolver com a organização”, diz ela. “Muitos veem o Rotary com bons olhos, mas precisam de um empurrãozinho para se associar”.

Embora o conceito de uma sessão aberta ao público não seja novidade para o Rotary, um número cada vez maior de distritos está pedindo para os clubes organizarem esses eventos a fim de promover a organização. Van der Meulen criou um modelo de convite e dicas que ela compartilha durante treinamentos e visitas a clubes.

O formato das sessões varia, podendo ser um evento oficial, uma reunião ou um coquetel depois do trabalho. De acordo com van der Meulen, “o importante é explicar aos visitantes o que o Rotary significa para nós”.

“Em todos os eventos, os associados falam sobre o que os levou a entrarem para a organização e o que significa ser rotariano”, conta ela. “As histórias pessoais ajudam a despertar nos convidados o desejo de se associarem”.

 

Fonte: Rotary Leader

 

 

O impacto começa com os nossos associados: pessoas que se unem e entram em ação para criar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

 

Veja nas seções abaixo recursos que o ajudarão a:

·         Avaliar seu clube

·         Engajar os atuais associados

·         Conectar-se com associados potenciais

·         Dar sequência a indicações de candidatos à associação

·         Fazer com que novos associados se sintam bem-vindos

·         Fortalecer seu clube

 

Ou, assista aqui: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=Mmbv4K1z8ts

 

3. RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:

 

#ENDPOLIONOW

 


 

Em 2016, o Brasil teve a pior cobertura vacinal contra a poliomielite em 12 anos. Naquele ano, vacinamos 84% das crianças de até cinco anos de idade, quando a Organização Mundial da Saúde recomenda que a meta mínima de imunização seja de 95%. A região Norte foi onde a diminuição ocorreu de forma mais acentuada, com apenas 72% do público-alvo alcançado.

As dificuldades para motivar as famílias brasileiras a continuarem levando suas crianças até os postos de vacinação configuram uma preocupação bastante atual. Diversos podem ser os motivos causadores da queda na vacinação: a equivocada percepção de risco reduzido; a ideia de que a paralisia infantil é uma doença que deixamos no passado; o uso de mensagens tecnicistas que não sensibilizam as famílias; a falta de orientação médica ou mesmo a dificuldade de acesso às unidades de saúde para os responsáveis que trabalham.

Não podemos esquecer, no entanto, que a pólio somente deixará de representar uma ameaça depois que tiver sido completamente erradicada do mundo. Para melhorar nossos índices e manter as crianças protegidas, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde anunciou uma campanha extraordinária de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para o período de 6 a 31 de agosto e está contando com a ajuda do seu clube e do seu distrito para esse trabalho ser bem-sucedido.


INTERCÂMBIO DE JOVENS

 


O prazo para indicar jovens para o Programa de Intercâmbio de Jovens - Longa Duração - está na 
fase final de inscrições. Tenha certeza que ao envolver seu clube no Programa de Intercâmbio de Jovens você irá contribuir para a ampliação do quadro associativo de seu clube e divulgar a Imagem Pública do Rotary. Mas, o mais importante, ao indicar jovens para o Programa de Intercâmbio de Jovens, seu Rotary Club fará a diferença na vida destes jovens. Iremos semear os ideais de Rotary na vida do jovem e de sua família

Carl Wilhelm, Presidente de Rotary International 2006-2007, disse: “Se todos os jovens de 16 e 17 anos tivessem a oportunidade de participar do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary, não haveria guerra no mundo”.

Ao participar deste programa o jovem estudante vivenciará, de forma profunda, uma nova cultura. Este jovem irá aprender a entender e respeitar uma outra nação, o seu povo, a sua história e seus costumes. Não há melhor maneira de fomentarmos a Paz e a Boa Vontade nas novas gerações.

Converse com o Oficial de Intercâmbio de seu Rotary Club. Incentive os associados a participar das atividades do Programa de Intercâmbio. Indique seus candidatos. 


IMPORTANTE SABER:

Programa de Intercâmbio de Longa Duração:

PRAZO: as inscrições terminam em 20/08. Os documentos devem ser enviados por e-mail - devidamente preenchidos e assinados.

IDADE: nascidos em 2002 ou 2003

TEMPO DE INTERCÂMBIO: cerca de um ano

CLASSIFICAÇÃO: processo seletivo em 01/out/2016 (Avaliação: Histórico Escolar; Entrevista com a família; Entrevista com o Jovem - português e inglês; Redação e Dinâmica em Grupo)

Programa de Intercâmbio de Curta Duração:

PRAZO:  as inscrições abrem dia 01/09.

IDADE: nascidos entre 2001 e 2003

TEMPO DE INTERCÂMBIO: de 4 a 6 semanas

CLASSIFICAÇÃO:  todos os jovens serão selecionados pelos Rotary Clubs. Temos apenas 20 vagas. A classificação será por ordem de inscrição (os primeiros a enviarem a inscrição - devidamente preenchida, assinada e com comprovante de pagamento - serão os primeiros a escolher o destino).

Compartilhe em sua rede social, nas escolas, com seus amigos e em sua comunidade!

Se precisar de mais informações, envie e-mail para Solange Ávila Giannini (chairperson 2015-2018): solagiannini@gmail.com, visite o site: www.rotaryintercambios.com.br  ou entre em contato com o nosso Apoio Administrativo: Michele (15) 3221-8000.

Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=Yd6fQKLgw8Q

 

 

PRESIDENTE 2020-21

Sushil Kumar Gupta, do Rotary Club de Delhi Midwest, Índia, foi selecionado pela Comissão de Indicação para servir como presidente do Rotary International em 2020-21. Ele será declarado presidente indicado em 1º de outubro se não houver candidatos opositores.

Sushil Gupta, do Rotary Club de Delhi Midwest, Índia, foi escolhido pela Comissão de Indicação para ser o presidente do Rotary International em 2020-21. Gupta quer aumentar o impacto do trabalho humanitário e a diversidade do quadro associativo do Rotary.

“Há um limite para aquilo que podemos fazer individualmente”, afirmou Gupta em uma declaração. “Mas quando 1.200.000 rotarianos trabalham juntos, as possibilidades são infinitas e, no processo, temos o potencial de realmente mudar o mundo.”

Rotariano desde 1977, Gupta já foi governador de distrito, líder de treinamento e conselheiro de grupo de apoio, assim como membro, vice-presidente e presidente de diversas comissões do RI. Ele foi homenageado com o título de Doutor Honorário em Ciências pela IIS University, em Jaipur, em reconhecimento por suas contribuições para a preservação da água.

Além disso, ganhou o disputado prêmio Padma Shri, o quarto maior reconhecimento civil na Índia, por seus extraordinários serviços em prol do turismo e da assistência social. Sushil recebeu a Menção da Fundação Rotária por Serviços Meritórios pelo seu apoio a programas humanitários e educacionais. Ele e sua esposa, Vinita, são Doadores Extraordinários e membros da Sociedade Arch Klumph.

Gupta é presidente e diretor administrativo do grupo Asian Hotels (West) Ltd., proprietário do Hyatt Regency Mumbai e do JW Marriott Hotel New Delhi Aerocity. Ele foi presidente da Federação de Associações de Hotéis e Restaurantes da Índia e diretor da Corporação Financeira de Turismo do país. Atualmente preside a Experience India Society, uma parceria público-privada entre o setor de turismo e o governo indiano que visa promover o país como destino de viagem. Ele também é vice-presidente do Himalayan Environment Trust e integra a diretoria da Operation Eyesight Universal.


41° INSTITUTO ROTARY DO BRASIL

O 41° Instituto Rotary do Brasil será realizado no período de 30 de agosto a 01 de setembro de 2018, no Centro de eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza.

O público-alvo é composto de Governadores, lideranças rotárias de todos os Estados do Brasil e representantes da alta cúpula do Rotary International. A estimativa é reunir aproximadamente 2 mil pessoas com uma programação composta por treinamentos, conferências e culminando com uma grande festa. 


REUNIÃO PRESENCIAL



No dia 5 de agosto foi realizada a nossa reunião presencial, em Sorocaba. Foram tratados vários assuntos, com destaques para os projetos a serem realizados durante a gestão da presidente Daniele.

Os associados estão se organizando para realizar o segundo RYLA, no dia 24 de novembro, no bairro de Iperozinho, na cidade de Capela do Alto. Serão necessários palestrantes que estejam engajados em ministrar mini workshops para jovens líderes.

Também será realizado o projeto Árvore Solidária, no shopping Esplanada, em prol de instituições que assistem crianças na cidade de Sorocaba. Serão necessários rotarianos que possam ficar no local em sistema de plantão.

Além desses, nossos associados estão aguardando informações sobre a entrega dos filtros de água. Nós já os entregamos para 25 famílias e esperamos dobrar o número de filtros entregues às famílias carentes.

Outra ação importante é a nossa participação durante a campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo neste mês de agosto. Além da divulgação nas redes sociais, os associados se dispuseram a visitar escolas, mercados e feiras livres para divulgar a importância da vacinação e incentivar as famílias a irem até o posto de vacinação mais próximo de sua casa.

Associados que não puderam participar da reunião podem entrar em contato com a presidente Daniele para agendar sua participação nos projetos.

Nossa próxima reunião está agendada para o dia 7 de outubro, em Sorocaba.

 

4.    AGENDA


É hora do seu clube planejar a agenda 2018-19! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.

 

 REUNIÕES

Seminário Distrital sobre Serviços à Juventude – 23/09 – Sorocaba (local a ser confirmado)

Reunião presencial – preparação para visita do governador – 07/10 – Hotel Dan Inn - Sorocaba

Seminário Distrital da Imagem Pública – 14/10 – Sorocaba (local a ser confirmado)

Seminário Distrital da Fundação Rotária – 11/11 – Sorocaba (local a ser confirmado)

RYLA – 24/11 – bairro Iperozinho, Capela do Alto

Reunião presencial para comemoração de final de ano e eleição dos presidentes 2020/21 e 2021/22 – 2/12 – local a definir.

 

5.    COMPANHEIRISMO

 

 

 


Enviar Comentário
 

1

  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente!

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 03/09/2018 14:25


  • Alessandro Francelino Nogueira Ótima reunião. Presente!

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 29/08/2018 09:17


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 28/08/2018 13:04


  • Renato Augusto de CamposPresente!

    por Renato Augusto de Campos
    em 28/08/2018 12:53


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente!!!Otima reunião! Essencial para quem tá começando como eu!

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 24/08/2018 14:53


  • Daniele Cristiane MiguelÓtima reunião!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 23/08/2018 16:09


  • Aline Heloá de SouzaPresente!

    por Aline Heloá de Souza
    em 22/08/2018 16:14


  • Artur Roberto MandlPresente, valeu.

    por Artur Roberto Mandl
    em 19/08/2018 09:11


  • Adilson RochaPresente!!!

    por Adilson Rocha
    em 17/08/2018 09:56


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 14/08/2018 19:28


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 14/08/2018 13:59


  • Fernanda da Silva PorcelÓtima reunião!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 14/08/2018 13:40


  • José Antonio De MilitoÓtima reunião parabéns

    por José Antonio De Milito
    em 14/08/2018 13:09


  • Sandra Regina Vieira de CamposBoa reunião!! Adorei as orientações para montar um Rotaract Club e saber a data do processo seletivo do PIJ. Já vou avisar a Gabriela nossa jovem bolsista. Parabéns!!!

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 14/08/2018 13:01


  • Presente!!

    por Carolina Costa Marques
    em 14/08/2018 11:36


  • Luiz Carlos Rossi CapillaExcelente conteúdo. Parabéns Patrícia. Presente.

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 14/08/2018 11:25


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info