Fóruns / Reuniões 2018-19 / Sexta Reunião Ordinária - 20/09/2018


Sexta Reunião Ordinária - 20/09/2018

1.    NOSSA REUNIÃO:

 

A CONVIVÊNCIA NO ROTARY 

O Rotary Club significa a célula menor do grande organismo do Rotary International. Seus associados são representativos dos mais diversos segmentos da sociedade, sem distinção para a profissão, raça, idade, religião, política, situação econômica e espiritualidade.

Dessa forma, os seres humanos que constituem um clube apresentam grande complexidade em suas atitudes, comportamentos, valores morais e éticos, conforme a personalidade de cada.

A maioria já traz em sua essência espiritual a admiração pela missão e objetivos do Rotary; outros se encantam e absorvem esses fundamentos, com o passar do tempo; e poucos ingressam por interesses pessoais a serem satisfeitos. Estes demoram pouco no clube, pois ser rotariano é um “estado de espírito”, iluminado pela claridade espiritual, que é a razão de ser do Rotary: “Dar de Si, antes de pensar em Si”.
Por causa dessa evasão dos “rotarianos de plantão”, penso eu, há dez anos o Rotary continua com 1,2 milhão de associados, embora tenha crescido o número de clubes, de distritos e ampliado a participação em países e regiões do mundo. O que merece destaque foi o crescimento da mulher no Rotary, nesse mesmo período (52,67%).

Mas, a convivência no Rotary, muito depende da noção do trabalho em equipe, como acontece em qualquer agrupamento de seres humanos. Exige muita habilidade, competência, compreensão e paciência podendo ser considerada como a mais importante arte encenada no palco da vida.

Os clubes devem ser constituídos de pessoas integradas, identificadas com um objetivo comum, em permanente relação de interdependência e complementação de apoios múltiplos.

Os clubes devem funcionar em equipe, a qual surgiu de estudos do francês Augusto Comte (1798-1857), quando projetou a visão holística (imagem única), ou seja, combinar e amalgamar as visões parciais, ou de conhecimentos específicos. Isso significa enxergar o mundo em que vivemos como um grande organismo.

Segundo Aristóteles, “o todo é maior que o somatório das partes”.

O primeiro e grande passo do rotariano, para conviver em equipe, é conhecer a si próprio. Para tanto, necessário se torna mergulhar no seu próprio interior; desenvolver autocrítica de elevado nível; reconhecer suas potencialidades e limitações; ser dono de sua própria mente; e buscar, permanentemente, a metamorfose interior.

O segundo passo é saber identificar, absorver e aprender a lidar com os conflitos, existentes no clube, transformando-se em ações coletivas e inspiradoras. Entre as mais comuns: fazer com que as opiniões fiquem apenas no mundo das ideias; identificar entre os conflituosos aqueles que podem se chegar para os objetivos do clube; buscar transformar a arrogância em modéstia, simplicidade e valores espirituais; harmonizar situações contraditórias com sabedoria e bom senso; e fazer com que a equipe perceba os reais objetivos da corporação.

As consequências dos conflitos poderão ser construtivas ou destrutivas. Viver em equipe também exige que se saiba ou aprenda a aproveitar as consequências produtivas, entre elas: romper a monotonia da rotina; mobilizar energias latentes do grupo; dinamizar as ideias e posições dos componentes do grupo; contribuir para aguçar a percepção, o raciocínio e a imaginação dos companheiros; estimular a criatividade e inovação dos participantes; e incentivar as pessoas a agirem e tomar decisões.

Para se diminuir os efeitos dos conflitos e buscar o fortalecimento do clube, seus componentes devem: respeitar os parceiros, as hierarquias e se fazer respeitar; ter capacidade de ouvir; superar diversidades e divergências individuais; colocar os objetivos do clube acima de tudo; enxergar os parceiros de trabalho como amigos/companheiros; possuir muita habilidade no trato e exercitar a cooperação; ter espírito conciliador e harmonioso; possuir capacidade de relacionamento pessoal e profissional; demonstrar transparência em suas ações e comunicação; exercitar princípios éticos e morais; transmitir seus conhecimentos com simplicidade; buscar, permanentemente, bons resultados; respeitar as opiniões, observações e conhecimentos dos parceiros; contribuir com a integração e evolução da equipe; demonstrar disciplina, responsabilidade, compromisso e comprometimento; evitar disputas pessoais com os outros companheiros; adaptar-se à equipe e manter convivência saudável; possuir disposição para atingir metas; aproveitar as potencialidades dos parceiros; e colocar os interesses coletivos acima dos individuais.

É evidente que alcançar o ponto máximo de evolução de uma equipe dependerá de todos os componentes do clube, na busca permanente do respeito mútuo às competências e diferenças individuais, somando os conhecimentos distintos, através da exploração dos pontos positivos de cada membro.

Também muito importante para a evolução da equipe é a definição prévia e bastante clara do plano de trabalho a ser desenvolvido; elaboração de planejamento estratégico sistêmico, com objetivos claros a serem alcançados, as respectivas metas e análise dos resultados; das responsabilidades individuais de cada componente; da troca permanente de informações; da função do líder e suas competências; e do comprometimento e empenho coletivo de todos.

Ainda, cada componente do clube deverá buscar o seu desenvolvimento individual, aumentando, permanentemente, seus conhecimentos de Rotary, por meio dos inúmeros documentos já produzidos e disponibilizados, principalmente o Manual de Procedimentos do Rotary, bem como da leitura mensal da revista Brasil Rotário, na qual são divulgadas, além dos acontecimentos e informações rotárias, de modo geral, também apresenta artigos, pensamentos e orientações de diversos companheiros, de todo o nosso país.

A harmonia total é muito difícil, pois sempre haverá posicionamentos de alguns companheiros que, embora pertençam ao grupo de rotarianos, mas como ser humano, poderão sentir-se insatisfeitos ou desaprovar procedimentos dos companheiros. Mas isso acontece em qualquer família e, sendo o Rotary uma grande família, também tem seus percalços.

Por fim, cada membro deverá abandonar os interesses pessoais e pensar somente no todo; reduzir ao máximo a CEIVA (ciúme, egoísmo, inveja, vaidade e arrogância); e se conscientizar que “o todo é maior que o somatório das partes”.

* O autor é Jaime de Moura Ferreira, associado fundador do Rotary Club de Lauro de Freitas, BA (distrito 4550)

 

2.    CONHEÇA O ROTARY:


QUEM SOMOS

No Rotary, os contatos feitos por meio dos clubes contribuem para que os associados aprendam mais sobre oratória, gestão de projetos e planejamento de eventos. Além disso, eles conhecem pessoas interessantes da região e do exterior, e trabalham para resolver problemas locais e internacionais.

Se reuniões presenciais não forem possíveis, um Rotary E-Club pode ser a opção ideal para você. Assim como os clubes tradicionais, os E-Clubs se reúnem semanalmente online para planejar projetos, apoiar a Fundação e socializar. Saiba mais sobre Rotary E-clubs.

Além disso, com mais de 35 mil Rotary Clubs no mundo, você terá amigos aonde quer que esteja. Explore novas culturas e conheça perspectivas diversificadas fazendo um Intercâmbio Rotário da Amizade — uma oportunidade de viagens internacionais para associados e seus familiares financiada pelos próprios participantes. Por meio do Intercâmbio você não só faz novas amizades, mas também pode formar parcerias para projetos internacionais.

Saiba mais sobre a nossa organização, programas e oportunidades de fazer o bem na sua cidade e no mundo: https://on.rotary.org/2x9LWLD

 

3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:


FIQUE ATENTO

ao calendário do mês da Educação Básica e Alfabetização!



50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL
A pedido do governador Valdir Paezani, foi alterado o período para a realização da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620: de 31 de maio a 02 de junho de 2018, para 17 a 19 de maio de 2019, sem alteração do local do evento.



#ENDPOLIONOW

Brasil bate meta de vacinar 95% das crianças!
As ações dos Rotary Clubs de todo o país ajudaram a alcançar uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para o sarampo. Juntos, estamos garantindo que a pólio nunca mais volte a ameaçar nossas crianças!

Agora, vamos aproveitar o embalo e planejar eventos e ações em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, para aumentar a conscientização pública sobre a importância de erradicarmos a paralisia infantil em todo o mundo.


WEBINAR

O aumento do quadro associativo é um desafio para muitos clubes. Mas você e seu clube podem contribuir e muito com a expansão no Brasil!

Assista ao webinar CLUBE SATÉLITE - Acelerando o crescimento do quadro associativo!, que será realizado no dia 29 de outubro, às 15 horas (horário de Brasília). O evento conta com a participação especial do Governador 2012-13 Distrito 4440 Antonio Zago. CLIQUE AQUI PARA INSCREVER-SE. Caso não possa participar ao vivo, inscreva-se (clique aqui) para receber a gravação.

 

 

4.    AGENDA

 

É hora do seu clube planejar a agenda 2018-19! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.

 

REUNIÕES
A presidente Daniele informa que a reunião presencial cujo objetivo seria a preparação para visita do governador foi cancelada. A data, agendada para o dia 07 de outubro, coincide com as eleições. Nova data será programada.

Já a visita do Governador foi confirmada para o dia 04/11, no Hotel Dan Inn, em Sorocaba.
Abaixo, os eventos do E-Club:


Seminário Distrital sobre Serviços à Juventude – 23/09 – Sorocaba (local a ser confirmado)
Seminário Distrital da Imagem Pública – 14/10 – Sorocaba (local a ser confirmado)
Seminário Distrital da Fundação Rotária – 11/11 – Sorocaba (local a ser confirmado)
RYLA – 24/11 – bairro Iperozinho, Capela do Alto
Reunião presencial para comemoração de final de ano e eleição dos presidentes 2020/21 e 2021/22 – 2/12 – local a definir.

 

5.    COMPANHEIRISMO

E esta semana celebramos os aniversários dos nossos queridos companheiros Maria de Lourdes, dia 18, e de Paulo Wancelotti, dia 27.

Felicidades, paz e saúde sempre!


Enviar Comentário
 

1

  • Presente

    por Sandra Possani Sanches Rocha
    em 10/10/2018 15:06


  • Rosemeire Marciano MartinsPresente

    por Rosemeire Marciano Martins
    em 08/10/2018 19:53


  • Presente!

    por Cristina Sperandio Novaes
    em 08/10/2018 17:08


  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 08/10/2018 13:48


  • Presente.

    por Aline Heloá de Souza
    em 08/10/2018 12:46


  • Alessandro Francelino Nogueira Presente. Parabéns!

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 08/10/2018 12:32


  • Renato Augusto de CamposPresente

    por Renato Augusto de Campos
    em 03/10/2018 13:46


  • Daniele Cristiane MiguelReunião Perfeita!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 01/10/2018 18:24


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 26/09/2018 22:00


  • José Lázaro FerrazPresente! Excelente reunião!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 26/09/2018 10:58


  • Artur Roberto MandlPresente, Blz

    por Artur Roberto Mandl
    em 25/09/2018 23:55


  • Ana Marli de Andrade De MilitoPresente.Otima reunião

    por Ana Marli de Andrade De Milito
    em 25/09/2018 16:09


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 25/09/2018 13:14


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 24/09/2018 20:15


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 24/09/2018 19:37


  • José Antonio De MilitoÓtima reunião e até quarta feira na nossa primeira noite Italiana.

    por José Antonio De Milito
    em 24/09/2018 17:41


  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente!

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 24/09/2018 17:25


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente Aguardo os companheiros para nossa 1º Noite Italiana

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 24/09/2018 17:17


  • Ótima reunião!! Presente..

    por Carolina Costa Marques
    em 24/09/2018 17:09


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info