Fóruns / Reuniões 2015-16 / Sétima Reunião Ordinária - 27/08/15


Sétima Reunião Ordinária - 27/08/15
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Gratidão
 
Desenvolver um coração grato, apesar das circunstâncias ao redor, não é tarefa fácil. Contudo, aqueles que praticam a gratidão conseguem benefícios ímpares em sua saúde física e mental, além de fortalecer seus relacionamentos afetivos.
 
A  palavra gratidão deriva do Latim gratitudĭne, que em Português significa o reconhecimento por um benefício que se recebeu; qualidade de quem é grato.  Na verdade, seu significado encerra em si profundas informações para o estudo científico dos seus efeitos sobre a saúde física e o bem-estar psicológico dos indivíduos. Segundo, Dr. Robert Emmons, Ph.D., um dos maiores líderes científicos sobre gratidão, há dois componentes em sua definição de gratidão responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas, que beneficia tanto aqueles que a expressam como os que a recebem:
  • O primeiro é a afirmação da bondade, ou seja, o reconhecimento que existem coisas boas no mundo, dádivas e benefícios que recebemos.
  • O segundo é o reconhecimento de que a fonte dessa bondade encontra-se fora de nós mesmos, isto é, a verdadeira gratidão envolve uma dependência humilde de outros, que nos ajudam  a alcançar uma dádiva, um favor,  em nossas vidas.
Com base nesses dois componentes, Dr. Emmons define a gratitude como uma emoção social, ou melhor, uma emoção fortificadora de relacionamentos, que permite-nos entender como temos sido apoiados e provados pelo nosso próximo. Em estudos de prática de gratidão com mais de mil pessoas,  com idades que variavam de 8 a 80 anos, Dr. Emmons obteve evidências dos seguintes benefícios:
 
Físico
• Sistema imunológico mais fortalecido
• Diminuição de queixas de dores
• Pressão arterial mais baixa
• Sono mais prolongado e mais disposição ao acordar
 
Psicológico
• Altos níveis de emoções positivas
• Mais alerta e disposto
• Mais otimismo e felicidade
 
Social
• Mais solícito, generoso e compassivo
• Maior tendência a perdoar
• Mais disposição para passear
• Diminuição da sensação de solidão e isolamento
 
A gratidão é responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas.
 
Agora vamos tentar um exercício?
 

 

 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA
 
Recentememte, a revista The Rotarian perguntou a associados do mundo inteiro sobre as razões que os levaram a se associar e a permanecer em seus clubes. Veja algumas das respostas:
 
Eu me juntei ao Rotary para fazer parte de projetos humanitários, e continuei por causa da alegria no rosto dos beneficiários sempre que atendemos a uma necessidade.
Chibuzo Hilary Asogwa
Rotary Club de Ekulu,
Nigéria
 
"Eu tinha o desejo de retribuir à minha comunidade e ao mundo. Meu pai era rotariano, por isso eu sabia muito sobre a organização. Isso foi há cerca de nove anos. Acho que o que me mantém no Rotary são as amizades que fiz não só em meu clube, mas com os rotarianos do mundo todo."
Elizabeth Cohoe - Rotary Club de Cataraqui-Kingston, Canadá
 
"Somos um casal e ambos temos necessidades especiais. Sabíamos que os rotarianos nos veriam como pessoas, não como deficientes, e que receberiam com prazer nossa contribuição à comunidade. E assim tem sido por mais de dez anos!"
David Shaw - Rotary Club de Thornton-Cleveleys, Inglaterra
 
"Eu me associei ao Rotary para fazer a diferença em minha comunidade. E continuo na organização por estar fazendo isso."
Heather R. Klein - Rotary Club de Alleghany County, EUA
 
"Eu me associei depois de ter participado de um projeto pós-tsunami no Sri Lanka, em 2005. Este foi meu primeiro contato com um Rotary Club, e eu fiquei tão impressionado com a dedicação dos rotarianos em ajudar os outros que, quando voltei para a Suécia, candidatei-me à associação em um clube de Estocolmo."
Nicholas Thompson - Rotary Club de Stockholm International, Suécia

"O que me atraiu para o Rotaract foram as amizades, as viagens e a possibilidade de desenvolvimento pessoal. Depois de uma década de sucesso como rotaractiano, virei rotariano. A ligação com a família rotária e a realização de projetos em benefício da sociedade em geral me ajudaram a me tonar um verdadeiro rotariano."
Saket Gadkari - Rotary Club de Thane Hills, Índia

"Um dia, me peguei pensando sobre quanto tempo eu estava doando e cheguei à conclusão de que poderia aproveitar muito mais esse tempo se fizesse parte de um clube, em vez de fazer tudo sozinho. Eu me associei para servir ao próximo e fiquei pelas amizades que fiz. É muito bom viajar e ter amigos aonde quer que eu vá."
Aur Beck - Rotary Club de Carbondale Breakfast, EUA
 
"Sinceramente? Eu me associei para fazer contatos profissionais, mas continuei pelo companheirismo e trabalho em prol das causas nobres."
Craig Howie - Rotary Club de Whitby Sunrise, Canadá

"Quanto mais eu doo, mais recebo. Momentos rotários, desenvolvimento pessoal, amizades e prazer em servir – o Rotary é uma organização que está sempre doando!"
Raewyn Kirkman - Rotary Club de Waikato Sunrise, Nova Zelândia

"Eu me juntei ao Rotary para ajudar os oprimidos, e continuo na organização porque em meu clube eu me divirto e faço amizades."
Nze Anizor - Rotary Club de Trans Amadi, Nigéria
 
"O Rotary me inspira a contribuir para causas humanitárias. Meu clube é uma excelente plataforma de companheirismo e humanitarismo."
Sayeed Chaudhury - Rotary Club de Sonargaon Dhaka, Bangladesh
 
Fonte: Rotary News (Arnold R. Grahl)
5) COMPANHERISMO

Reunião presencial do E-Club em Itapetininga resulta em dois novos sócios 


Os associados do E-Club Tropeiros Rotary participam da primeira reunião presencial no domingo, 23 de agosto, em Itapetininga.

O churrasco foi o motivo perfeito para estreitar o vínculo afetivo entre os associados.

Nossa presidente Fernanda Porcel iniciou a reunião atualizando os companheiros sobre a participação do E-Club na Conferência Distrital, sobre as reuniões semanais no website e solicitando que os membros ajudassem a vender as cotas dos carnês para colaborar com a Fundação Rotária.

Após, o companheiro e sócio honorário José Lázaro Ferraz comentou sobre o futuro do E-Club Tropeiros e a importância de aumentar o quadro associativo. Também informou sobre o início das inscrições para o processo seletivo de líderes para o intercâmbio na área de preservação dos recursos hídricos para o Chile e Argentina.

Em seguida, a companheira Patrícia Moura, Presidente da Comissão de Imagem Pública, informou sobre a importância de divulgar as ações do E-Club no dia-a-dia de seus associados, a começar usando o pin e divulgando o que o Rotary faz. Para tanto, um vídeo sobre como divulgar o Rotary foi usado como exemplo.

Para que todos os associados tomassem conhecimento sobre as ações do E-Club, a companheira divulgou um arquivo com as ações já realizadas pelos associados e com ideias de projetos que podem ser iniciados em pouco tempo e com poucos recursos. Convidado a falar, o companheiro Paulo Wanceloti, Presidente da Comissão de Projetos, informou sobre o projeto em parceria com a Apae Sorocaba.

A companheira Janaína Drawanz, Presidente do DQA, falou sobre os projetos “Conheça seu Companheiro”, “1 Rotariano +1” e sobre o “Biblioteca de Rua”, que será realizado em parceria com a Biblioteca Pública de Itapetininga. Além disso, a companheira convidou todos os presentes a se apresentarem. As apresentações serão transformadas em vídeos e postados nas mídias sociais do E-Club.
 
Por apresentar um novo sócio ao E-Club, o companheiro Leandro Nobre recebeu um pin de reconhecimento do RI da nossa presidente Fernanda.

Por fim, mais uma boa notícia! A animação foi tão contagiante que as convidadas Maria Helena Razera e Elcia, indicadas pela companheira Sandra Campos, decidiram se associar ao Rotary E-Club Tropeiros.

Também estiveram presentes o companheiro Daniel Kersting, e os companheiros  Francine De Gois, Luis Ricardo Jayme Guerreiro, Allan Ronzio Cesar Augusto Lunardi e Marcus Vinícius Romeu Ronzio.

A próxima reunião está agendada para outubro em Tatuí!

Patrícia Moura
Vice-Presidente do Rotary E-Club Tropeiros
Presidente da Comissão de Imagem Pública Rotary E-Club Tropeiros
 
 
6) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES

DESFILE 7 DE SETEMBRO - SOROCABA

No dia 7 de setembro acontecerá o tradicional desfile no Parque das Águas, Sorocaba. Há vários anos o Rotary tem participado do evento, e todos os companheiros e familiares do E-club Tropeiros estão convidados! O encontro dos rotarianos está marcado para 8:30h no local do evento. Esperamos a participação de todos!


CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de agosto.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

ECONOMIZE COM O PROGRAMA DE BENEFÍCIOS

Nossos associados podem agora usufruir de descontos em passagens aéreas, hotéis, restaurantes, entretenimento e muito mais através do Rotary Global Rewards, o nosso novo programa de benefícios. Qualquer pessoa pode ver as ofertas e descontos oferecidos, mas somente os rotarianos que possuem conta no Meu rotary podem desfrutar das promoções. Consulte a nossa página com frequência para ficar por dentro das novidades.Rotarianos podem desfrutar de descontos em viagens, hotéis, restaurantes, entretenimento e muito mais através de Rotary Global Rewards, um novo programa de benefício para membros começa em 1 de julho. Qualquer pessoa pode visualizar as ofertas, mas somente os rotarianos que entrar em suas contas do My Rotary podem resgatar os descontos. Ao longo do ano serão adicionados mais produtos e serviços de empresas ao redor do mundo.
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Sandra Regina Vieira de CamposReunião muito boa., como sempre. Temas interessantes e estimulantes. Parabéns !

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 02/09/2015 07:56


  • Gladston Della TerraMuito obrigado senhor por tudo que temos e somos!

    por Gladston Della Terra
    em 31/08/2015 20:50


  • Cesar Augusto LunardiExcelente reunião com boas noticias

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 31/08/2015 15:45


  • RINALDO LUIS FUSCOA Gratidão é uma dádiva, que temos que cultivar dia-a-dia. Participar do Rotary é um exercício de Gratidão. Parabéns pela reunião Presencial. Uma pena não ter podido participar. Que ótimo que o nosso E-Club esta crescendo.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 30/08/2015 18:45


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroEsta palavra, ou melhor, sentimento é mais que uma mera expressão, é preciso ser vivido para ser entendido. Sou muito grato a todos que me ajudaram em meu retorno à Itape, a todas as oportunidades que apareceram e ao clube que possibilita a ação de ajudar ao próxima.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 30/08/2015 14:55


  • Francine de GóisA gratidão é um sentimento bastante presente em meu dia a dia, não há como não agradecer a volta que minha vida deu nos últimos 2 anos. Sou extremamente grata a minha família, a meu trabalho e a este grupo que me acolheu e pacientemente me ensina a cada encontro um pouco mais sobre o que é o Rotary. Adorei o tema desta reunião.

    por Francine de Góis
    em 30/08/2015 14:51


  • José Antonio De MilitoMuito boa a reunião dessa semana e o vídeo, realmente sempre pedimos, reclamamos e muito poucas vezes agradecemos o que temos o que somos. Vamos fazer esse exercício e com certeza sentiremos muito melhor. Saudações rotárias.

    por José Antonio De Milito
    em 30/08/2015 11:30


  • Fabiano Almeida NegrãoPresente!

    por Fabiano Almeida Negrão
    em 28/08/2015 10:50


  • Olá Pessoal do E-Club Tropeiros, bela reflexão, tema muito importante e que pouca gente dá valor. Parabéns.

    por Valter Zamur
    em 27/08/2015 23:19


  • Patrícia de Moura CaçãoMuito grata por tudo que tenho conquistado e aprendido com o Rotary! Que tenhamos muito mais oportunidades de servir ao próximo. Sejamos SEMPRE um presente para o mundo!!!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 27/08/2015 23:02


  • José Lázaro FerrazOlá Companheiros(as), com certeza temos muitos motivos para praticarmos a gratidão em Rotary. A prova disto foi nosso encontro em Itapê!!! O Rotarismo promove a GRATIDÃO. Obrigado à Todos!!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 27/08/2015 22:40


  • Fernanda da Silva PorcelAgradeço ao Rotary e aos companheiros de e-club a oportunidade de servir! Muito obrigada!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 27/08/2015 22:11


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info