Fóruns / Reuniões 2014-15 / Segunda Reunião Ordinária - 05/03/15


Segunda Reunião Ordinária - 05/03/15
 
1) ABERTURA
 
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem vindos à nossa segunda reunião ordinária, a primeira depois de nossa Festiva de Posse!
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.
 
Quero agradecer à todos(as) que compareceram à Festiva de Posse do dia 28/02. Foi um momento único de companheirismo!
 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: "Março: Mês da Alfabetização"
 
O Rotary International estabeleceu seis áreas de enfoque para que os rotarianos possam trabalhar e ampliar o impacto local e global. São elas:
 
> Promoção da paz
> Combate a doenças
> Fornecimento de água limpa
Saúde de mães e filhos
> Apoio à educação
> Desenvolvimento de comunidades
 
Nos esforços na área de educação básica e alfabetização, é preciso muito trabalho! Sessenta e sete milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação e mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. O objetivo dos rotarianos(as) é fortalecer a capacidade das comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nesta área e aumentar a alfabetização de adultos.
 
Como atingir estes objetivos?
 

Atividades nas categorias abaixo se enquadram na área de enfoque educação básica e alfabetização, e concorrem ao apoio da Fundação Rotária:

1. Acesso à educação de nível primário e secundário de qualidade;

2. Alfabetização de adultos;

3. Treinamento em ensino, elaboração e currículo e administração escolar;

4. Melhoria de instalações e materiais escolares;

5. Gerenciamento comunitário de sistemas educacionais;

6. Equipes de formação profissional que atuem nas atividades acima;

7. Compra de carteiras escolares, desde que haja plano detalhado comprovando que a compra irá melhorar a educação básica e alfabetização;

8. Bolsas de pós-graduação em programas ligados à educação básica e alfabetização.

As necessidades são muitas! Por onde começar?! Convido todos apensar um pouco sobre as necessidades de nossas comunidades. Onde podemos ajudar? Como e-club, como colocar projetos nesta área para funcionar? Respostas nos comentários!

 

Para inspirar, deixo um vídeo bem interessante sobre uma dessas iniciativas: 

 

 
4) COMPANHEIRISMO
 
Aniversariante do dia! Parabéns ao Companheiro José Antonio de Milito!
 
 
5) ENCERRAMENTO
 
 
 
Agradecemos a participação em mais uma reunião virtual! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma excelente semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Patrícia de Moura CaçãoA Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos o desenvolvimento social, econômico e cultural e seus impactos são imensos: combate a pobreza, promove a saúde, diminui a violência, faz a economia crescer e garante o acesso a outros direitos, à democracia e cidadania. Portanto, acredito que temos potencial de arregaçar as mangas e construir uma escola. O Distrito 4620 é forte o suficiente para eleger a educação como principal instrumento para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e com cidadãos éticos e solidários. Todos nós podemos colaborar e iniciar um projeto grandioso baseado no exemplo da Fundação de Rotarianos de São Paulo que mantém um colégio, uma faculdade e um centro profissionalizante. Pensemos grande! Façamos o Rotary brilhar!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 11/03/2015 21:21


  • Fernanda da Silva PorcelVou acrescentar minha sugestão para arrecadação de recursos para todos os outros projetos que quisermos por em prática. Trata-se de um site para arrecadação de doações através de patrocinadores. Nós criamos o tráfego pedindo um click, e o dinheiro vem dos anunciantes e de doações. É quase como colocar uma daquelas latinhas para arrecadar o troco da padaria, ou uma caixa de coleta de NFs. A diferença é que fiunciona online. Exemplo: http://greatergood.com/about-us/

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 10/03/2015 22:45


  • José Lázaro FerrazTema inspirador para gerar projetos Rotários envolvendo as Comissões de projetos humanitários e de Serviços à Juventude - Novas Gerações. Acho que o Companheiro César Lunardi deu uma pista legal do que poderia ser um projeto para auxílio à uma escola. Saudações Rotárias!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 08/03/2015 22:13


  • José Antonio De MilitoQue belo exemplo de atuação do Rotary. No Brasil não é muito diferente, tem localidades que necessita do nosso apoio. Vamos pensar em um projeto nesta área? Pode ser simples mais com certeza trará grandes benefícios. Aproveito para agradecer o carinho que recebi neste dia. Saudações Rotárias

    por José Antonio De Milito
    em 06/03/2015 20:29


  • Cesar Augusto LunardiCompanheiro. O tema de apoio a educação é sempre empolgante. Companheiro Rafael. Sugiro algum projeto em parceria com escolas públicas de nossa reunião. Sempre encontramos professoras e diretoras de escolas entusiasmadas com o projeto. Recentemente um professor me procurou para saber se nós (Rotary) poderíamos ajudar na construção de um alambrado ao redor do patio da escola.... Grande abraço a todos...

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 06/03/2015 03:27


  • Rafael Volpe de MelloCompanheiros, aproveitando o tema do mês de fevereiro que envolve a alfabetização e seguindo o exemplo do projeto em Fiji, vamos arregaçar nossas mangas e colocar em prática nosso espírito rotário. Como presidente da Comissão de Projetos Humanitários, ficarei muito feliz em receber sugestões de projetos para começar a "arregaçar as mangas". Aguardo sugestões dos Companheiros. Um abraço,

    por Rafael Volpe de Mello
    em 06/03/2015 00:59


  • Leandro Nobre de SiqueiraCompanheiros, boa noite Sou suspeito em falar sobre Educação devido ser a minha área de atuação. Estou maravilhado com esse vídeo pois um projeto simples para o grande problema que tinha aos nossos olhos. Parabéns ao Rotary que apoio esse projeto e que sirva de inspiração para o nosso projeto em breve.

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 05/03/2015 23:35


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info