Fóruns / Reuniões 2014-15 / Quarta Reunião Ordinária - 19/03/15


Quarta Reunião Ordinária - 19/03/15
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem vindos!
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Água Potável.
 
Dia 22 de março é o comemorado o Dia Mundial da Água. A atual crise de abastecimento coloca em xeque aquilo que a maioria pensava sobre a soberania do nosso país neste recurso tão precioso.

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%.

Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.

Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.

No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a todo ser humano.

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.

Nessa questão, quem mais sofre tais reflexos são as camadas excluídas que vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Grande parte do mundo não tem acesso a água potável. O engenheiro Michael Pritchard fez algo sobre isso: inventou o filtro portátil Lifesaver, que transforma a água mais podre em potável em segundos. Confiram no vídeo:
 
 
Será que podemos salvar vidas através de propostas parecidas?

 4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA: Arrecadação de Fundos
 
https://www.rotary.org/myrotary/pt/learning-reference/learn-topic/fundraising
 
5) ENCERRAMENTO
 
 
 
Agradecemos a participação em mais uma reunião virtual! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos um bom final de semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Rafael Volpe de MelloTenho a impressão que a grande maioria da população sabe o que fazer em relação a economia da água, mas acho que falta mesmo é transforma essa conscientização em ação. Talvez fosse o caso de trabalhar o tema desde a pequena infância para que talvez isso se torne uma questão de educação básica e não simplemente conciencia.

    por Rafael Volpe de Mello
    em 01/04/2015 17:51


  • José Rodrigues Plens JúniorAndo sentindo na pele as oscilações de água em SP, a falta de cuidado de nossos mananciais é clara, mas por dificuldades do poder público em cercar as nossas fontes e manter sua mata ciliar!

    por José Rodrigues Plens Júnior
    em 31/03/2015 11:55


  • Renato Augusto de CamposPrezado companheiro Millito. Com todo respeito e adimimiração ao seu trabalho, pensei na idéia de dentro desse projeto de conscientização quanto ao uso da água, você com seu conhecimento na área de engenharia Civil, demonstrasse, explicasse, como funciona um projeto de construções sustentáveis,que utilizam a retenção da água da chuva para uso doméstico. Poderia ser um artigo, apresentação, que dentro das redes sociais possa demonstrar os benefícios, custos, alterações necessárias num projeto comum de construção, etc. Em caso positivo quanto essa idéia, coloco-me à disposição para poder ajudar na elaboração e divulgação. Abraço

    por Renato Augusto de Campos
    em 22/03/2015 20:21


  • Renato Augusto de CamposEssa reunião tratou de um assunto de extrema importância.Sem água não há vida. Quando demonstrado em números, é muito preocupante saber o percentual de água potável no mundo.Concordo com os comentários dos nossos companheiros referente ao projeto de conscientização do uso da água.Acredito também no resultado que as redes sociais poderá trazer referente a esse projeto. Um forte abraço a todos! Ótima semana!

    por Renato Augusto de Campos
    em 22/03/2015 20:08


  • Gladston Della TerraÓtima semana a todos!

    por Gladston Della Terra
    em 22/03/2015 11:30


  • Gladston Della TerraEssa reunião está ótima, o tema aqui abordado leva-nos a pensar na vida, sem agua não há vida. Como já é sabido por todos, estamos numa situação alarmante, em nossa região ainda há agua, quer seja com racionamento ou não. Penso que não suportaríamos a falta dela, estamos acostumados a lavar nossos carros e calçadas, tomar banhos acima de 08 minutos, se barbear e escovar os dentes com a torneira aberta, entre outras coisas mais. Prezados listei algumas atitudes que causam o desperdício da agua potável, sabemos que há muito mais. O vídeo do Michael Pritchard é muito desafiador e ao mesmo tempo mostra nos que é necessário pensar fora da caixa. Concordo com a presidenta Fernanda em utilizar o site e facebook para iniciamos um trabalho de conscientização.

    por Gladston Della Terra
    em 22/03/2015 11:27


  • Fernanda da Silva PorcelAcho importante começarmos algum movimento de projeto, como a Comp. Patrícia falou. Concordo com o Comp. Milito sobre o ótimo ser inimigo do bom. Sugestões? Penso que podemos usar o site e o facebook como aliados em um projeto de educação ambiental. Esse projeto pode ir se expandindo até se tornar uma campanha mais ampla. Vamos colocar a mão na massa!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 21/03/2015 15:40


  • José Antonio De MilitoFantástico o vídeo e as dicas para arrecadarmos fundos.Gostei muito do que a companheira Patricia falou no seu comentário. Temos que agir vamos pensar em algo simples mais que saia do papel. O ótimo é inimigo do bom. Saudações rotárias.

    por José Antonio De Milito
    em 20/03/2015 19:21


  • Patrícia de Moura CaçãoAdorei a criatividade e a força de vontade desse sr. em transformar água suja em potável. Mas, mais importante ainda é iniciarmos um trabalho de conscientização para a população cuidar de um bem finito. Ainda com todos os problemas que enfrentamos as pessoas insistem em gastar água e pior, poluir os rios e lagos e desmatar a mata ciliar. Que tal desenvolvermos um projeto de educação ambiental? Abraços a todos!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 20/03/2015 17:27


  • Artur Roberto MandlO vídeo da Agua suja passar p/ potável é muito bom, mas neste momento quantas pessoas estão morrendo sem esta preciosa água. O que o Rotary pode ou poderá fazer ??? Saudações rotárias.

    por Artur Roberto Mandl
    em 20/03/2015 17:16


  • Leandro Nobre de SiqueiraExcelente tema e vídeo. Abraço a todos !

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 20/03/2015 09:22


  • Maria José Duarte GoyaExcelente temas abordados. Grande abraço a todos!

    por Maria José Duarte Goya
    em 20/03/2015 08:47


  • Cesar Augusto LunardiExcelente Video sobre água. Muito oportuna a informação Rotaria. Parabens companheiros. Abraço a todos

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 20/03/2015 02:47


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info