Apoiadores

  • PADRINHO

Fóruns / Reuniões 2019-20 / Quarta Reunião Ordinária - 14/08/2019


Quarta Reunião Ordinária - 14/08/2019

 

Nossa Reunião

Mês do Associado


Duas décadas de voluntariado
Continuamos a falar sobre a importância do rotariano para o clube e hoje entrevistamos a Sandra Campos, que completou, em 2019, 20 anos como voluntária. As histórias são tantas que fica difícil escolher a melhor.
Formada em administração de empresas desde 1978, Sandra conta com larga experiência na área, porém, lá nos anos 1990, ainda não havia entrado no mundo do voluntariado. “Ao vir morar no interior e trabalhar em Iperó, fui convidada pelo meu padrinho, Sr. José Aleixo Machado, para frequentar o Rotary Club de Iperó em 31 de março de 1999. Desde então passei por vários clubes e nunca deixei o Rotary”, contou a profissional.
O seu caminho na instituição foi longo e está sempre repleto de atividades. Ser membro já era bom, mas Sandra escolheu pegar mais responsabilidades atuando em diversos cargos. “Este ano sou instrutora de clube, mas já fui presidente, tesoureira, secretária, presidente da Fundação Rotária, Oficial de Intercâmbio e Conselheira de Intercambio”, explicou.


Jornada de aventuras


Em 20 anos como voluntária, Sandra com certeza se viu em situações que nunca imaginaria presenciar. Entrar para o clube foi um divisor de águas para sua vida, pois proporcionou novas amizades, além de descobrir um ideal em comum com os outros voluntários: fazer o bem a quem tanto precisa.
Segundo ela, entretanto, o benefício é muito maior para quem ajuda do que para quem é ajudado. Além disso, pessoalmente, o Rotary foi uma forma de integração. “Quando comecei a participar do Rotary aprendi que devemos participar das reuniões, e se perdermos alguma reunião do nosso clube, podemos compensar visitando outros clubes. Mesmo não faltando no meu clube, na época Iperó, comecei a frequentar as reuniões dos clubes de Tatuí, que na época eram 3, e alguns de Sorocaba. Assim fui fazendo amigos, aprendendo sobre o Rotary e me apaixonando pela organização”.


Conhecendo outras culturas


Sandra é reconhecida no meio rotariano por seu trabalho no intercâmbio e não é por acaso. Empreendedora, sem medo de se arriscar, a situação que mais marcou a sua “carreira de voluntária” foi uma viagem para o exterior.
Ela conta que foi líder de um grupo de estudos, chamado IGE na época, e foi mediadora de um intercâmbio com 4 outras pessoas não rotarianas. Hoje esse projeto não existe mais, mas a sua função com os jovens está cada vez mais sólida, conhecendo novas culturas e apresentando o Brasil lá fora.
“Estou muito dedicada ao Programa de Intercâmbio de Jovens e adoro participar dele pois posso conhecer jovens de outras nacionalidades e auxiliar jovens brasileiros a conhecerem uma outra cultura e país”.

 

 

 

Estendendo o convite


Assim como para Maria de Lourdes, Sandra enxerga no voluntariado uma forma de desenvolvimento pessoal. Não é à toa que está há tanto tempo como associada: a profissional se dedicou e continua se dedicando a conhecer a organização e a se doar diariamente. “O voluntariado é uma ótima oportunidade para desenvolvermos os nossos talentos. Aqueles que só tem interesse em participar das reuniões, não conhecerão a grandeza desta organização e não saberão aproveitá-la”.
Quanto maior a doação pessoal do rotariano, maiores os benefícios a si próprio. 


 

 

 

Recrutamento de Associados


Se a sua empresa precisa contratar um novo colaborador para exercer determinada função que requeira competência profissional e espírito de liderança, o que você faz? Fica esperando que os possíveis candidatos lhe procurem? Espera que outro colaborador lhe indique um candidato? Deixa as admissões acontecerem mais ou menos ao acaso? Ou inicia um processo de seleção e recrutamento com todos os passos necessários para admitir o melhor?
Não podemos perder de vista que o Rotary é uma associação de profissionais em que todos os serviços - sejam eles no clube ou na comunidade - são executados por esses profissionais.
Por exemplo: se o clube pretende desenvolver um projeto de saúde, é importante que tenha a classificação de médico representada.
Assim, se pretendemos que o nosso clube seja realmente eficiente, devemos tomar uma atitude mais proativa para o recrutamento de novos associados para o Rotary.

 

O quadro associativo deve refletir a diversidade da comunidade em termos de profissões, sexo, faixa etária e etnias.

O primeiro passo é conhecer efetivamente as profissões (classificações) presentes em nosso clube e aquelas que, embora existentes em nossa comunidade, não estão representadas no quadro associativo.

O segundo passo é identificar os associados potenciais que possuam as duas condições básicas para serem convidados ao quadro associativo do Rotary: caráter ilibado e boa reputação comercial, profissional e/ou na comunidade.

Em uma visita de representantes da comissão de desenvolvimento do quadro associativo, o associado potencial recebe informações básicas sobre o Rotary, enfatizando, principalmente, os projetos do clube em benefício da comunidade e é convidado a participar de reuniões do clube.

Durante este período de conhecimento mútuo deve ser analisado se o associado potencial possui condições financeiras para arcar com as taxas do clube, se pode cumprir os requisitos de frequência e se está interessado em prestar serviços voluntários à comunidade.
Preenchidas essas condições, seguem-se os passos seguintes recomendados para a admissão.
Alguns clubes levantam informações cadastrais do candidato. Neste caso, recomenda-se que ele preencha uma ficha e autorize a realização dessa pesquisa
Na ânsia de aumentar o quadro associativo, muitos clubes não têm seguido as recomendações do Manual de Procedimentos e do Regimento Interno do Clube. E, cada vez que o clube perde um associado, seja por admissão malfeita, seja por não atender os seus legítimos anseios, isso causa diversos transtornos, inclusive o mais grave que é a deterioração da imagem pública do Rotary.
Por isso, RI recomenda que o processo deve ser bastante cuidadoso e a possibilidade de admissão ao quadro associativo do Rotary deve ser muito valorizada. A porta de entrada é a mesma da saída: se ela for muito larga para entrar, também será para sair.
Assim, temos que mudar os paradigmas, sendo mais agressivos no recrutamento e mais rigorosos na seleção.


Recados, Avisos e Informações

 

 

 

Aniversáriante 

18/08 - José Carlos Miguel - Associado Honorário

 

"A felicidade, evasiva para aquele que a procura, vem, sem esforço, àquele que serve"
Paul Harris

 


Enviar Comentário
 

1

  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 29/08/2019 08:32


  •  Ana Marli de Andrade de MilitoPresente

    por Ana Marli de Andrade de Milito
    em 27/08/2019 20:01


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente ótima reunião

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 22/08/2019 14:55


  • Marden MeloPresente

    por Marden Melo
    em 18/08/2019 16:11


  • José Antonio De Militopresente

    por José Antonio De Milito
    em 17/08/2019 08:41


  • José Lázaro FerrazPresente! Parabéns Sandra brilhante atuação Rotária!!! Desejamos que continue nesta sempre caminhada de sucesso em Rotary no servir antes de pensar em si! Parabéns Governador José Miguel pela passagem de seu aniversário!!! Saudações Rotárias para todos!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 16/08/2019 18:36


  • Renato Augusto de CamposPresente !

    por Renato Augusto de Campos
    em 16/08/2019 09:33


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente!! Adorei reunião !! Belo trabalho!!! Quero ver a história de todos, afinal cada um teve a sua experiência em Rotary e vale a pena compartilha-la. Bjs

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 16/08/2019 00:21


  • Letícia MeloPresente

    por Letícia Melo
    em 15/08/2019 18:09


  • Daniele Cristiane MiguelPresente!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 15/08/2019 15:20


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 15/08/2019 11:54


  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente.

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 15/08/2019 08:24


  • Mauricio Adriano van MelisPresente

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 14/08/2019 16:08


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 14/08/2019 15:27


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente!

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 14/08/2019 14:33


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 14/08/2019 12:28


  • Fernanda da Silva PorcelPresente!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 14/08/2019 12:27


  • Carolina Costa MarquesPresente.

    por Carolina Costa Marques
    em 14/08/2019 11:28


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info