Fóruns / Reuniões 2018-19 / Primeira Reunião Ordinária - 19/07/2018


Primeira Reunião Ordinária - 19/07/2018
  • NOSSA REUNIÃO:

 

DIA MUNDIAL DE COMBATE À PÓLIO
Quatro maneiras de promover seu evento do dia Mundial de Combate à Pólio!

 
Imagem: http://polioeradication.org/


Está na hora de começar a planejar o próximo 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio – a melhor oportunidade, durante 2018, de dar destaque ao principal objetivo do Rotary: a erradicação da poliomielite. Se você estiver planejando um evento de gala para arrecadar fundos ou uma caminhada de conscientização sobre a pólio em sua comunidade, o site Endpolio.org oferece ferramentas digitais gratuitas e eficazes para ajudá-lo a realizar e promover seu evento no Dia Mundial de Combate à Pólio.

Veja a seguir algumas sugestões para dar início aos seus planos:

Use nossos materiais
Com os recursos do Endpolio.org e a criatividade do seu clube, você já possui todas as ferramentas necessárias para criar um evento memorável! Confira o Guia de Planejamento para desenvolver um evento que funcione para o seu clube e sua comunidade. No entanto, se você já tiver um plano, existem muitos recursos para ajudá-lo a promover o Dia Mundial de Combate à Pólio durante todo o processo, incluindo modelos de comunicado à imprensa e convites para eventos. Ao familiarizar-se com essas ferramentas agora, você economiza tempo depois.

Promova seu evento
Seu clube organizará um evento de degustação de vinhos, uma corrida de bicicleta ou um concerto para angariar fundos em prol da erradicação da pólio? No ano passado, mais de 3.671 grupos em 102 países listaram seus eventos no Dia Mundial de Combate à Pólio, não só colocando suas atividades no mapa, mas também inspirando outros clubes a se envolverem. Compartilhe seus planos visitando a página Cadastre um Evento para garantir que seu projeto seja contabilizado!

Use sua voz
Você faz parte de um movimento global que vai erradicar uma doença humana pela segunda vez na história mundial. O que a erradicação da pólio significa para você? Nas semanas e meses que antecederem o Dia Mundial de Combate à Pólio, compartilhe seus pensamentos nas mídias sociais ao falar sobre seu evento. Use sua voz não só para dar um toque pessoal à história da erradicação da pólio, mas também para contar ao mundo que o Rotary é composto de indivíduos que se dedicam à causa por completo. Se precisar de ajuda, visite a página de recursos, que inclui exemplos de mensagens para as redes sociais e conteúdo para Facebook e Twitter, que pode ser postado com apenas um clique.

Participe da conversa global
As hashtags não servem apenas para promover o evento – elas também ajudam nas descobertas! Use as hashtags #endpolio e #worldpolioday ao promover seu projeto ou fale sobre a erradicação da pólio nas mídias sociais. Dessa maneira, seu evento será incluído à conversa global on-line, aumentando as visualizações de seu conteúdo e acrescentando sua história aos outros eventos relacionados à pólio que ocorrem no todo o mundo.

Ao compartilhar a história nosso evento poderá aparecer no site oficial!

 

SEU DISTRITO JÁ ESTÁ TRABALHANDO?
Em 2016, o Brasil teve a pior cobertura vacinal contra a poliomielite em 12 anos. Naquele ano, vacinamos 84% das crianças de até cinco anos de idade, quando a Organização Mundial da Saúde recomenda que a meta mínima de imunização seja de 95%. A região Norte foi onde a diminuição ocorreu de forma mais acentuada, com apenas 72% do público-alvo alcançado.

As dificuldades para motivar as famílias brasileiras a continuarem levando suas crianças até os postos de vacinação configuram uma preocupação bastante atual. Diversos podem ser os motivos causadores da queda na vacinação: a equivocada percepção de risco reduzido; a ideia de que a paralisia infantil é uma doença que deixamos no passado; o uso de mensagens tecnicistas que não sensibilizam as famílias; a falta de orientação médica ou mesmo a dificuldade de acesso às unidades de saúde para os responsáveis que trabalham.

Não podemos esquecer, no entanto, que a pólio somente deixará de representar uma ameaça depois que tiver sido completamente erradicada do mundo. Para melhorar nossos índices e manter as crianças protegidas, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde anunciou uma campanha extraordinária de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para o período de 6 a 24 de agosto, com o dia D no sábado 11 de agosto, e está contando com a ajuda do seu clube e do seu distrito para esse trabalho ser bem-sucedido.


COMPROMISSO DO ROTARY

Desde fevereiro, os coordenadores zonais brasileiros da iniciativa End Polio Now, Marcelo Haick e Pedro Durão, vêm conclamando os governadores de distrito e os líderes do Rotary no país a aderirem a um programa distrital criado para reverter nosso atual panorama. Em muitos municípios brasileiros, os índices de vacinação estão abaixo de 50%, e esse programa tem como foco a mobilização da sociedade e o comparecimento massivo à campanha de imunização. Para alcançar esse resultado, o programa estimula as lideranças distritais a se articularem com os presidentes dos clubes para elaborar uma estratégia de ação a partir de três iniciativas:

Visitas a prefeituras e secretarias de Saúde estaduais e municipais para reforçar o compromisso político com as campanhas de vacinação.

Desenvolvimento de parcerias com entidades que possam facilitar o alcance às comunidades.

Desenvolvimento de iniciativas para a conscientização e mobilização da comunidade, com envolvimento da secretaria de Educação; palestras em escolas, igrejas e associações de moradores; uso de rádios, jornais e emissoras comunitários ou participação em eventos culturais, por exemplo.

CALENDÁRIO DO PROGRAMA

De acordo com o que estabelece o calendário de divulgação do programa nos distritos, a esta altura, os planos de ação já precisam ter sido criados e devem estar sendo aplicados, com as Conferências Distritais sendo aproveitadas como oportunidade de se reforçar a iniciativa. Por isso, caso o seu distrito ainda não tenha começado o trabalho, não há tempo a perder.
“O sucesso deste programa depende da parceria entre as lideranças 2017-18 e 2018-19”, destaca Haick, que é também consultor nacional de Advocacia Polio Plus. Por essa razão, é pedido aos governadores eleitos que incluam o apoio à campanha em suas agendas e aos presidentes eleitos que desenvolvam um plano de ação e se valham da influência de seus respectivos clubes para dar suporte à campanha localmente.
O ponto alto do programa de apoio será justamente o engajamento de toda a Família do Rotary no Brasil durante o período da campanha nacional de vacinação. Neste momento de contagem regressiva para a erradicação global da pólio, não podemos perder de vista que estamos concluindo o 1% final.



SETE ETAPAS

Quando o sábado 11 de agosto chegar, a Família do Rotary no Brasil terá cumprido a maior parte de seu trabalho na importante missão de apoiar a campanha extraordinária de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, anunciada pelo Ministério da Saúde. Até lá, há muito a ser feito para conseguir que a vacinação seja definida como uma prioridade em saúde pública e que os índices de cobertura voltem a subir. Nas sete etapas abaixo, o amplo programa do Rotary é apresentado de forma resumida:
1 – Liderança do processo por parte dos governadores distritais 2017-18 e 2018-19 e das comissões afins;
2 – Desenvolvimento de um plano de ação para apoiar a campanha nacional de vacinação em agosto;
3 – Divulgação do plano e engajamento dos presidentes e seus clubes;
4 – Elaboração de uma agenda consistente de eventos;
5 – Visitas a autoridades estaduais e municipais (prefeitos e secretários);
6 – Desenvolvimento de um plano de marketing e busca de parcerias locais;
7 – Estabelecimento de um plano de mobilização, especialmente nos dias da campanha nacional de vacinação.

Conheça mais sobre a campanha aqui: http://video.rotary.org/9Fyggn

  • CONHEÇA O ROTARY:



 QUEM SOMOS?

Rotary é uma organização internacional de profissionais, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 166 nações.

O Rotary é uma entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905. No mundo inteiro, os Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos.

A Fundação Rotária do Rotary International é entidade sem fins lucrativos que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. A Fundação é sustentada somente pelas contribuições espontâneas de rotarianos e daqueles que compartilham o ideal de um mundo melhor. Desde 1947, a Fundação já outorgou mais de US$ 1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais, os quais são implementados e administrados localmente por Rotary Clubs e distritos.


O QUE FAZ UM ROTARY CLUB?

O lema Dar de Si antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves.

Além disso, os rotarianos apoiam a profissionalização, organizam programas para jovens, promovem oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais.

O Rotary atua na erradicação da pólio. Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da poliomielite. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde. Rotary já doou US$ 500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo. Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350 mil crianças por ano.

Além disso, na educação internacional, o Rotary é a maior fonte de recursos privados a patrocinar bolsas de estudos. A cada ano, cerca de mil universitários recebem bolsas para estudar no exterior. Rotary Clubs promovem também programas de intercâmbio voltados a alunos do segundo grau, enviando ao exterior cerca de 8 mil estudantes por períodos de três meses a um ano.

Com relação a paz no mundo, com o objetivo de educar futuros embaixadores e emissários da paz, foram recentemente criados os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos em sete universidades de renome. O programa proporciona educação em nível de mestrado na área de resolução de conflitos a 70 bolsistas por ano.

No Rotary, os contatos feitos por meio dos clubes contribuem para que os associados aprendam mais sobre oratória, gestão de projetos e planejamento de eventos. Além disso, eles conhecem pessoas interessantes da região e do exterior, e trabalham para resolver problemas locais e internacionais. E, se reuniões presenciais não forem possíveis, um Rotary E-club pode ser a opção ideal para você. Assim como os clubes tradicionais, os E-Clubs se reúnem semanalmente online para planejar projetos, apoiar a Fundação e socializar.

 

GRUPOS DE COMPANHEIRISMO


Grupos de Companheirismo combinam paixão, amizade e voluntariado

O Rotary oferece muitas oportunidades para você se conectar não só a outras pessoas do seu clube e distrito que compartilham paixões semelhantes, mas também a outros associados do mundo inteiro.

Os Grupos de Companheirismo são uma ótima maneira de fazer novas amizades com pessoas de outras regiões e enriquecer sua experiência no Rotary. Esses grupos internacionais e independentes são compostos por rotarianos, membros da família rotária, alumni e participantes dos nossos programas que compartilham interesses em comum, como vinhos, maratonas, culinária, mergulho, veículos de recreação, jazz, computadores e muito mais.

Segundo dados de 2016-17, o Rotary International tem 78 Grupos de Companheirismo oficiais, com uma associação combinada de 82.218 pessoas em mais de 150 países. Veja a lista de todos os grupos e junte-se a um hoje mesmo!

Junho é o Mês dos Grupos de CompanheirismoAcesse o blog Vozes do Rotary para saber mais sobre as atividades de Grupos de Companheirismo e seus trabalhos.

 
ROTARY DAY

Tendo em mente o objetivo de aumentar a base de associados e destacar o belo trabalho feito pelo Rotary, o presidente do RI, Barry Rassin, pede aos clubes e distritos para organizarem eventos divertidos e informais que mostrem um pouquinho da nossa organização ao público externo.

"Um Rotary Day nos dá a chance de causar impacto localmente, formar parcerias, despertar o interesse do público pelo Rotary e projetar a imagem da nossa organização", afirmou Barry.

Qualquer clube, não importa o quão grande ou pequeno, é capaz de organizar um Rotary Day. Clubes vizinhos podem se unir e fazer um evento conjunto. Para os mais ambiciosos, a ação pode ter âmbito distrital, com a participação de vários clubes.

Os Rotary Days ressaltam nosso compromisso com a comunidade, demonstram um pouco do nosso trabalho, promovem a organização e inspiram as pessoas à ação. Eles podem ter qualquer formato, desde que sejam divertidos, envolvam os jovens e estejam abertos à comunidade. Aproveite a oportunidade para colocar em prática ideias inovadoras e envolver o seu público!

Poste fotos e vídeos com a hashtag #RotaryDay nos seus canais de mídias sociais.

"Imagine o impacto coletivo que teremos se todos os 35 mil Rotary Clubs, 10 mil Rotaract Clubs e 22 mil Interact Clubs engajarem seus vizinhos, amigos, jovens e organizações locais em um Rotary Day. Você incentivará as pessoas a se unirem para inspirar ação e mudanças positivas?", completou Barry.


CONVENÇÃO EM TORONTO

Durante a Convenção do RI em Toronto, mês passado, companheiros de 10 e-clubs apresentaram uma sessão de 90 minutos, chamada de “Melhores Práticas para E-Clubs”.

Cerca de 300 pessoas participaram da reunião que usou o Zoom como  plataforma de comunicação e muitos participaram virtualmente.

Apesar de alguns obstáculos técnicos ínfimos, a sessão ocorreu sem problemas e até agora, os organizadores receberam muitas respostas positivas.

A reunião foi gravada e pode ser visualizada no canal do Youtube do club, em https://youtu.be/wu431PWSq_0 .

Para quem prefere ler, uma apresentação em powerpoint pode ser baixada no slideshare.net e encontrada aqui https://www.slideshare.net/Rotary_International/best-practices-for-eclubs


ROTARY MAIS EFICAZ


O Rotary International Brazil Office preparou um vídeo que explica quais são os 10 requisitos necessários para que o seu Rotary Club seja um clube eficaz. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=nxjGjoTxuGY&feature=youtu.be


  • RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:


WEBINAR

O presidente do Rotary International, Barry Rassin, está enfatizando a meta de dobrar o número de Rotaract Clubs em 2018-19. Vamos entrar em ação!


Participe do webinar "Como organizar um Rotaract baseado na comunidade", preparado pela equipe de Suporte a Clubes e Distritos do Rotary International Brazil Office e que será realizado no dia 31 deste mês, das 15h às 15h30 (horário de Brasília).

A sessão contará com representantes da Rotaract Brasil (Organização Multidistrital deInformação de Rotaract do Brasil) e mostrará por que os Rotaract Clubs formados na comunidade são uma ótima opção.

Inscreva-se aqui: https://register.gotowebinar.com/regist/4892966772955528193
Todos os inscritos receberão a gravação mesmo que não possam participar. Rotary ; Rotaract


NOVA MENSALIDADE
Na nossa reunião de 08 de julho, em Assembleia Geral, deliberamos o orçamento para o ano de 2018-2019.

Foi aprovado um novo valor para a mensalidade, de R$ 65,00 para R$ 80,00, sendo que desse valor R$ 13,00 serão destinados ao nosso fundo de projetos.

Os associados devem fazer o depósito em nossa conta do Banco Itaú, agência 5801, conta 04109-5, CNPJ 27.719.979/0001-09. Caso alguém já tenha feito o depósito no valor antigo, poderá fazer a diferença no próximo depósito.


CONSELHO DIRETOR 2018-2019
 

Presidente: Daniele Cristiane Miguel
Vice-Presidente: Maria Helena Jandreice Razera
Secretário: José Antonio de Milito   
Tesoureiro: Sandra Regina Vieira de Campos
Diretor Protocolo: Luiz Carlos Rossi Capilla

Presidentes das Comissões Permanentes
Administração: Maria Helena Jandreice Razera
Desenvolvimento do Quadro Associativo  - DQA: Artur Roberto Machado de Oliveira Mandl
Imagem Pública: Patrícia de Moura Cação
Fundação Rotária: Sandra Regina Vieira de Campos
Projetos Humanitários: Paulo Henrique Reis Wancelotti
Comissão das Novas Gerações: Terezinha Kurtz von Ende Holtz
Instrutor de clube: Daniel de Freitas Kersting
Planejamento Estratégico: Fernanda da Silva Porcel
WebSite: Patrícia de Moura Cação
Presidente Indicado 2019-20: José Antonio de Milito
Oficial de Intercâmbio: Carolina Costa Marques

CONSELHO FISCAL:
Alessandro Francelino Nogueira
Adilson Rocha
Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz

  • AGENDA

 


É hora do seu clube planejar a agenda 2018-19! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.

  • COMPANHEIRISMO:


NOVOS ASSOCIADOS
O E-Club Tropeiros inicia o ano 2018-2019 com 32 companheiros. Sejam bem-vindos:

 

Ana Marli de Andrade de Milito
Alessandro Francelino Nogueira
Aline Heloá de Souza
Fernanda Pereira Vieira de Barros
Leonardo Kurtz von Ende Bianco
Luiza Carvalho Fonseca Ernica
Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
Rosemeire Marciano Martins
Sandra Possani Sanches Rocha




Enviar Comentário
 

1

  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 16/08/2018 18:05


  • Presente!

    por Aline Heloá de Souza
    em 08/08/2018 20:42


  • Mauricio Adriano van MelisPresente!

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 07/08/2018 06:54


  • José Lázaro FerrazParabéns! Excelente reunião! Saudações Rotárias!

    por José Lázaro Ferraz
    em 06/08/2018 23:07


  • Daniel KerstingPresente!

    por Daniel Kersting
    em 06/08/2018 21:34


  • Sandra Regina Vieira de CamposMuito bom voltar a participar das reuniões do E-club. Parabéns a todos que trabalharam e trabalham para que tenhamos o site e as reuniões a nossa disposição. Agradeço e desejo muito sucesso neste novo ano !!!! Valeu !!!

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 06/08/2018 21:21


  • Presente

    por Ana Marli de Andrade De Milito
    em 06/08/2018 15:02


  • Presente.Reuniao muito importante.

    por Ana Marli de Andrade De Milito
    em 06/08/2018 14:44


  • Presente.

    por Sandra Possani Sanches Rocha
    em 06/08/2018 12:37


  • Adilson RochaPresente!!!

    por Adilson Rocha
    em 06/08/2018 12:32


  • Presente!

    por Carolina Costa Marques
    em 06/08/2018 12:16


  • Renato Augusto de CamposPresente!

    por Renato Augusto de Campos
    em 06/08/2018 06:01


  • Alessandro Francelino Nogueira Excelente primeira reunião da gestão 2018-2019. Presente!

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 05/08/2018 23:14


  • José Antonio De MilitoExcelente reunião. parabéns a todos

    por José Antonio De Milito
    em 05/08/2018 22:41


  • Artur Roberto MandlPresente, consegui. Como sempre muitas informações. Começamos novamente muito bem. Parabéns.

    por Artur Roberto Mandl
    em 05/08/2018 21:01


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 05/08/2018 19:47


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!! Que bom, estamos de volta!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 05/08/2018 13:37


  • Fernanda da Silva PorcelPresente!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 05/08/2018 12:09


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 05/08/2018 10:25


  • Daniele Cristiane MiguelCaros Companheiros, nossas reuniões on-line estão ativas. sejam todos bem vindos ao site para trabalharmos juntos neste ano. Sejam a inspiração!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 04/08/2018 10:04


  • Luiz Carlos Rossi CapillaOlá Presidente Daniele, parabéns pela iniciativa da reativação do site e dessa forma voltarmos a publicar os boletins das nossas reuniões para que conheçam nossos trabalhos. Saudações a todos os companheiros deste clube.

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 01/08/2018 17:52


  • Luiz Carlos Rossi CapillaOlá Presidente Daniele, parabéns pela iniciativa pelo site e voltarmos a publicar os boletins das reuniões para que conheçam nossos trabalhos. Saudações a todos os companheiros deste clube.

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 01/08/2018 17:51


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info