Fóruns / Reuniões 2015-16 / Oitava Reunião Ordinária - 03/09/15


Oitava Reunião Ordinária - 03/09/15
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Educação Básica e Alfabetização

Prezados(as) rotarianos(as), educação básica e alfabetização é uma das áreas de enfoque do Rotary. Sabe-se que por meio da educação básica e alfabetização se reduz a pobreza, melhora-se a saúde, constrói-se uma sociedade melhor onde a autoestima e a perspectiva de vida aumentam, o desenvolvimento econômico, sustentável e comunitário são incentivados, além de promover a paz.
 
Considere esses fatos:
 
O que aconteceria se todas as mulheres concluíssem o ensino primário? – Haveria 66% menos mortes1.
 
E uma criança que nasce de uma mãe alfabetizada? – Ela tem 50% mais de chances de sobreviver após os cinco anos de idade2.
 
Se todos os estudantes de países de baixa renda deixassem a escola com habilidades básicas de leitura, 171 milhões de pessoas poderiam ser retiradas da pobreza, o que equivaleria a uma redução de 12% na pobreza no mundo3.
 
Foram feitas muitas coisas e o mundo tem avançado nessa área. De acordo como o relatório de progresso de 2014 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas, as taxas de alfabetização entre os jovens e adultos estão em ascensão, enquanto que a lacuna de gênero da alfabetização está diminuindo. Mas ainda há muito por fazer.
 
Companheiros(as), as necessidades globais urgentes continuam. Há 58 milhões de crianças fora da escola4. Mesmo após quatro anos de escolaridade primária, 250 milhões de crianças não são capazes de ler e escrever5. 781 milhões de adultos são analfabetos6.
 
Rotary Clubs e E-Clubs do mundo inteiro estão trabalhando para melhorar a educação básica e a alfabetização nas comunidades. No próximo dia 08 de setembro comemoraremos o dia internacional da alfabetização, e quero pedir a vocês, companheiros(as), que visualizem os vídeos abaixo e façam uma reflexão não só se limitando à alfabetização básica, mas focando também na educação básica e alfabetização especializada para pessoas com deficiência.
 
CITAÇÕES
1 Relatório de monitoramento global da UNESCO de 2013/14
2 Relatório de monitoramento global da UNESCO de 2011
3 Relatório de monitoramento global da UNESCO de 2013/14
4 Relatório de 2014 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
5 Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos de 2012
 

 
 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA
 
 
ROTARIANOS FAZEM PROJETOS EDUCACIONAIS EM ÁREAS RURAIS DO MÉXICO
 
 
 
Quando Mariana Day mudou em 1989 para a pequena cidade litorânea de Chacala, em Nayarit, México, ela descobriu que as escolas de áreas rurais próximas lutavam para continuar abertas e que a maioria das crianças completava no máximo até a oitava série. Mariana é associada do Rotary Club de Bahía de Jaltemba-La Peñita e, antes de se juntar ao Rotary, iniciou um programa de bolsas de estudos chamado Changing Lives, que cobre as mensalidades escolares e fornece uniformes, suprimentos e transporte para os estudantes.
 
Além disso, Rotary Clubs dos Estados Unidos e México estão investindo na educação das crianças de Nayarit desde 2003, fornecendo bolsas de estudos, construindo bibliotecas e reformando escolas.
 
O impacto na região é notável.
 
“A combinação do nosso programa e a interação do Rotary ajudou a mudar o ambiente nas escolas e a maneira como as pessoas pensam sobre educação”, diz Mariana.
 
Carolina Gonzales Rivas é um exemplo do impacto da nossa organização. Graças ao programa de bolsas de estudos de Mariana, ela conseguiu terminar a escola e hoje está fazendo mestrado. Recentemente, ela se associou ao Rotary Club de Jaltemba-La Peñita.
 
“Ao apoiar a educação e dar aos estudantes uma perspectiva de vida e esperança para o futuro, o Rotary está ajudando a mudar o mundo”, diz Carolina.
 
O Rotary Club de Berkeley, EUA, junto com o Rotary Club Bahia de Jaltemba-La Peñita e outros clubes norte-americanos recentemente trabalharam no seu maior projeto: a reforma da La Preparatoria 20 de Noviembre,  uma escola de ensino médio no vilarejo de Las Varas. O projeto foi financiado através de um Subsídio Global da  Fundação Rotária e contribuições financeiras de seis distritos rotários em que 25 Rotary Clubs participantes se encontram.
 
Um total de 90 voluntários, incluindo os professores da escola e os estudantes e seus pais, ajudaram a reformar o prédio e a construir três laboratórios educacionais completos com equipamento novo e tecnologia que podem ser usados por estudantes e moradores locais.
 
Eduardo Dominguez, do Rotary Club de Bahía de Jaltemba-La Peñita, diz que uma das maiores recompensas desta iniciativa é saber que agora os estudantes têm uma oportunidade de fazer o nível superior.
 
“Há muitos jovens no México com potencial enorme e vontade de fazer a diferença no mundo”, diz Eduardo. “Os rotarianos estão dando a estes jovens oportunidades para se desenvolverem e causarem impacto positivo em suas comunidades.”
 
Por Daniela Garcia
Rotary News
26-Aug-2015
 
 
 
5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES

DESFILE 7 DE SETEMBRO - SOROCABA

No dia 7 de setembro acontecerá o tradicional desfile no Parque das Águas, Sorocaba. Há vários anos o Rotary tem participado do evento, e todos os companheiros e familiares do E-club Tropeiros estão convidados! O encontro dos rotarianos está marcado para 8:30h no local do evento. Esperamos a participação de todos!


CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de agosto.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

ECONOMIZE COM O PROGRAMA DE BENEFÍCIOS

Nossos associados podem agora usufruir de descontos em passagens aéreas, hotéis, restaurantes, entretenimento e muito mais através do Rotary Global Rewards, o nosso novo programa de benefícios. Qualquer pessoa pode ver as ofertas e descontos oferecidos, mas somente os rotarianos que possuem conta no Meu rotary podem desfrutar das promoções. Consulte a nossa página com frequência para ficar por dentro das novidades.Rotarianos podem desfrutar de descontos em viagens, hotéis, restaurantes, entretenimento e muito mais através de Rotary Global Rewards, um novo programa de benefício para membros começa em 1 de julho. Qualquer pessoa pode visualizar as ofertas, mas somente os rotarianos que entrar em suas contas do My Rotary podem resgatar os descontos. Ao longo do ano serão adicionados mais produtos e serviços de empresas ao redor do mundo.
 
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Gladston Della TerraA educação precisa ser assegurada a todos, independente do credo, sexo, gênero, condição social ou idade. Hoje muitos sofrem com a carência na área quer seja particular ou pública, mas os mais afetados são os que tem alguma deficiência física. “Talvez não haja um número suficiente de escolas e/ou profissionais especializados para atendê-los”.

    por Gladston Della Terra
    em 08/09/2015 22:13


  • Fabiano Almeida NegrãoEducar é trazer sentido a tudo que fazemos a todo o momento e conhecimento é único bem que ninguém pode tirar de uma pessoa!

    por Fabiano Almeida Negrão
    em 08/09/2015 13:15


  • Patrícia de Moura CaçãoPodemos e faremos algo sim! É imprescindível agir localmente. Já temos várias ideias de como pequenos projetos poderão fazer a diferença na vida desses jovens pois, a educação, de fato, é a base de tudo. Vamos fazer do nosso E-Club um ponto de partida para erradicarmos preconceitos e discriminações.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 07/09/2015 16:40


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroA educação é de fato a base de tudo, com educação conseguiremos eliminar todos os preconceitos e discriminações que atualmente estão tão presentes em nossa sociedade.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 07/09/2015 13:17


  • Francine de GóisFalar sobre educação é algo que me encanta e é por estas outras razões que sou educadora. A educação é a base de tudo e é por este caminho que alcançaremos grandes vitórias. E concordo com o Paulo... companheira Patricia e eu estamos pensando em algumas coisas bastante interessantes que envolvem o tema. Vamos pensar nisso sim Paulo.

    por Francine de Góis
    em 07/09/2015 13:13


  • Renato Augusto de CamposA educação é fundamental para a solução de diversos problemas em vários países e principalmente no nosso...

    por Renato Augusto de Campos
    em 06/09/2015 22:32


  • RINALDO LUIS FUSCOA Educação é a chave para o fim da pobreza! Muito bom que o Rotary, e nós como Rotarianos, trabalhemos para levar a Educação para os mais carentes.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 06/09/2015 21:42


  • José Antonio De MilitoGrande oportunidade, que já havíamos comentado, para o nosso e-clube atuar na área da educação. Temos condições de realizar um belo programa. O que acham??

    por José Antonio De Milito
    em 06/09/2015 11:40


  • o trabalho realizado por uma Mexicana em recuperação de alunos que se encontravam em situação difícil foi algo que me comoveu. cada vez mais me encanto pelo Rotary.

    por Joao Cruz Filho
    em 04/09/2015 10:54


  • Cesar Augusto LunardiEducação é a solução!!!

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 04/09/2015 08:36


  • Paulo Henrique Reis WancelottiEducação... imprescindível pro Brasil se tornar um país melhor, mais justo. Taí (mais) uma boa razão pro nosso clube preparar e implementar um projeto simples nessa área. Que tal?

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 04/09/2015 07:04


  • Fernanda da Silva PorcelA educação é a liberdade da alma. Se o povo fosse educado, muitos problemas sociais e de tolerância seriam eliminados. Vamos continuar lutando pela educação!

    por Fernanda da Silva Porcel
    em 03/09/2015 23:00


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info