Fóruns / Reuniões 2018-19 / Décima Terceira Reunião Ordinária – 21.02.2018


Décima Terceira Reunião Ordinária – 21.02.2018

1.    NOSSA REUNIÃO:

SEIS DICAS PARA RECRUTAR BONS CANDIDATOS AOS CENTROS ROTARY PELA PAZ

 

1.    Use sua rede de contatos
Utilize as conexões distritais, já que parceiros de projetos e organizações locais podem recomendar funcionários ou outros contatos como candidatos.

Considere recrutar candidatos não convencionais. Afinal, os bolsistas dos Centros Rotary têm grande diversidade profissional e cultural.

Se tiver um contato na universidade da sua cidade, peça que compartilhe com os candidatos as características que os estabelecimentos de ensino superior buscam nos estudantes.

 

2.    Seja sincero
Converse com os candidatos sobre suas experiências e motivações, e seja sincero quanto à sua adequação ao programa.
Além disso, tente determinar se estão prontos para estudar no exterior por um longo período, fazendo estas e outras perguntas:
– Como vocês irão lidar com a distância da família e dos amigos?
– Como vocês irão superar os desafios de uma cultura diferente?
– Como vocês se adaptarão ao ambiente acadêmico?

 

3.    Leia e aprimore as inscrições
É essencial que os candidatos incluam nas suas redações informações sobre metas pessoais, explicando porque a Bolsa Rotary pela Paz é ideal para eles e dizendo o que podem agregar à comunidade rotária.

Leia os currículos para determinar se estão claros e garantir que os candidatos tenham destacado experiências relevantes ao programa. Também aproveite para corrigir erros gramaticais.

 

4.    Trabalhe em equipe
Indique um presidente para a Subcomissão Distrital de Bolsas Rotary pela Paz, a qual pode ajudar a recrutar, orientar, entrevistar e endossar os candidatos.

Faça um rodízio das responsabilidades para que todos os integrantes conheçam os diferentes aspectos do processo.

 

5.    Seja consistente
Marque um dia ou semana para a entrevista e divulgue a data aos clubes e candidatos com antecedência. Finalize a lista de perguntas e defina um método padronizado para avaliar os candidatos.

Além disso, planeje maneiras de conduzir entrevistas à distância usando ferramentas como Skype ou Zoom.
Discuta a decisão da subcomissão logo após as entrevistas e notifique os candidatos assim que possível.

 

6.    Conecte os candidatos ao Rotary
Explique as expectativas para os bolsistas, como engajamento contínuo com clubes, o distrito ou o Rotary International.

Crie um elo entre os candidatos e um clube ou mentor rotariano para que se sintam envolvidos com a nossa organização.
Ensine os candidatos sobre o Rotary e seu impacto comunitário e internacional.

Para mais informações, acesse a página sobre ratificação de candidatos e faça o download da publicação Centros Rotary pela Paz – Guia para Rotarianos.


Fonte: Do Rotary International

Lembrando que, fevereiro é o mês da Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos. Saiba como o Rotary faz a diferença nessas áreas.
Acesse os links https://bit.ly/2kkk2rC e https://www.facebook.com/rotarybr/videos/290185855002090/



2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS

 


Os primeiros rotarianos (da esquerda para a direita):
Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram E. Shorey e Paul P. Harris.

 

No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club.

 

O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários.

 

Leia sobre cada um desses quatro rotarianos e também a respeito de Harry L. Ruggles, conhecido como "o quinto rotariano".

 

O fundador do Rotary, Paul Harris, nasceu em Wisconsin, EUA, no dia 19 de abril de 1868. Ele foi criado por seus avós paternos em Vermont e estudou na University of Vermont, em Princeton e na University of Iowa. Foi presidente do RI de 1910 a 1912, e associado do Rotary Club de Chicago até seu falecimento, em 27 de janeiro de 1947.

 

Loehr, um engenheiro de minas, nasceu em 18 de outubro de 1864 em Carlinville, EUA. Ele foi rotariano por apenas alguns anos, não tendo servido em nenhuma função no clube ou em âmbito internacional. No entanto, a primeira reunião do Rotary Club foi realizada em seu escritório, na sala 711 do Unity Building, no centro de Chicago. Ele faleceu em 23 de maio de 1918 em Chicago.

 

Rotariano por apenas alguns anos, Shorey serviu como secretário durante o primeiro ano do clube. Ele nasceu em Maine em agosto de 1862 e faleceu em março de 1944.

 

Schiele, um distribuidor de carvão, serviu como o primeiro presidente do clube, em 1905, e o terceiro tesoureiro do Rotary International, em 1945. Nascido em Terre Haute, EUA, em 1870, estudou na Terre Haute Business College e serviu no Exército durante a Guerra Hispano-Americana. Ele foi presidente da Schiele Coal Company de 1902 a 1939, ano em que se aposentou. Ele e Harris se tornaram grandes amigos e ambos moraram na zona sul de Chicago. Schiele morreu em 17 de dezembro de 1945 e foi enterrado próximo a Harris no cemitério Mount Hope.

 

Ruggles, nascido em Michigan, formou-se na Northwestern University em Evanston, EUA, e se associou ao Rotary Club de Chicago na segunda reunião. Ele serviu como tesoureiro durante seu primeiro ano, foi presidente de 1908 a 1919, e diretor do Rotary de 1912 a 1913. A introdução de músicas nas reuniões de clube é atribuída a ele. Sua gráfica, H.L. Ruggles & Co., imprimiu o primeiro exemplar da revista The National Rotarian e o primeiro livro de canções do Rotary. Ele morreu em 26 de outubro de 1959, sendo associado honorário de sete outros clubes além do Rotary Club de Chicago.


3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:

PESSOAS EM AÇÃO


Talvez você já tenha sentido que o nome do Rotary é familiar ao grande público, assim como os marcos rotários. No entanto, pesquisas realizadas em seis países pelo próprio Rotary International revelaram que apenas 35% das pessoas conheciam os programas da nossa organização e suas realizações. Por isso, é importante que a Família do Rotary se mobilize durante a Semana Pessoas em Ação, de 24 a 31 de março.

 

A ideia é que nesses dias os clubes publiquem nas redes sociais um anúncio da campanha Pessoas em Ação ou foto sobre um projeto relevante com a hashtag #PessoasEmAção.

 

Mostrar as realizações dos clubes é a tônica da Comunicação Global do Rotary International, expressa por meio da campanha Pessoas em Ação. A finalidade é ampliar a conscientização sobre o Rotary e atrair novos associados com vontade de fazer a diferença em suas comunidades.

 

Acesse rotary.org/brandcenter e descubra imagens, vídeos e anúncios para personalizar a história do seu clube nas redes sociais.


BOLSAS DE ESTUDOS


A Fundação Rotária tem três opções de financiamento de Bolsas de Estudos.

 

Via subsídios distritais – financiam bolsas para qualquer nível, duração, localidade e área de estudo, alinhados à missão da Fundação.

 

Via subsídios globais – bolsas de pós-graduação ou pesquisa de um a quatro anos, dentro das áreas de enfoque do Rotary. Para a bolsa, o patrocinador anfitrião (distrito ou clube do local onde os estudos serão realizados) não precisa perfazer o mínimo de 30% do financiamento.

 

Bolsas Rotary pela Paz – programa totalmente financiado pela Fundação Rotária, de mestrado ou de aperfeiçoamento profissional. As inscrições abrirão a partir de fevereiro. Busque candidatos no seu distrito e confira aqui 6 dicas de recrutamento de bolsistas.

 

Caso queira saber mais sobre alguma dessas oportunidades, consulte-nos em fr.brasil@rotary.org
Saiba um pouco mais sobre os bolsistas Rotary pela Paz. CLIQUE AQUI.



PIJ 2019

 


As vagas para o programa de Intercâmbio de Curta Duração, de 4 a 6 semanas, estão quase esgotadas: restam apenas 20.
As inscrições podem ser realizadas até as 23:59h do dia 20 de fevereiro e são direcionadas a jovens nascidos entre 2001 e 2003, sejam filhos de rotarianos ou não. Entretanto, devem ser moradores da região que engloba o Distrito 4620. Os jovens serão selecionados pelos Rotary Clubs. Portanto, clubes indiquem seus candidatos!

 

A classificação será por ordem de inscrição. Os primeiros a enviarem a inscrição (devidamente preenchida, assinada e com o comprovante de pagamento) serão os primeiros a escolher o destino.

 

A reunião de orientação e escolha de destino está agendada para o dia 24 de fevereiro.

 

Para mais informações, visite o site www.rotaryintercambios.com.br  ou entre em contato com o Apoio Administrativo, com Michele, pelo fone (15) 3221-8000.

 

Divulguem em seu clube, nas escolas, aos amigos e em sua comunidade!


50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

A pedido do governador Valdir Paezani, foi alterado o período para a realização da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620: 17 a 19 de maio de 2019, sem alteração do local do evento.


WEBINAR CONSTRUINDO CLUBES FORTES

O aumento do quadro associativo é um desafio para muitos clubes. Mas você e seu clube podem contribuir e muito com a expansão do Rotary no Brasil!

 

Saiba como por meio do webinar "Construindo Clubes Fortes – Oportunidades para realizar mudanças e dar mais dinamismo ao clube." O evento será realizado dia 12 de março, às 13h (horário de Brasília).
Inscreva-se já! >>> https://on.rotary.org/2E4wnZx


WEBINAR MEU DISTRITO

Não perca o webinar “Meu Distrito É A Inspiração”, promovido pelo Escritório do Rotary International no Brasil sobre o maior desafio entre os distritos brasileiros.
A apresentação será no dia 28 de fevereiro, às 16h, no horário de Brasília.
Para se inscrever, clique neste link  ► https://register.gotowebinar.com/register/909016136723721228
Caso não tenha disponibilidade, inscreva-se e receberá a gravação dois dias após o evento.


O PODER DO ROTARY

Juntos, transformamos grandes ideias em realidade. Este é o poder das nossas conexões. Nós somos Rotary. Somos Pessoas em Ação.
https://www.facebook.com/rotarybr/videos/237352683704403/



4.    AGENDA


É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.


REUNIÕES

 

Próximos eventos do E-Club:
. reunião presencial: 07 de abril – Hotel Dan Inn - Sorocaba /SP


5.    COMPANHEIRISMO



Felicidades à companheira Luiza Carvalho Fonseca Ernica,

que completa mais um ano de vida dia 17. Parabéns e muito sucesso!
 


Enviar Comentário
 

1

  • Alessandro Francelino Nogueira Presente.

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 05/03/2019 19:16


  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente.

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 28/02/2019 12:32


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 26/02/2019 14:18


  • Artur Roberto MandlPresente, parabens para todos pela Festa das nações.

    por Artur Roberto Mandl
    em 25/02/2019 22:25


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 25/02/2019 10:29


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 24/02/2019 19:46


  • Presente!!!

    por Carolina Costa Marques
    em 22/02/2019 17:27


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 22/02/2019 16:57


  • Daniele Cristiane MiguelA sugestão de nosso companheiro Capilla é ótima!!! ROTARY DAY! Ajudem-nos a fazer esse evento, estaremos tratando dos assuntos referentes ao Rotary Day em nosso grupo de WhatApp e queremos sua participação! FESTA ROTARY das NAÇÕES - dias 22, 23 e 24/2!!! Venha prestigiar esta celebração do Rotary! Conto com vocês companheiros! Sejam a Inspiração!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 22/02/2019 16:26


  • Presente!!

    por Cristina Sperandio Novaes
    em 22/02/2019 16:03


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 22/02/2019 13:01


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 22/02/2019 12:56


  • Adilson RochaPresente.

    por Adilson Rocha
    em 22/02/2019 12:20


  • Mauricio Adriano van MelisPresente

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 22/02/2019 12:02


  • José Antonio De MilitoPresente.

    por José Antonio De Milito
    em 22/02/2019 11:53


  • Therezinha HoltzPresente! Vamos lembrar que temos um Rotary Day em curso para ocorrer antes da Páscoa. Precisamos da colaboração de todos no sentido de sugerir atrações e de participação presencial nesse dia! Com certeza todos têm algo para oferecer!

    por Therezinha Holtz
    em 22/02/2019 11:38


  • Luiz Carlos Rossi CapillaCompanheiros, tenho visto somente comentários de elegoios. Calro que isso é muito importante mas gostaria de propor o seguinte: que tal se nós sugeríssimos temas para discussão e aproveitar este espaço. Por exemplo: os companheiros novos sconhecem os programas de Rotary? Sabem a diferença entre Programas de Rotary e da Fundação Rotaria? Com base nesse bate papo poderíamos convidar alguém para falar em uma de nossas reuniões presenciais. Fica a dica. Abraços a todos.

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 22/02/2019 11:26


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info