Fóruns / Reuniões 2018-19 / Décima Sexta Reunião Ordinária - 28.03.2019


Décima Sexta Reunião Ordinária - 28.03.2019

1.    NOSSA REUNIÃO:

A CONVIVÊNCIA NO ROTARY

 


Foto: Nicole De Khors


O Rotary Club significa a célula menor do grande organismo do Rotary International. Seus associados são representativos dos mais diversos segmentos da sociedade, sem distinção para a profissão, raça, idade, religião, política, situação econômica e espiritualidade. Dessa forma, os seres humanos que constituem um clube apresentam grande complexidade em suas atitudes, comportamentos, valores morais e éticos, conforme a personalidade de cada.

A maioria já traz em sua essência espiritual a admiração pela missão e objetivos do Rotary; outros se encantam e absorvem esses fundamentos, com o passar do tempo; e poucos ingressam por interesses pessoais a serem satisfeitos. Estes demoram pouco no clube, pois ser rotariano é um “estado de espírito”, iluminado pela claridade espiritual, que é a razão de ser do Rotary: “Dar de Si, antes de pensar em Si”.

Por causa dessa evasão dos “rotarianos de plantão”, penso eu, há dez anos o Rotary continua com 1,2 milhão de associados, embora tenha crescido o número de clubes, de distritos e ampliado a participação em países e regiões do mundo. O que merece destaque foi o crescimento da mulher no Rotary, nesse mesmo período (52,67%).

Mas, a convivência no Rotary, muito depende da noção do trabalho em equipe, como acontece em qualquer agrupamento de seres humanos. Exige muita habilidade, competência, compreensão e paciência podendo ser considerada como a mais importante arte encenada no palco da vida.

Os clubes devem ser constituídos de pessoas integradas, identificadas com um objetivo comum, em permanente relação de interdependência e complementação de apoios múltiplos.

Os clubes devem funcionar em equipe, a qual surgiu de estudos do francês Augusto Comte (1798-1857), quando projetou a visão holística (imagem única), ou seja, combinar e amalgamar as visões parciais, ou de conhecimentos específicos. Isso significa enxergar o mundo em que vivemos como um grande organismo. Segundo Aristóteles, “o todo é maior que o somatório das partes”.

O primeiro e grande passo do rotariano, para conviver em equipe, é conhecer a si próprio. Para tanto, necessário se torna mergulhar no seu próprio interior; desenvolver autocrítica de elevado nível; reconhecer suas potencialidades e limitações; ser dono de sua própria mente; e buscar, permanentemente, a metamorfose interior.

O segundo passo é saber identificar, absorver e aprender a lidar com os conflitos, existentes no clube, transformando-se em ações coletivas e inspiradoras. Entre as mais comuns: fazer com que as opiniões fiquem apenas no mundo das ideias; identificar entre os conflituosos aqueles que podem se chegar para os objetivos do clube; buscar transformar a arrogância em modéstia, simplicidade e valores espirituais; harmonizar situações contraditórias com sabedoria e bom senso; e fazer com que a equipe perceba os reais objetivos da corporação.

As consequências dos conflitos poderão ser construtivas ou destrutivas. Viver em equipe também exige que se saiba ou aprenda a aproveitar as consequências produtivas, entre elas: romper a monotonia da rotina; mobilizar energias latentes do grupo; dinamizar as ideias e posições dos componentes do grupo; contribuir para aguçar a percepção, o raciocínio e a imaginação dos companheiros; estimular a criatividade e inovação dos participantes; e incentivar as pessoas a agirem e tomar decisões.

Para se diminuir os efeitos dos conflitos e buscar o fortalecimento do clube, seus componentes devem: respeitar os parceiros, as hierarquias e se fazer respeitar; ter capacidade de ouvir; superar diversidades e divergências individuais; colocar os objetivos do clube acima de tudo; enxergar os parceiros de trabalho como amigos/companheiros; possuir muita habilidade no trato e exercitar a cooperação; ter espírito conciliador e harmonioso; possuir capacidade de relacionamento pessoal e profissional; demonstrar transparência em suas ações e comunicação; exercitar princípios éticos e morais; transmitir seus conhecimentos com simplicidade; buscar, permanentemente, bons resultados; respeitar as opiniões, observações e conhecimentos dos parceiros; contribuir com a integração e evolução da equipe; demonstrar disciplina, responsabilidade, compromisso e comprometimento; evitar disputas pessoais com os outros companheiros; adaptar-se à equipe e manter convivência saudável; possuir disposição para atingir metas; aproveitar as potencialidades dos parceiros; e colocar os interesses coletivos acima dos individuais.

É evidente que alcançar o ponto máximo de evolução de uma equipe dependerá de todos os componentes do clube, na busca permanente do respeito mútuo às competências e diferenças individuais, somando os conhecimentos distintos, através da exploração dos pontos positivos de cada membro.

Também muito importante para a evolução da equipe é a definição prévia e bastante clara do plano de trabalho a ser desenvolvido; elaboração de planejamento estratégico sistêmico, com objetivos claros a serem alcançados, as respectivas metas e análise dos resultados; das responsabilidades individuais de cada componente; da troca permanente de informações; da função do líder e suas competências; e do comprometimento e empenho coletivo de todos.

Ainda, cada componente do clube deverá buscar o seu desenvolvimento individual, aumentando, permanentemente, seus conhecimentos de Rotary, por meio dos inúmeros documentos já produzidos e disponibilizados, principalmente o Manual de Procedimentos do Rotary, bem como da leitura mensal da revista Brasil Rotário, na qual são divulgadas, além dos acontecimentos e informações rotárias, de modo geral, também apresenta artigos, pensamentos e orientações de diversos companheiros, de todo o nosso país.

A harmonia total é muito difícil, pois sempre haverá posicionamentos de alguns companheiros que, embora pertençam ao grupo de rotarianos, mas como ser humano, poderão sentir-se insatisfeitos ou desaprovar procedimentos dos companheiros. Mas isso acontece em qualquer família e, sendo o Rotary uma grande família, também tem seus percalços.

Por fim, cada membro deverá abandonar os interesses pessoais e pensar somente no todo; reduzir ao máximo a CEIVA (ciúme, egoísmo, inveja, vaidade e arrogância); e se conscientizar que “o todo é maior que o somatório das partes”.

* O autor é Jaime de Moura Ferreira, associado fundador do Rotary Club de Lauro de Freitas, BA (distrito 4550)




2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS



Criado na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados a esses clubes são chamados de rotarianos. Eles são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.

Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno estabelecidos pelo Rotary International. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.

Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (estes dados são de maio de 2018). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.

Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.




3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:


#ENDPOLIONOW


Falta muito pouco para o fim da pólio no mundo.
Faça como a atriz Kristen Bell. Divulgue, doe, participe! www.endpolio.org/pt


INSTA DO E-CLUB

 


 

Nossa atuação no aplicativo do Instagram está crescendo exponencialmente. Temos até o dia 28 de março um total de 837 seguidores, com apenas 29 publicações.

Por ser totalmente visual e por apresentar uma interação muito fácil, o Instagram é a rede social com maior engajamento no mundo. Seus usuários são fiéis e mais de 63% deles checam a plataforma todos os dias, chegando a gerar um engajamento até 4 vezes maior que o Facebook.

Ao usarmos o Facebook, atraímos novos associados e chamamos a atenção para potenciais parcerias e associações. Podemos também segui-los, curtir, comentar, interagir com esse público alvo e apresentar nossos serviços e projetos àqueles interessados em participar.

Entretanto, a interação dos associados do E-Club com os perfis no Instagram e Facebook está abaixo do esperado. “Quando nós, associados, curtimos, compartilhamos e divulgamos nossas postagens atingimos um público potencial muito grande. Muitas vezes, pessoas próximas, de nosso convívio, se interessam por nossas ações e se tornam parceiros e até mesmo procuram associar-se ao clube”, afirma Patrícia Moura, presidente da Comissão de Imagem Pública.





SEMANA PESSOAS EM AÇÃO

 

 

A família do Rotary é convidada a se mobilizar até 31 de março para publicar nas redes sociais um anúncio da campanha Pessoas Em Ação ou foto de algum projeto relevante de clube com a hashtag #PessoasEmAção em suas postagens. A finalidade dessa semana é ampliar a imagem pública da nossa organização e estimular potenciais associados.




ROTARY DAY

O E-Club Tropeiros está organizando um evento em Capela do Alto, no bairro Iperozinho, dia 12 de abril, a partir das 9h.

Serão realizados cortes de cabelos, aferição de pressão arterial, avaliação bucal com distribuição de material de higiene bucal, campeonato de skate, sorteios de brinquedos e livros, laboratório para confecção de ovos de páscoa, doação de mudas e muitas outras atividades para a comunidade.

Precisamos de voluntários para a organização e logística do evento. Interessados em participar, entrem em contato com as associadas Therezinha, Daniela e Carol, que estão à frente dos preparativos.   


50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

A pedido do governador Valdir Paezani, foi alterado o período para a realização da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620: 17 a 19 de maio de 2019, sem alteração do local do evento.



METAS 2019-20

Planejar o próximo ano do seu Rotary Club é essencial para que todos os companheiros tenham uma gestão de sucesso. Por esta razão, os clubes são incentivados a reportarem suas metas 2019-20 até o dia 15 de maio. Ao lançá-las no Rotary Club Central, o clube:

  • terá um planejamento eficaz de ações para o próximo ano;
  • permitirá que o governador assistente e o governador do seu distrito avaliem o clube e tracem um perfil de evolução dos últimos anos;
  • poderá qualificar-se para a Menção do Rotary 2019-20.


Visite o site rotary.org.br e veja os tutoriais sobre a inscrição de metas no Rotary Club Central.


SAÚDE MATERNAL

O Rotary proporciona assistência médica de alta qualidade a mães e filhos em condições vulneráveis para que possam viver mais e crescer mais fortes. Esta é apenas uma das nossas seis áreas de enfoque.

Saiba mais em https://on.rotary.org/2GRT065



CONVENÇÃO DO ROTARY

 


Participe da Convenção anual, que neste ano será em Hamburgo, na Alemanha. Mais informações em http://www.riconvention.org/pt



4.    AGENDA

 

É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.



REUNIÕES

Próximos eventos do E-Club:
. reunião presencial: 07 de abril – Hotel Dan Inn - Sorocaba /SP



5.    COMPANHEIRISMO

Felicidades e muito sucesso para a companheira Patrícia Moura, que comemora idade nova no dia 3 de abril.



Enviar Comentário
 

1

  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente!

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 02/05/2019 13:11


  • Jose Tadeu MatheusPresente

    por Jose Tadeu Matheus
    em 17/04/2019 07:45


  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 07/04/2019 17:48


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 07/04/2019 10:40


  • José Lázaro FerrazPresente

    por José Lázaro Ferraz
    em 06/04/2019 11:36


  • Adilson RochaPresente

    por Adilson Rocha
    em 05/04/2019 11:41


  • José Antonio De Militopresente

    por José Antonio De Milito
    em 05/04/2019 10:50


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 03/04/2019 23:30


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente!! Excelente conteúdo

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 03/04/2019 18:56


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente!

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 03/04/2019 15:39


  • Aline Heloá de SouzaPresente!

    por Aline Heloá de Souza
    em 03/04/2019 10:31


  • Therezinha HoltzPresente!

    por Therezinha Holtz
    em 03/04/2019 10:25


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 03/04/2019 09:28


  • Presente

    por Lauro Carvalho de Oliveira
    em 03/04/2019 09:07


  • Renato Antunes OliveiraPresente!

    por Renato Antunes Oliveira
    em 03/04/2019 00:59


  • Renato Augusto de CamposPresente.

    por Renato Augusto de Campos
    em 02/04/2019 21:22


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 02/04/2019 18:32


  • Alessandro Francelino Nogueira Presente!

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 02/04/2019 15:43


  • Daniele Cristiane MiguelÓtima reunião!!! Pessoal, temos reunião presencial no próximo domingo 07-04-2019!!! E-Club Rotary Day = 12-04-2019, vamos participar!!!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 02/04/2019 15:39


  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 02/04/2019 15:24


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info