Fóruns / Reuniões 2015-16 / Décima Sexta Reunião Ordinária - 05/11/15


Décima Sexta Reunião Ordinária - 05/11/15
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao Pavilhão Nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Generosidade

Caros(as) companheiros(as), existe uma frase que diz que "quando a gente olha só para o próprio umbigo, a única coisa que a gente vê é um buraco. É preciso erguer os olhos e ver além". Esta é uma frase que nos faz pensar sobre como queremos levar nossas vidas. Quem decide olhar além do próprio umbigo pode descobrir coisas ótimas.

Fazer o bem faz nos sentir ótimos, com uma sensação de organização interior, uma sensação de encaixe.

Há um ditado que diz: "As palavras convencem, mas o exemplo arrasta". Abram os olhos e vejam exemplos que você pode dar. Contem a todos as suas boas ações e convidem as pessoas a repeti-las, não para autopromoção, mas para contagiar os outros. Sejam um pequeno elo de uma grande corrente do BEM. Até o corpo vai sentir os efeitos destas boas ações.

Os 7 benefícios da generosidade

1- Acalma e traz bem estar: o ato de doar faz com que o cérebro envie sinais positivos para o corpo, deixando a gente em paz.

2-Melhora o ambiente profissional: toda vez que vc.é gentil e atencioso com um colega de trabalho, ganha pontos na equipe, sendo cada vez mais respeitado e admirrado pelos companheiros.

3- É transmissível! Segundo uma pesquisa na internet, quem recebe um presente virtual, mesmo que de uma pessoa desconhecida, tem mais vontade de…presentear os outros.

4- Estimula a liderança. Essa é uma das características de um líder nato, aquele que tem carisma e transmite confiança. E, se pudéssemos escolher, certamente preferiríamos ter chefes bons e generosos.

5- Combate o estresse. Quando estamos irritados ou sob pressão, o cérebro produz um hormônio chamado cortisona, justamente o danado que nos deixa em estado de alerta. Ao ajudar alguém, o corpo imediatamente começa a diminuir a produção de cortisona. E relaxa!

6- Pode ser ensinada. Quem aprende na infância a ser generoso, vira um adulto muito melhor! A molecada tem que ser incentivada a doar brinquedos, roupas, livros e outros artigos que não quer mais ou não usa mais – em bom estado de conservação, porque ninguém merece receber coisas quebradas, caindo aos pedaços, resgadas…No dia a dia, sempre que ganhar uma coisa nova, ensine a retirar uma mais antiga para doar.

7- Diminui a pressão alta. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, garantem que ser generoso diminui os batimentos cardíacos – uma das maneiras de baixar a pressão arterial.



SEJAMOS UM PRESENTE PARA O MUNDO ATRAVÉS DE NOSSOS EXEMPLOS!

 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA

TODOS OS ROTARIANOS, TODOS OS ANOS!
 
 
Novembro é o Mês da Fundação Rotária, e é sempre bom lembrarmos de que a nossa Fundação existe para fazer o bem.

O Rotary International, por não ser uma entidade filantrópica, utiliza-se da Fundação Rotária para implementar projetos humanitários de combate à pobreza e à fome, a melhoria das condições de saúde e educação e de proteção ao meio ambiente. 

Fundada em 1917 por Arch Klump a Fundação Rotária é o braço financeiro do Rotary.

Apesar da insistência e do já histórico pedido de contribuições à Fundação Rotária, a decisão é de cada um de nós, sócios dos nossos Rotary Clubs, e é totalmente voluntária. Ninguém em Rotary obriga alguém a contribuir com qualquer valor para a Fundação Rotária.

O convite Todos os Rotarianos, Todos os Anos, é um simples slogan, um lembrete, uma maneira de motivar os rotarianos e rotarianas do mundo a contribuírem. Contribuir é uma escolha individual.

Que a meta de 100 dólares anuais possa ser um compromisso de cada companheiro, cabendo aos clubes a transferência destes valores à Fundação Rotária.

Sabemos que em Rotary, temos companheiros de todos os níveis econômicos e por isso não nos obriga a sermos doadores.

Muitos poderão alegar que os custos de Rotary já são demasiadamente elevados, e mais este encargo, seria contraproducente porque aumentaria a evasão em nossos clubes.

De acordo com os níveis de contribuição, o retorno através da elaboração de projetos autossustentáveis, poderá beneficiar mais ou menos, as nossas comunidades. Os nossos projetos não podem ser simples doações a fundo perdidas.

Esperamos que a boa vontade, o bom senso e o desprendimento por parte dos companheiros os sensibilizem, de maneira que possamos sem sacrifícios maiores, oferecer a nossa contribuição pessoal à Fundação Rotária.

É fundamental que o amor do rotariano pela nossa Fundação Rotária, possa materializar-se através de doações individuais generosas. A realização de projetos relevantes, que venham a resolver definitivamente alguma necessidade das nossas comunidades, será o complemento.

Seja um doador consciente.

Fonte: Revista Brasil Rotário. Texto de: Airton Rigoni, associado ao Rotary Club de Foz do Iguaçu-Ponte, PR (D. 4640).

5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 

CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Data: 22 de NOVEMBRO de 2015
Local:  Grande Hotel Royal – Av. Rua Doutor Álvaro Soares, 451 - Centro, Sorocaba
Participantes: Todos os clubes do Distrito
CONVOCADOS: Presidentes 2015-16, Presidentes Eleitos 2016-17, Presidente da Comissão da Fundação Rotária, Membros da Comissão da Fundação Rotária, Novos Associados.

 

PROGRAMA

08h00 – Recepção e inscrição dos participantes. Café (Sala Maia).
08h30min até 08h45min – Sala Mairinque - Aprovação do Balanço e Demonstrativos de 2014-15 - Expositor: Governador 2010-11 José Carlos Miguel. Participantes: Presidentes 2015-16 (como Delegados dos Clubes).
Após, os participantes devem se dirigir à Sala de Plenárias para continuidade dos trabalhos.
08h45 – Sala Maylasky (Plenária) - Abertura dos trabalhos - Governador Seiko Goya.
08h50 – Logística dos Seminários – Governador 2004-05 Vanderlei da Silva Porcel (Instrutor Distrital).
09h00 – Apresentação do palestrante – Governador 2006-07 Valter Zamur.
 09h05 – Palestra sobre Pólio: estado atual e novos desafios, pelo Governador 2006-07 Marcelo Demétrio Haick, do D 4420, associado do RC de Santos-Praia, Coordenador Zonal da “End Polio Now”.
09h50 – Editais são instrumentos que orientam a participação efetiva dos Rotarianos em Subsídios -  Governador 2001-02 José Domingos Valarelli Rabello, presidente da Subcomissão de Subsídios.
10h05 – Sistema Share e a Disponibilidade do FDUC – Governador 2000-01 Luiz Paes de Camargo, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária.
10h15 – Distribuição dos participantes por salas de debate. INTERVALO.
10h30 até 11h45 – Sala Mairinque -  Expositor: Governador 2013-14 Wellington Noboru Hoshino. Moderador: Governador 2001-02 José Domingos Valarelli Rabello. Memorando de Entendimento – Qualificação de Clube: qualificação, responsabilidades, plano de gerenciamento financeiro, requisitos da conta bancária, relatório sobre o uso dos fundos do subsídio, arquivamento da documentação e denúncia de malversação de fundos. Participantes: Presidentes da Comissão da Fundação Rotária de Clube e seus membros.
10h30 até 11h45 – Sala  Maylasky ( Plenárias) – Expositores:
Companheira Sandra Regina Vieira de Campos - Bolsas de Estudos e Bolsas Pro Paz
Companheiro José Lázaro Ferraz – (Equipes de Formação Profissional)
Governador José Carlos Miguel - Reconhecimentos
Governador Vanderlei da Silva Porcel - Subsídios distritais e globais
Governador Luiz Paes de Camargo - Memorando de Entendimento e Qualificação de Clube
Presidentes e presidentes eleitos: Assinatura do Memorando de Entendimento (MDE). Solução de dúvidas dos participantes -
Participantes: Todos, exceto os da Sala Maia.
11h50 – Todos os participantes na Sala Maylasky (Plenária).
Apresentação do palestrante pela Governadora Maria José Duarte Goya 
11h55 - Palestra sobre “Arrecadar e distribuir recursos – Utilidade e Sustentabilidade do FDUC (Fundo Distrital de Utilização Controlada) e demais fundos”, pelo Governador 2007-08 Valério Delamanha, D 4590, associado do RC de Jundiaí, Assistente de Coordenador Regional da Fundação Rotária.
12h35Avaliação pelo Instrutor Distrital. Estatísticas do evento, pelo Secretário Osmir Torres.
12h45 – Palavras do Governador Seiko Goya. Encerramento
12h55 – Foto oficial
13h00 – ALMOÇO. Retorno dos participantes.

 

PANETONE DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Caros companheiros que adiquiriram os panetones, favor depositar os valores referente a suas compras na mesma conta corrente em que fazemos os depósitos da mensalidade.
 
Ao efeutar o depósito, favor enviar o comprovante por e-mail para nossa tesoureira Daniele (daniele@vemarbrasil.com.br) e para a presidente Fernanda (ferporcel@gmail.com).
 
AINDA NÃO RECEBEMOS NENHUMA CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO!
 
Relembro que o valor unitário é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), e deste valor R$ 12,00 (doze reais) serão depositados à Fundação Rotária em nome do comprador.

Os panetones estarão disponóveis para retirada no Seminário da Fundação Rotária e poderemos combinar caso a caso como faremos as entregas.
 
 
REUNIÃO PRESENCIAL
 
Se alguém ainda não sabe, as companheiras Sandra e Élcia estão se mobilizando para realizar nossa segunda reunião presencial, de confraternização de fim de ano.
 
Para tanto, pedimos na reunião passada que fossem deixados nos comentários a melhor data para o encontro.
 
A apuração dos comentários confirmou como melhor data o dia 06/12. Quando tivermos maiores informações sobre o evento, divulgaremos a todos!
 

CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de outubro.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

FRAQUEZA DA ECONOMIA MUNDIAL DIMINUI RETORNO DOS NOSSOS INVESTIMENTOS
 
Durante a reunião de outubro do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, a Comissão de Investimentos informou que a performance do nosso portfólio ficou abaixo do esperado devido principalmente ao retorno negativo de commodities e dos mercados emergentes.
 
No ano fiscal de 2015, findo em 30 de junho, o Fundo Anual (com exceção da reserva operacional) registrou perda de 0,2% e o Fundo Geral teve queda de 2,8%. O Fundo Pólio Plus e o Fundo de Dotação tiveram ganhos mínimos, respectivamente de 0,7% e 0,5%.
 
Para o trimestre mais recente, prevemos retorno negativo para o Fundo Anual, Fundo de Dotação e Fundo Geral do RI por causa do impacto nos mercados financeiros derivado da desaceleração da economia chinesa. A exceção é o Fundo Pólio Plus, que deve registrar retorno ligeiramente positivo no trimestre.
 
Apesar destes últimos resultados que deixaram a desejar, os fundos do Rotary têm tido bom desempenho a longo prazo. Quase todas as perdas atuais não foram realizadas e a Fundação Rotária dispõe de recursos suficientes para cobrir as despesas operacionais, mesmo que tenha que sacar do Fundo Geral do RI para atender às suas necessidades de capital de giro.

 

 Fonte: Rotary News 14-Oct-2015

CONFERÊNCIA DISTRITAL

 
 
 
OS INTERESSADOS EM FAZER SUAS RESERVAS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A PRESIDENTE FERNANDA!
 
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Wagner Rodrigues PontesReunião com temas atuais e constantes como a generosidade, pensamentos de Nelson Mandela e sua associação com o lema atual do ano rotário, "Seja um presente para o mundo". Também o alerta sobre o mês da fundação rotária e o pagamento dos panetones que deixarão R$12,00 registrados em nome do doador como doação para a fundação rotária.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 17/11/2015 23:03


  • Wagner Rodrigues PontesAssunto bem apropriado para o tema deste ano rotário, pois o vídeo mostra a razão de fazer a generosidade para gerar atos mais humanizados para com seu próximo. Parabéns e boa semana a todos!

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 17/11/2015 22:29


  • José Antonio De MilitoÓtima reunião. Temas importantes sendo desenvolvidos a cada reunião confirmam a qualidade. Boa semana a todos.

    por José Antonio De Milito
    em 09/11/2015 17:35


  • Daniele Cristiane MiguelÓtima reunião, tema muito bem desenvolvido!!! Ótima semana a todos.

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 09/11/2015 08:47


  • RINALDO LUIS FUSCOGenerosidade = "Dar de si sem pensar em si" Tenham uma ótima semana, Companheiros.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 08/11/2015 18:30


  • Patrícia de Moura CaçãoUm pequeno gesto, por mais simples que seja, muda a visão de mundo de uma pessoa. É por essa razão que me associei ao Rotary. Nossas ações afetam - e mudam para sempre - a vida de milhares de pessoas. Ótimo conteúdo! Boa semana à todos.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 08/11/2015 14:50


  • Francine de GóisGenerosidade nos transmite os 7 pontos mencionados e também a satisfação de sabermos que estamos contribuindo para a transformação desta juventude. Sejamos sim um presente para o mundo, assim como formadores de opinião. Ótima semana a todos.

    por Francine de Góis
    em 08/11/2015 14:12


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroÓtimo tema... boa semana a todos.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 08/11/2015 14:03


  • Renato Augusto de CamposÓtima reunião. O tema abordado é de extrema importância aos dias atuais. Eu tenho pkena certeza de que o egoísmo está destruindo a humanidade. A generosidade é vumas das curas possíveis. Uma ótima semana a todos!

    por Renato Augusto de Campos
    em 07/11/2015 20:13


  • Cesar Augusto LunardiExcelente conteudo...

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 06/11/2015 05:35


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info