Fóruns / Reuniões 2015-16 / Décima Sétima Reunião Ordinária - 12/11/15


Décima Sétima Reunião Ordinária - 12/11/15
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao Pavilhão Nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Fundação Rotária

Prezados(as) rotarianos(as), novembro é considerado o mês da Fundação Rotária. Muitos perguntam, o que é a Fundação Rotária? O que ela faz? Quem são os beneficiados?
 
É uma instituição filantrópica, idealizada em 1917 pelo Presidente 1916-17 do Rotary lnternational (RI), Arch C. Klumph, e organizada no Estado de lllinois, EUA, sob o termo de uma declaração de fideicomisso, adotado pelo Conselho Diretor do RI e pelos fideicomissários, no ano de 1931. Em 1938, ficou estabelecida como uma corporação sem fins lucrativos. 
 
O objetivo da Fundação Rotária é incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda a contribuir para a paz e a compreensão mundial, por meio de programas internacionais de cunho igualmente humanitário e educativo. 
 
Os fundos internacionais para os Programas Humanitários da Fundação subsidiam clubes e distritos na ajuda da melhoria da qualidade de vida com assistência médica, água, comida, educação e outras necessidades essenciais em países em desenvolvimento. Um dos maiores Programas de Ajuda Humanitária é a Pólio Plus, que está erradicando do mundo o vírus da pólio. Através de seus programas a Fundação subsidia mais de 1200 estudantes a cada ano. As subvenções também premiam professores universitários que ensinam em países em desenvolvimento assim como troca de informações profissionais. Antigos participantes dos programas da Fundação tem a oportunidade de continuar sua afiliação com o Rotary através da Fundação Alumni. 
 
É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos, para que ela tenha condições de continuar seus programas educacionais e benemerentes e bem assim expandi-los. 
 
Durante esse mês compete aos Rotary Clubes dedicar pelo menos um programa à Fundação Rotária, apresentando sugestões para projetos compatíveis com o seu objetivo. O Mês da Fundação Rotária deve ser divulgado por todos os meios apropriados de comunicação.

IDEALIZADOR DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
Arch C. Klumph, um rotariano, que iniciou sua trajetória rotária em dezembro de 1910, como sócio fundador do 18º Rotary Club fundado no mundo, o Rotary Club de Cleveland, Ohio, Estados Unidos. Foi um brilhante presidente de clube, em 1912-13, com uma gestão que ficou evidenciada por anos, pela maneira como conduzia as reuniões e pelas suas realizações. Em seu discurso na transmissão do cargo, falou da importância de um fundo de reservas, no clube, para concretizar, mais e melhor, os projetos em benefício da comunidade. Foi diretor em 1914-15; presidiu uma comissão encarregada de escrever os novos estatutos de RI; foi responsável pelo documento que estabeleceu o modelo de divisão distrital; criou o cargo de governador de distrito e a Conferência Distrital anual; escreveu, também, os estatutos prescritos e o regimento interno, recomendados para todos os Rotary Clubes, adotados em 1915. Foi o 6º presidente do Rotary International, em 1916-17, quando ainda era conhecida a nossa organização por International Association of Rotary Clubes. Na Convenção Internacional de 1917, da sua gestão presidencial, realizada em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, propôs - e foi aprovada - a criação de um Fundo de Dotações, sendo a primeira doação de U$26,50, feita pelo Rotary Club de Kansas City. Em 1928, na Convenção de Minneapolis - Minnesota, Estados Unidos, o Fundo de Dotações teve o seu nome mudado para Fundação Rotária. Foi assim que surgiu a Fundação Rotária.
 
Por inspiração e pelo trabalho de Arch Klumph, que dizia: 
 
"A finalidade da Fundação Rotária não é construir monumentos de tijolos e pedras. Se trabalharmos com mármore, este perecerá; se trabalharmos com cobre, o tempo o deteriorará; se erigirmos templos, estes cairão em ruínas. Mas se trabalharmos com mentes imortais, se as imbuirmos do verdadeiro significado do espírito do Rotary, como está expresso no nosso Objetivo, estaremos gravando, eternamente, algo que enobrecerá toda a humanidade." 
 
A vida rotária de Arch Klumph terminou a 3 de junho de 1951, com a sua morte. Sua obra, contudo, está aí. Elogiada e aplaudida por todos.

ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
A Fundação Rotária é administrada por 14 curadores que, com a aprovação do Conselho Diretor do Rotary Internacional, são nomeados pelo Presidente. Ditos treze curadores representam as seis regiões do mundo rotário. Quatro curadores são ex-presidentes de R.I., outros, são rotarianos nomeados devido à sua experiência em finanças ou em Setores da Fundação Rotária. Os curadores desempenham suas funções independentemente de remuneração. O mandato dos curadores é de quatro (4) anos.

MANUTENÇÃO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
A Fundação Rotária é mantida pelas contribuições voluntárias de Rotary Clubes, rotarianos e outros. Uma das formas de contribuições, a mais importante delas são os títulos de Companheiro ou Contribuinte Paul Harris, destinados à pessoa - homem, mulher ou criança que contribuam, ou em nome da qual contribuíram, com US$ 1.000 para a Fundação Rotária, de uma só vez ou parcelamento. É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos a ela, para que tenha condições de continuar seus programas e expandi-los.
 
 
PROGRAMAS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
O conselho diretor do RI e o Conselho de curadores da Fundação aprovaram, como meios eficazes para promover o objetivo da Fundação Rotária, alguns programas divididos basicamente em duas áreas: Programas Educacionais e Programas Humanitários.
 
- Bolsas Educacionais 
- Centros Rotary de Estudos Internacionais 
- Subsídios Rotary para Professores Universitários 
- Subsídios Distritais Simplificados 
- Subsídios Individuais 
- Subsídios "Saúde, Fome e Humanidade" (3-H) 
- Recuperação em caso de catástrofes 
- Pólio Plus 
- Subsídios Pólio Plus
 
Extraído do site: http://www.rotary4540.com.br/FundacaoRotaria/Historia#/



 

4) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 

CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Data: 22 de NOVEMBRO de 2015
Local:  Grande Hotel Royal – Av. Rua Doutor Álvaro Soares, 451 - Centro, Sorocaba
Participantes: Todos os clubes do Distrito
CONVOCADOS: Presidentes 2015-16, Presidentes Eleitos 2016-17, Presidente da Comissão da Fundação Rotária, Membros da Comissão da Fundação Rotária, Novos Associados.

 

PROGRAMA

08h00 – Recepção e inscrição dos participantes. Café (Sala Maia).
08h30min até 08h45min – Sala Mairinque - Aprovação do Balanço e Demonstrativos de 2014-15 - Expositor: Governador 2010-11 José Carlos Miguel. Participantes: Presidentes 2015-16 (como Delegados dos Clubes).
Após, os participantes devem se dirigir à Sala de Plenárias para continuidade dos trabalhos.
08h45 – Sala Maylasky (Plenária) - Abertura dos trabalhos - Governador Seiko Goya.
08h50 – Logística dos Seminários – Governador 2004-05 Vanderlei da Silva Porcel (Instrutor Distrital).
09h00 – Apresentação do palestrante – Governador 2006-07 Valter Zamur.
 09h05 – Palestra sobre Pólio: estado atual e novos desafios, pelo Governador 2006-07 Marcelo Demétrio Haick, do D 4420, associado do RC de Santos-Praia, Coordenador Zonal da “End Polio Now”.
09h50 – Editais são instrumentos que orientam a participação efetiva dos Rotarianos em Subsídios -  Governador 2001-02 José Domingos Valarelli Rabello, presidente da Subcomissão de Subsídios.
10h05 – Sistema Share e a Disponibilidade do FDUC – Governador 2000-01 Luiz Paes de Camargo, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária.
10h15 – Distribuição dos participantes por salas de debate. INTERVALO.
10h30 até 11h45 – Sala Mairinque -  Expositor: Governador 2013-14 Wellington Noboru Hoshino. Moderador: Governador 2001-02 José Domingos Valarelli Rabello. Memorando de Entendimento – Qualificação de Clube: qualificação, responsabilidades, plano de gerenciamento financeiro, requisitos da conta bancária, relatório sobre o uso dos fundos do subsídio, arquivamento da documentação e denúncia de malversação de fundos. Participantes: Presidentes da Comissão da Fundação Rotária de Clube e seus membros.
10h30 até 11h45 – Sala  Maylasky ( Plenárias) – Expositores:
Companheira Sandra Regina Vieira de Campos - Bolsas de Estudos e Bolsas Pro Paz
Companheiro José Lázaro Ferraz – (Equipes de Formação Profissional)
Governador José Carlos Miguel - Reconhecimentos
Governador Vanderlei da Silva Porcel - Subsídios distritais e globais
Governador Luiz Paes de Camargo - Memorando de Entendimento e Qualificação de Clube
Presidentes e presidentes eleitos: Assinatura do Memorando de Entendimento (MDE). Solução de dúvidas dos participantes -
Participantes: Todos, exceto os da Sala Maia.
11h50 – Todos os participantes na Sala Maylasky (Plenária).
Apresentação do palestrante pela Governadora Maria José Duarte Goya 
11h55 - Palestra sobre “Arrecadar e distribuir recursos – Utilidade e Sustentabilidade do FDUC (Fundo Distrital de Utilização Controlada) e demais fundos”, pelo Governador 2007-08 Valério Delamanha, D 4590, associado do RC de Jundiaí, Assistente de Coordenador Regional da Fundação Rotária.
12h35 – Avaliação pelo Instrutor Distrital. Estatísticas do evento, pelo Secretário Osmir Torres.
12h45 – Palavras do Governador Seiko Goya. Encerramento
12h55 – Foto oficial
13h00 – ALMOÇO. Retorno dos participantes.

 

PANETONE DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Caros companheiros que adiquiriram os panetones, favor depositar os valores referente a suas compras na mesma conta corrente em que fazemos os depósitos da mensalidade.
 
Ao efeutar o depósito, favor enviar o comprovante por e-mail para nossa tesoureira Daniele (daniele@vemarbrasil.com.br) e para a presidente Fernanda (ferporcel@gmail.com).
 
AINDA NÃO RECEBEMOS NENHUMA CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO!
 
Relembro que o valor unitário é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), e deste valor R$ 12,00 (doze reais) serão depositados à Fundação Rotária em nome do comprador.

Os panetones estarão disponóveis para retirada no Seminário da Fundação Rotária e poderemos combinar caso a caso como faremos as entregas.
 
 
REUNIÃO PRESENCIAL
 
Se alguém ainda não sabe, as companheiras Sandra e Élcia estão se mobilizando para realizar nossa segunda reunião presencial, de confraternização de fim de ano.
 
Para tanto, pedimos na reunião passada que fossem deixados nos comentários a melhor data para o encontro.
 
A apuração dos comentários confirmou como melhor data o dia 06/12. Quando tivermos maiores informações sobre o evento, divulgaremos a todos!
 

CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de outubro.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

FRAQUEZA DA ECONOMIA MUNDIAL DIMINUI RETORNO DOS NOSSOS INVESTIMENTOS
 
Durante a reunião de outubro do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, a Comissão de Investimentos informou que a performance do nosso portfólio ficou abaixo do esperado devido principalmente ao retorno negativo de commodities e dos mercados emergentes.
 
No ano fiscal de 2015, findo em 30 de junho, o Fundo Anual (com exceção da reserva operacional) registrou perda de 0,2% e o Fundo Geral teve queda de 2,8%. O Fundo Pólio Plus e o Fundo de Dotação tiveram ganhos mínimos, respectivamente de 0,7% e 0,5%.
 
Para o trimestre mais recente, prevemos retorno negativo para o Fundo Anual, Fundo de Dotação e Fundo Geral do RI por causa do impacto nos mercados financeiros derivado da desaceleração da economia chinesa. A exceção é o Fundo Pólio Plus, que deve registrar retorno ligeiramente positivo no trimestre.
 
Apesar destes últimos resultados que deixaram a desejar, os fundos do Rotary têm tido bom desempenho a longo prazo. Quase todas as perdas atuais não foram realizadas e a Fundação Rotária dispõe de recursos suficientes para cobrir as despesas operacionais, mesmo que tenha que sacar do Fundo Geral do RI para atender às suas necessidades de capital de giro.

 

 Fonte: Rotary News 14-Oct-2015

CONFERÊNCIA DISTRITAL

 
 
 
OS INTERESSADOS EM FAZER SUAS RESERVAS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A PRESIDENTE FERNANDA!
 
 
5) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Wagner Rodrigues PontesO Arch, que foi o idealizador não só da Fundação Rotária, mas também da implantação do regime de governadoria e regimentos que foram o alicerce para o RI que conhecemos hoje, deixou um belo exemplo e legado para nós e o mundo. Gostei muito de sua história e da história da Fundação Rotária, assim como das menções sobre suas obras que se tornaram pilares do Rotary até os dias atuais, visto os elogios mencionados que recebem até os dias atuais. Grande abraço! Desejamos um Santo Natal a todos!

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 14/12/2015 22:32


  • Wagner Rodrigues PontesO Arch, idealizador não só da Fundação Rotária, mas também da governadoria e regimentos que deram alicerce para o RI que conhecemos hoje, deixou um belo exemplo para nós. Gostei muito de sua história e da história da Fundação, assim como das menções sobre suas obras que se tornaram pilares do Rotary até os dias atuais, visto os elogios mencionados. Grande abraço.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 14/12/2015 22:27


  • Bom aprender um pouco mais sobre a fundação rotária e os projetos envolvidos.

    por Andrei Rafael Aliaga
    em 23/11/2015 22:26


  • RINALDO LUIS FUSCOMuito bom conhecer um pouco mais da Fundação Rotaria, que tanto ajuda os necessitados ao redor do Mundo. Saudações e ótima semana à todos!!!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 15/11/2015 18:42


  • Patrícia de Moura CaçãoÓtimo conteúdo! Informações preciosas para quem está aprendendo sobre a organização. Não vejo a hora de encontrá-los na reunião presencial de confraternização de fim de ano!! Abraços e boa semana!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 15/11/2015 17:30


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroTambém considero este tema de reunião bastante produtivo. Parabéns pela escolha. PS: Neste final de semana Francine e eu estaremos trabalhando e devido a isso não poderemos ir ao seminário distrital. Boa semana a todos.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 15/11/2015 14:04


  • Francine de GóisInformações como estas são de extrema importância, ainda mais para novos membros como eu. Ótima proposta!!!!

    por Francine de Góis
    em 15/11/2015 11:37


  • José Antonio De MilitoBela Reunião, cada vez mais aprendendo sobre Rotary.

    por José Antonio De Milito
    em 14/11/2015 17:52


  • Daniele Cristiane MiguelMuito bom!!! Ótimo saber como as coisas começaram e entender a história do Rotary. Ótima reunião.

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 13/11/2015 08:41


  • Cesar Augusto LunardiBrilhante reunião!! Parabéns

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 13/11/2015 05:33


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info