Fóruns / Reuniões 2014-15 / Décima Segunda Reunião Ordinária - 21/05/15


Décima Segunda Reunião Ordinária - 21/05/15
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem vindos a nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Modelo de Organizações Internacionais

Prezados(as) companheiros(as), gostaria de apresentar-lhes esta proposta muito interessante de desenvolvimento das Novas Gerações e de promoção da paz mundial: o modelo de organizações internacionais.

Um modelo de organizações internacionais é a simulação, geralmente anual com duração média de cinco dias, realizada por estudantes secundários ou universitários, de organismos das Nações Unidas ou de outras organizações internacionais, como a OEA, Organização dos Estados Americanos.

As primeiras simulações de organismos internacionais datam da década de 1920, ainda pela Liga das Nações como Model League of Nations. Após o surgimento da ONU, tornou-se uma prática comum tanto em escolas secundaristas quanto em universidades, primeiramente nos Estados Unidos e Europa, gradualmente sendo adotado em outras regiões do mundo. Os primeiros modelos das Nações Unidas a surgir foram o National Model United Nations, em Nova Iorque, e oHarvard National Model United Nations, em Boston. Ambas têm antecedentes na década de 20 como simulações da Liga das Nações.
 
O primeiro modelo das Nações Unidas realizado no Brasil foi o AMUN - Americas Model United Nations, organizado pelos alunos do curso de relações internacionais da Universidade de Brasília em 1998, na cidade de Brasília.
 
Outros modelos foram organizados em diversas localidades, a partir do momento em que os cursos de graduação em relações internacionais, criados em sua maioria na segunda metade da década de 1990, se firmavam no cenário acadêmico brasileiro. 

O Modelo oferece ao estudante a possibilidade de participar de simulações de diversos órgãos das Nações Unidas, como "diplomatas" dos países-membros da comunidade internacional. Informações quanto à política externa e às peculiaridades culturais do país representado dimensionam o conhecimento dos jovens quanto a variados temas de interesse mundial, como Desarmamento e Desenvolvimento, Sustentabilidade, Transgênicos, Recursos Hídricos, Refugiados, Direitos Humanos, Saúde Mundial, Terrorismo, entre outros.
 
Em seu ambiente de trabalho o Modelo proporciona ao jovem o desenvolvimento das habilidades de negociação diplomática, em equipe, retórica e oratória e do espírito de prontidão para tomada de decisões, em pesquisa, debates e preparação de relatórios. Ele também possibilita a inserção do adolescente em um mundo globalizado, ampliando sua consciência crítica  e a tolerãncia em relação aos grandes desafios de ãmbito mundial, dimensionando os conhecimentos formais adquiridos na educação formal.

O vídeo a seguir mostra como o modelo funciona:


4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA: Áreas de Enfoque: Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos
 

 

5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE AGASALHOS E COBERTORES

Parabéns às companheiras Francine e Patrícia pelas arrecadações! São mais de 200 peças já coletadas pelo e-club!

A alternativa de adquirir cobertores novos para doação continua em aberto por R$ 10,00 e R$ 15,00.

Os interessados em doar uma quantia em dinheiro para a aquisição dos cobertores devem entrar em contato com o companheiro Renato ou a presidente Fernanda.

 

 

CHAMADA PARA NOVOS PROJETOS

As comissões de Serviços Humanitários e Novas Gerações estão buscando projetos para serem desenvolvidos pelo nosso clube. Todos estão convidados a contribuir com ideias!

Os projetos devem ser apresentados por e-mail (eclub-tropeiros@googlegroups.com) uma descrição resumida do projeto, indicando público/entidade atendido(a), valor estimado, e outras informações relevantes até o dia 30/05/15.

Aqueles que quiserem discutir suas ideias antes de colocar no papel, somos todos ouvido! Encaminhem as ideias ao grupo e vamos discutir!

 

46a. CONFERÊNCIA DISTRITAL
 
DATA: 28 a 31 de maio de 2015
LOCAL: Vacance Hotel - Águas de Lindóia

(PROGRAMA NO ANEXO DA REUNIÃO)


ROTARY E SHELTERBOX SE MOBILIZAM NA AJUDA ÀS VÍTIMAS DO TERREMOTO NO NEPAL
 
Suprimentos, missões assistenciais e ajuda internacional estão chegando no Nepal após a ocorrência do terremoto que atingiu a nação no dia 25 de abril, matando mais de 4.000 pessoas e ferindo milhares. O sismo de magnitude 7,8, foi o mais devastador do país em mais de 80 anos. Segundo o governo, oito milhões de pessoas foram afetadas, incluindo 1,4 milhão em necessidade urgente de alimentos.
 
"Rotarianos do mundo todo estão expressando seus sentimentos pelo rastro de destruição deixado pelo tremor no Nepal", disse o presidente do RI Gary Huang. "Ao mesmo tempo em que lamentamos tantas mortes e sofrimento, nós, aqui no Rotary, estamos ao lado das agências especializadas fornecendo assistência aos sobreviventes e nos posicionando para auxiliar na recuperação e reconstrução das áreas destruídas."
 
O distrito rotário nepalês 3292 abriu uma conta especial em favor das vítimas das regiões mais atingidas. O dinheiro recebido servirá para comprar alimentos, água, remédios e providenciar abrigo. Quem quiser ajudar deve contatar o governador Rabindra Kumar Piya.
 
A nossa parceira ShelterBox está enviando uma equipe para o Nepal a fim de determinar as necessidades mais urgentes. Por causa de catástrofes que aconteceram previamente no país, a Shelterbox já dispõe de barracas e utensílios prontos para uso local.
 
 
Fonte: Rotary News

 


6) ENCERRAMENTO
 
 
 
Agradecemos a participação em mais uma reunião virtual! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 

1

+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info