Fóruns / Reuniões 2015-16 / Décima Segunda Reunião Ordinária - 08/10/15


Décima Segunda Reunião Ordinária - 08/10/15
1) ABERTURA
 
Prezados(as) Companheiros(as) do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados. Sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Desenvolvimento Econômico e Comunitário

Caros(as) companheiros(as), o mês de outubro em Rotary é dedicado ao desenvolvimento econômnico e comunitário. Para conhecermos mais sobre o assunto, compartilho um texto do Diretor de RI 2015-17 José Ubiracy Silva sobre o tema:

"Há mais de 110 anos, rotarianos de todos os continentes, culturas e campos de trabalho têm se reunido para agir em suas comunidades e em todo o mundo. Com o compromisso de alcançar uma mudança duradoura, nós trabalhamos juntos para capacitar jovens, melhorar a saúde, promover a paz e trabalhar em prol do progresso comunitário. Com base nas diversas formas pelas quais os rotarianos têm servido, o Rotary concentrou-se em seis áreas que refletem as necessidades mais críticas e abrangentes da humanidade:
 
·         Paz e prevenção/resolução de conflitos
·         Prevenção e tratamento de doenças
·         Recursos hídricos e saneamento
·         Saúde materno-infantil
·         Educação básica e alfabetização
·         Desenvolvimento econômico e comunitário.
 
Rotarianos planejando projetos humanitários devem considerar oportunidades para implementar atividades inovadoras nestas áreas.
 
Neste mês de outubro, pretendo que os rotarianos conheçam ações que podem contribuir para melhorar as condições sociais de milhares de pessoas de nossas comunidades por meio de projetos apoiados pela Fundação Rotária, que irão contribuir para o desenvolvimento econômico e comunitário das populações carentes. Que darão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, contribuindo para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.
 
O Rotary apoia investimentos para o estabelecimento de avanços mensuráveis e duradouros nas vidas de pessoas e nas comunidades. A Fundação Rotária capacita os rotarianos a atuarem em desenvolvimento econômico e comunitário através de investimentos no futuro das pessoas, criando melhorias sustentáveis, mensuráveis e duradouras em suas vidas e em comunidades ao:
 
1.    Capacitar empresários, líderes comunitários, organizações locais e redes comunitárias para que promovam desenvolvimento econômico em comunidades carentes;
2.    Desenvolver oportunidades de trabalho produtivo;
3.    Reduzir a pobreza nas comunidades;
4.    Apoiar estudos ligados a desenvolvimento econômico e comunitário.
 
Não esqueça: Rotary é formado por líderes de diversos continentes, culturas e áreas de atuação, que se unem e entram em ação para ajudar comunidades em todo o mundo."

Que a dica do Diretor José Ubiracy Silva possa nos fazer refletir para que possamos a cada dia construir melhor nossa identidade rotária. E ainda nessa temática, trago um vídeo com um exemplo de projeto na área:
 
 
 
 
 
 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA
 
ROTARY E SHELTERBOX JUNTOS NO APOIO A REFUGIADOS SÍRIOS

Mais de 6.000 pessoas têm deixado a Síria diariamente, país assolado pela guerra desde 2011. Até setembro, o número de refugiados era mais de 4,1 milhões, e o número de deslocados internos, 7,6 milhões.
 
“O apuro dos refugiados sírios impõe um teste decisivo à compaixão mundial”, disse o secretário-geral do Rotary, John Hewko. “Rotarianos do mundo inteiro estão alarmados com a crise dos refugiados da Síria e de outras partes do mundo." A crise atual foi descrita pelas Nações Unidas como a pior em muitas décadas.
 
“Estamos acompanhando a situação de perto”, continuou Hewko. “Os rotarianos querem aliviar o sofrimento vivido por essas pessoas. Eles farão como seus antecessores têm feito há mais de 100 anos, usando a sua perspicácia, habilidade profissional e conexões na mobilização de comunidades, fornecendo os recursos necessários para tratar mais esta crise humanitária.”
 
Você pode participar doando para a nossa parceira ShelterBox, organização que há quatro anos está aliviando o sofrimento dos sírios e tem trabalhado com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados na distribuição de materiais de emergência. A ShelterBox também está trabalhando com comunidades da Grécia e partes da Turquia no fornecimento de moradia provisória e mantimentos para os migrantes que atravessam estes países em sua jornada para outras nações europeias.
 
Rachel Harvey, que faz parte da equipe de assistência imediata da ShelterBox e voltou recentemente da Grécia, falou que os refugiados sírios passam por sérios perigos em sua travessia rumo ao litoral grego. "Cerca de 2.000 pessoas chegam diariamente à ilha grega de Lesbos, que fica somente a uma hora e meia da costa turca. Os botes que eles usam operam em sua capacidade máxima e os acidentes são comuns. A tragédia maior acontece quando o bote vira, já que a maioria dos passageiros não sabe nadar.”
 
Hewko conclui: “somos muito gratos pelo apoio de todos os rotarianos para que estas pessoas encontrem abrigo e, com o passar do tempo, reconstruam suas vidas. Queremos o bem de todos os refugiados”.
 
 
Rotary News 
5-Out-2015
 
5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 
VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR - ALTERAÇÃO DE DATA

O Governador Seiko Goya recebeu uma convocação de última hora do RI - Pólio Plus para uma reunião em Águas de São Pedro, sem horário para término, na mesma data em que visitaria nosso clube.
 
Em função disso, agendaremos outra data com o Governador, provavelmente em novembro. Se alguém quiser sugerir um sábado específico, favor deixar a sugestão nos comentários. Asim que a nova data for definida, avisaremos a todos.

 
CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DISTRITAL DA IMAGEM PUBLICA E NOVAS GERAÇÕES 
 
Data: 18 de OUTUBRO de 2015
Local:  Grande Hotel Royal – Av. Rua Doutor Álvaro Soares, 451 - Centro, Sorocaba
Participantes: Todos os clubes do Distrito
CONVOCADOS: Governadores Assistentes 2015-16 – Presidentes 2015-16, Presidentes Eleitos 2016-17, Responsáveis pela Imagem Publica dos Clubes e subcomissões, Grupos do Programa de Novas Gerações (Interact, Rotaract, RYLA) (PIJ, ROTEX e Oficiais de Intercâmbio).
CONVIDADOS: Governador eleito 2016-17 e Governador indicado 2017-18
 
Programação
08:00 h às 9:00 h – Inscrição e Café
09:00 h  Sessão Plenária de Abertura
Mensagem Inicial – Governador Seiko Goya
Objetivos e Logística do Evento – Gov. 2004-05  Vanderlei da Silva Porcel
09:15hs   Programas de Novas Gerações – Gov. 2010-11 - José Carlos Miguel e equipe
09:35hs   Guia de Identidade Visual  do Rotary -  Gov. 2001-02 - José Domingos V. Rabello e equipe
10:55 h  Coffee Break e deslocamento.
11:10 h às 12:40 h
Sala da Plenária: GAs, Presidentes Atuais, Presidentes Eleitos e Responsáveis pela Imagem Publica dos Clubes
Sala das Novas Gerações: Gov. 2010-11 - José Carlos Miguel e equipe
Sala 1 – Rotaract, Interact e RYLA
Sala 2 – PIJ, ROTEX e Oficiais de Intercâmbio de Jovens.
12:40 h – 13:00h   Plenária de Encerramento
Avaliação do Seminário – instrutor Distrital – Vanderlei da Silva Porcel
12:50 h  Estatísticas do Seminário - Secretário Distrital Osmir  Torres  
12:55 h  Mensagem Final – Gov. 2015-16  Seiko Goya
13:10 h  Foto Oficial – Almoço de confraternização. 
 
Além dos diretamente convocados, TODOS podem participar - o evento é gratuíto. Aqueles que tiverem enteresse, favor indicar nos comentários para que efetuemos a inscrição ATÉ 14/10.
 
 

CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de outubro.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

ECONOMIZE COM O PROGRAMA DE BENEFÍCIOS

Nossos associados podem agora usufruir de descontos em passagens aéreas, hotéis, restaurantes, entretenimento e muito mais através do Rotary Global Rewards, o nosso novo programa de benefícios. Qualquer pessoa pode ver as ofertas e descontos oferecidos, mas somente os rotarianos que possuem conta no Meu rotary podem desfrutar das promoções. Consulte a nossa página com frequência para ficar por dentro das novidades.Rotarianos podem desfrutar de descontos em viagens, hotéis, restaurantes, entretenimento e muito mais através de Rotary Global Rewards, um novo programa de benefício para membros começa em 1 de julho. Qualquer pessoa pode visualizar as ofertas, mas somente os rotarianos que entrar em suas contas do My Rotary podem resgatar os descontos. Ao longo do ano serão adicionados mais produtos e serviços de empresas ao redor do mundo.
 
 
 
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido à todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Fabiano Almeida NegrãoPresente

    por Fabiano Almeida Negrão
    em 20/10/2015 14:25


  • Gladston Della TerraParabéns pelo tema. "Que bom seria, se o Desenvolvimento Econômico e Comunitário atingisse/contemplasse todos os necessitados”. Ainda bem que o Rotary é a esperança dos menos favorecidos.

    por Gladston Della Terra
    em 13/10/2015 23:43


  • RINALDO LUIS FUSCOA Educação é a base do desenvolvimento Economico. Temos que apoiar todos os projetos ligados à Educação.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 12/10/2015 17:18


  • Patrícia de Moura CaçãoEsqueci de comentar que QUERO participar do seminário distrital! Abs!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 12/10/2015 17:09


  • José Antonio De MilitoParabéns pela reunião e a todos os rotarianos que de uma maneira ou de outra tem contribuído para diminuir o sofrimento das pessoas.

    por José Antonio De Milito
    em 11/10/2015 20:49


  • Patrícia de Moura CaçãoOntem, durante uma conversa com uma pessoa muito sábia, comentei sobre a agonia de ver as crianças sofrendo tanto e pouco sendo feito para ajudá-las a diminuir, pelo menos, esse sofrimento. Eis a resposta que ela me deu: "A sua pequena ação, junto às pequenas ações de milhares de pessoas, se tornarão imensuráveis". Reunião inspiradora. Parabéns Rotary e rotarianos que se fazem presente para amenizar o sofrimento de seu semelhante.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 11/10/2015 16:12


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroSairmos de nossa rotina e zona de conforto em prol de ajudar pessoas nesta situação, é um ato mais que necessário. Parabéns Rotary por estar sempre presente nestes momentos.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 11/10/2015 10:21


  • Francine de GóisMe chamou bastante atenção o tema para reflexão e junto muitas ideias me foram surgindo... Ótima semana e feriado a todos.

    por Francine de Góis
    em 11/10/2015 10:16


  • Sandra Regina Vieira de CamposLindo exemplo de como o Rotary faz a diferença na comunidade e no mundo. Precisamos nos inspirar nesses exemplos. Ótima reunião !!!

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 10/10/2015 06:07


  • Renato Augusto de CamposPrezados companheiros. Tema abordado de extrema importância à sociedade. Não importam o tamanho das ações, toda contribuição é importante para um mundo melhor. ..Ótima semana a todos!

    por Renato Augusto de Campos
    em 09/10/2015 12:24


  • Daniele Cristiane MiguelÓtima reunião, Muito inspiradora!!!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 09/10/2015 08:45


  • Cesar Augusto LunardiParabens pela Reunião. Eu conheci as barracas do ShelterBox, São muito praticas e auxiliam nestas catastrofes...

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 09/10/2015 07:04


  • Leandro Nobre de SiqueiraSaudações Rotarias, Acredito que podemos pensar em um projeto comunitário com o apoio da Fundação Rotaria.

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 09/10/2015 00:07


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info