Fóruns / Reuniões 2015-16 / Décima Quinta Reunião Ordinária - 29/10/15


Décima Quinta Reunião Ordinária - 29/10/15
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao Pavilhão Nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Novembro Azul

Após a campanha do outubro rosa, que teve como objetivo alertar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer da mama, iniciaremos no próximo domingo dia 01 mais um importante movimento, desta vez direcionado aos homens. Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada aos homens para tratar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata e de outras doenças masculinas. O símbolo da campanha se destaca pelo uso dos bigodes.

O movimento surgiu em 17 de novembro 2003 na Austrália, e nesta data se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo da campanha é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, realizar o exame de toque.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, os dados mostram que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo somente para o câncer de pele. No Brasil, as estimativas para 2014/2015 é de cerca de 68.800 novos casos da doença. Mundialmente é sexto tipo câncer mais comum nos homens, representando cerca de 10% dos tipos de câncer, e estima-se que a cada 36 casos 1 seja fatal.

A doença é diagnosticada nos homens com mais de 65 anos, e raramente nos com menos de 40 anos. Atualmente a média de idade é de 66 anos. Recomenda-se que a prevenção seja feita a partir dos 45 anos nos casos em que houve câncer de próstata na família,e em outros casos, o homem deve visitar anualmente o urologista a partir dos 50 anos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que produz e armazena parte do fluido seminal
 
Sintomas

• A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas.

• Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

• Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

Portanto, estimados companheiros, se você sentir qualquer um dos sintomas, procure imediatamente o seu médico urologista. Você é muito importante e deve sempre fazer uma pausa para cuidar de sua saúde.
 
Mais uma vez companheiros e companheiras, vamos divulgar a campanha aos nossos pais, avós, parentes e a toda comunidade. 
 
 
 
 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA

PREPARE-SE PARA O MÊS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA!
 
Novembro é o Mês da Fundação Rotária! Vamos aproveitar esTa comemoração e divulgar o relevante trabalho que fazemos pelo mundo afora. Você pode participar de diversas formas:
 
Faça projetos humanitários e use o Rotary Showcase para compartilhá-los através de fotos e vídeos.
 
Conte também aos seus amigos sobre o incrível trabalho que os rotarianos fazem em todo o mundo.

Realize, incentive e arrecade doações (www.rotary.org.br/contribua)

Angarie novas empresas parceiras, que possam apoiar nosso trabalho e se tornar Empresas Cidadãs (www.abtrf.org.br/empresacidada)

Baixe aqui a imagem “I’m a proud donor” (Sou um doador orgulhoso) e a utilize-a em seu Facebook, Twitter e outras fotos de mídia social durante o mês de novembro Siga o Rotary International e o RIBO no Facebook, Twitter e Instagram, acompanhando histórias inspiradoras.
 
 
 

5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 

PANETONE DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Caros companheiros que adiquiriram os panetones, favor depositar os valores referente a suas compras na mesma conta corrente em que fazemos os depósitos da mensalidade.
 
Ao efeutar o depósito, favor enviar o comprovante por e-mail para nossa tesoureira Daniele (daniele@vemarbrasil.com.br) e para a presidente Fernanda (ferporcel@gmail.com).
 
Relembro que o valor unitário é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), e deste valor R$ 12,00 (doze reais) serão depositados à Fundação Rotária em nome do comprador.

Os panetones estarão disponóveis para retirada no Seminário da Fundação Rotária e poderemos combinar caso a caso como faremos as entregas.

Parabéns a todos que contribuíram!!
 
 
REUNIÃO PRESENCIAL
 
Se alguém ainda não sabe, as companheiras Sandra e Élcia estão se mobilizando para realizar nossa segunda reunião presencial, de confraternização de fim de ano.
Para tanto, pedimos na reunião passada que fossem deixados nos comentários a melhor data para o encontro.
A apuração dos comentários confirmou como melhor data o dia 06/12. Quando tivermos maiores informações sobre o evento, divulgaremos a todos!
 

CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de outubro.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

FRAQUEZA DA ECONOMIA MUNDIAL DIMINUI RETORNO DOS NOSSOS INVESTIMENTOS
 
Durante a reunião de outubro do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, a Comissão de Investimentos informou que a performance do nosso portfólio ficou abaixo do esperado devido principalmente ao retorno negativo de commodities e dos mercados emergentes.
 
No ano fiscal de 2015, findo em 30 de junho, o Fundo Anual (com exceção da reserva operacional) registrou perda de 0,2% e o Fundo Geral teve queda de 2,8%. O Fundo Pólio Plus e o Fundo de Dotação tiveram ganhos mínimos, respectivamente de 0,7% e 0,5%.
 
Para o trimestre mais recente, prevemos retorno negativo para o Fundo Anual, Fundo de Dotação e Fundo Geral do RI por causa do impacto nos mercados financeiros derivado da desaceleração da economia chinesa. A exceção é o Fundo Pólio Plus, que deve registrar retorno ligeiramente positivo no trimestre.
 
Apesar destes últimos resultados que deixaram a desejar, os fundos do Rotary têm tido bom desempenho a longo prazo. Quase todas as perdas atuais não foram realizadas e a Fundação Rotária dispõe de recursos suficientes para cobrir as despesas operacionais, mesmo que tenha que sacar do Fundo Geral do RI para atender às suas necessidades de capital de giro.

 

 Fonte: Rotary News 14-Oct-2015

CONFERÊNCIA DISTRITAL

 
 
 
OS INTERESSADOS EM FAZER SUAS RESERVAS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A PRESIDENTE FERNANDA!
 
 
6) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Wagner Rodrigues PontesAs informações sobre o câncer de próstata bem como a campanha de prevenção e realização dos exames preventivos foram bem abrangentes e o pedido de divulgação às pessoas próximas dos companheiros é fundamental, como alertado na matéria. Também o depoimento em vídeo do dr. Varella, que tem muita experiência e clínica na área, foi providente. O que precisa é derrubar o tabu e preconceitos acerca do assunto. Novembro é o mês da divulgação da campanha de prevenção ao câncer de próstata, assim, façamos nossa parte divulgando e incentivando a prevenção, que é o melhor remédio ainda. Parabéns pela reunião em geral.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 05/11/2015 21:41


  • Wagner Rodrigues PontesMuito boas informações sobre o câncer de próstata e a forma de prevenção e detecção/tratamento. A doença é séria e fatal se não diagnosticada no começo e pode ser tratada e curada no seu início.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 05/11/2015 21:37


  • Daniele Cristiane MiguelParabéns pela reunião!! bom tema com muitas informações, vamos multiplicar isso!!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 04/11/2015 09:27


  • RINALDO LUIS FUSCOQue o Novembro Azul ajude a conscientizar muitos homens da importancia de cuidar bem da própria saúde, como forma de contribuir ainda mais para a Sociedade!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 02/11/2015 18:04


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroParabéns pelo tema. Concordo em fazermos uma ação, ainda mais envolvendo um público que é cheio de pré-conceitos sobre o exame. Vamos amadurecer a ideia.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 02/11/2015 11:33


  • Francine de GóisÓtimo tema de reunião. Quem sabe não nos mobilizamos para uma ação que envolva o novembro azul, assim como fizemos com o outubro rosa! Desta vez poderia ser em Itape, Tatui e Sorocaba, pequenos focos nas três cidades, o que acham companheiros? Grande abraço e ótimo feriado queridos.

    por Francine de Góis
    em 02/11/2015 11:19


  • Patrícia de Moura CaçãoParabéns pela reunião! Uma das áreas de enfoque do Rotary é a prevenção e tratamento de doenças. Temos o dever de informar e divulgar os cuidados que todos devemos ter com a nossa saúde. Que venha Novembro com muitas novidades e trabalho! Saudações Rotárias!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 01/11/2015 16:29


  • José Antonio De MilitoMuito boa a reunião e as informações,vamos divulgar o novembro azul e colaborar com essa prevenção tão importante. Saudações Rotárias

    por José Antonio De Milito
    em 01/11/2015 13:03


  • Artur Roberto MandlParabéns, vamos ser um multiplicador do novembro azul, assim como o outubro rosa; divulgando a importância da Prevenção da nossa Saúde.

    por Artur Roberto Mandl
    em 31/10/2015 22:11


  • Cesar Augusto LunardiParabens pela reunião

    por Cesar Augusto Lunardi
    em 30/10/2015 11:33


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info