Fóruns / Reuniões 2018-19 / Décima Quinta Reunião Ordinária - 21.03.2019


Décima Quinta Reunião Ordinária - 21.03.2019

 

1.    NOSSA REUNIÃO:


O QUE É NECESSÁRIO PARA TORNAR SEU CLUBE IRRESISTÍVEL?

 


Essa é a pergunta feita por Louisa Horne, instrutora do Distrito 7820, para instigar o pensamento dos líderes, na versão criada por ela do Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos (PETS). Quando foi convidada para ser instrutora distrital três anos atrás, Horne sabia que queria reformular as sessões repletas de informações que os participantes precisavam aprender.

 

"Em vez disso", explica a governadora eleita, "aproveitamos os talentos de alguns instrutores altamente qualificados entre nossos associados. Temos pessoas que, por serem educadores de adultos, entendem como a facilitação deveria ser feita e foram capazes de criar uma abordagem muito diferente para ajudar no desenvolvimento dos nossos líderes".

 

Horne recrutou o ex-governador Doug Logan para ajudar. Eles deram aos seus seminários o nome de "Treinamento para Líderes de Clubes" (TLC), a fim de enfatizar as mudanças que fizeram e persuadir aqueles que poderiam não querer participar de outro seminário a dar uma chance a esta nova abordagem.

 

Posteriormente, conduziram um workshop na Convenção de Toronto em 2018, e levaram este workshop a outros distritos.


"Fazer" estratégico


A ideia central é levar as pessoas a pensar estrategicamente sobre o que precisam fazer para tornar seus clubes mais atrativos aos associados.

 

"O declínio no quadro associativo não é o problema, é um sintoma", adverte Logan. "Então, em vez de nos apressarmos para desenvolver estratégias de recrutamento, queremos que as pessoas comecem a pensar: 'OK, o que mais está realmente acontecendo aqui?'".

 

Logan e Horne recrutam facilitadores com formação em consultoria de gestão ou aprendizado de adultos. Eles usam uma variedade de ferramentas para incentivar o "fazer estratégico". Os participantes são convidados a criar uma lista do que farão nos próximos 30 dias para ajudar a atingir as metas de seus clubes e decidir como avaliarão as tarefas concluídas. Após isso, fazem outra lista do que farão nos próximos 30 dias para continuar fazendo a diferença.
 

Sucessão


Os seminários também enfatizam o planejamento de sucessão e a liderança corajosa.

 

"Isso não é apenas para presidentes e secretários. É para todos os líderes e aspirantes a líderes", alerta Horne. "Não podemos pensar nisso em termos de 'meu ano'. A maioria dos clubes precisa ter um plano mais a longo prazo para o que querem realizar e como querem causar impacto. Essas conversas estratégicas precisam envolver gente que possa dar continuidade à tarefa".

 

Ao transferir a responsabilidade de uma única pessoa para uma equipe, Horne diz que os clubes podem tornar o papel menos desgastante e mais convidativo. Horne planeja exemplificar essa abordagem em seus clubes usando o título "presidente da equipe de liderança distrital", em vez de "governador de distrito".

 

"Existe uma expectativa de que os líderes de clube e distrito resolvam tudo, e isso simplesmente não funciona", explica Horne. "É preciso que seja um trabalho de equipe, e é preciso que existam ferramentas muito simples que as pessoas possam usar com eficácia após um treinamento básico."

 



2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS

 

Members of the Rotary Club of Milwaukee


Estamos felizes que você agora faz parte da nossa comunidade global de mais de 1,2 milhão de homens e mulheres dedicados a construir um mundo melhor.

 

Com você, a nossa organização está mais forte.  Por meio das suas aptidões, experiências e entusiasmo, você poderá ajudar seu clube a causar impacto positivo localmente e no resto do mundo. Juntos, podemos erradicar a paralisia infantil, treinar promotores da paz, combater doenças e fornecer soluções sustentáveis para problemas como fome, analfabetismo e pobreza.

 

Por ser do Rotary, você pode trocar ideias e fazer amizades duradouras com pessoas que compartilham do seu desejo de fazer a diferença no mundo. Para maximizar ainda mais sua experiência conosco, aproveite os recursos e participe das atividades do seu clube e distrito.
 

Por onde começar?

Aproveite ao máximo o que o Rotary oferece participando de projetos e atividades do clube. Aqui vão algumas ideias:
 

Sirva em uma comissão de clube

Identifique uma necessidade local e sugira um projeto

Trabalhe com um programa pró-juventude patrocinado por seu clube, como Rotaract ou Interact

Receba um estudante do Intercâmbio de Jovens em sua casa

Ajude a organizar o RYLA do seu distrito

Indique um colega ou amigo para se associar a seu clube



Como posso conhecer outros rotarianos?

A rede global do Rotary oferece várias oportunidades para ampliar seus contatos e amizades, criando uma base de apoio em comunidades do mundo todo. Aqui vão algumas ideias:

Participe da Convenção do Rotary

Conecte-se com rotarianos do mundo inteiro que têm os mesmos hobbies e interesse pessoais ou humanitários que você

Junte-se a um grupo de discussão sobre algum assunto do seu interesse

Participe dos projetos internacionais do seu clube

Faça parte de uma equipe de formação profissional

Seja membro da Cadre de Consultores Técnicos


Materiais de referência

Noções Básicas do Rotary

Conecte-se para Fazer o Bem

Fundação Rotária - Guia de Referência

A revista The Rotarian ou sua revista regional

Coletânea Rotary Video Magazine


Dicas

Faça um curso on-line

Participe de um webinar

Assista a vídeos sobre projetos do Rotary

Confira nossos grupos de discussão



3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:

 

MÊS DOS RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO

 


O Rotary dedica este mês a iniciativas que levam água limpa às comunidades. Graças à mobilização dos clubes e aos subsídios da Fundação Rotária, localidades pelo mundo afora estão sendo beneficiadas de modo permanente com esse bem essencial.

 

Ao trabalhar para que nossas comunidades tenham água potável, saneamento e condições básicas de higiene, o Rotary catalisa os esforços voltados às demais áreas de enfoque da organização. É difícil imaginar que progressos significativos possam ser feitos sem antes garantirmos que famílias pobres tenham abastecimento de água e instalações sanitárias. Melhorar o acesso à água e ao saneamento produz vários impactos positivos no desenvolvimento social e econômico de milhões de pessoas.

 

VOCÊ SABIA...

...que metade dos brasileiros não tem acesso a saneamento básico?


Os rotarianos que desejarem mudar essa realidade podem contar com a Fundação Rotária. Engaje seu clube em um projeto de Subsídio Global com esse enfoque. Você pode financiar projetos humanitários, equipes de formação profissional e bolsas para estudos acadêmicos com recursos da nossa Fundação. É possível ainda fazer doações com destino específico a essas iniciativas.

 

Entre em ação pela área de recursos hídricos e saneamento, especialmente agora em março, mês que o Rotary dedica ao tema. Água limpa, saneamento básico e higiene são necessidades básicas para uma vida mais saudável e produtiva.

 

 

SEMANA PESSOAS EM AÇÃO

 


A família do Rotary é convidada a se mobilizar de 24 a 31 de março para publicar nas redes sociais um anúncio da campanha Pessoas Em Ação ou foto de algum projeto relevante de clube com a hashtag #PessoasEmAção. A finalidade dessa semana é ampliar a imagem pública da nossa organização e estimular potenciais associados.

 


ROTARY DAY

O E-Club Tropeiros está organizando um evento em Capela do Alto, no bairro Iperozinho.

 

Serão realizados cortes de cabelos, aferição de pressão arterial, avaliação bucal com distribuição de material de higiene bucal, campeonato de skate, sorteios de brinquedos e livros, laboratório para confecção de ovos de páscoa, doação de mudas e muitas outras atividades para a comunidade.

 

Precisamos de voluntários para a organização e logística do evento. Interessados em participar, entrem em contato com as associadas Therezinha, Daniela e Carol, que estão à frente dos preparativos.   



50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

A pedido do governador Valdir Paezani, foi alterado o período para a realização da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620: 17 a 19 de maio de 2019, sem alteração do local do evento.



PESQUISA DATAFOLHA


A Rotary Brasil está fazendo uma nova pesquisa de satisfação junto aos sus assinantes. Mais uma vez em parceria com o Instituto Datafolha, responsável pelo estudo de 2015 que nos inspirou em diversas mudanças editoriais e gráficas, conversaremos com rotarianos que ocuparam cargos administrativos em seus clubes e distritos em diferentes gestões nos últimos anos.

 

A pesquisa é realizada por telefone e o Datafolha assegura por contrato o total anonimato dos entrevistados.

 

 


CONVENÇÃO DO ROTARY

 


Faltam menos de 100 dias para o início da nossa Convenção anual, que neste ano será em Hamburgo, na Alemanha. http://www.riconvention.org/pt

 


4.    AGENDA

 


É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.




REUNIÕES


Próximos eventos do E-Club:
. reunião presencial: 07 de abril – Hotel Dan Inn - Sorocaba /SP




5.    COMPANHEIRISMO

Muitas felicidades, saúde e sucesso aos companheiros José Antonio de Milito (5), Leonardo Kurtz von Ende Bianco (6) e Alessandro Francelino Nogueira (17) que completam mais um ano de vida neste mês de Março.


    





 


Enviar Comentário
 

1

  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 07/04/2019 17:49


  • Aline Heloá de SouzaPresente!

    por Aline Heloá de Souza
    em 03/04/2019 10:40


  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 02/04/2019 15:25


  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 01/04/2019 07:14


  • José Antonio De MilitoPresente

    por José Antonio De Milito
    em 31/03/2019 14:33


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 30/03/2019 18:11


  • Carolina Costa MarquesPresente!

    por Carolina Costa Marques
    em 27/03/2019 08:41


  • José Lázaro FerrazPresente!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 26/03/2019 08:18


  • Alessandro Francelino Nogueira Presente!

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 25/03/2019 14:06


  • Daniele Cristiane MiguelPresente!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 25/03/2019 10:40


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 25/03/2019 09:22


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 24/03/2019 19:11


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 23/03/2019 11:33


  • Renato Antunes OliveiraPresente !!!

    por Renato Antunes Oliveira
    em 23/03/2019 07:12


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente!!

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 22/03/2019 21:10


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 22/03/2019 18:58


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazÓtimo conteúdo!!😍🖐

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 22/03/2019 14:21


  • Adilson RochaPresente.

    por Adilson Rocha
    em 22/03/2019 14:11


  • Therezinha HoltzLembrando que foi confirmado para dia 12 de abril á partir das 9h00 o Rotary Day no bairro de Iperózinho. Presente!

    por Therezinha Holtz
    em 22/03/2019 12:59


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info