Fóruns / Reuniões 2018-19 / Décima Quarta Reunião Ordinária - 28.02.2019


Décima Quarta Reunião Ordinária - 28.02.2019



1.    NOSSA REUNIÃO:

COMPANHEIRISMO A DISTÂNCIA?

 

Reuniões online não estão impedindo o total engajamento de seus associados

Este mês vamos falar de um clube que se reúne principalmente por meio de teleconferências. Tudo começou quando a canadense Ariane Carriere, ex-governadora do distrito 7040, que abrange parte do Estado de Nova York, nos EUA, e do leste do Canadá, pensou em criar um Rotary Club para pessoas que não podiam participar de reuniões semanais presenciais.

 

Para encontrar possíveis associados, ela procurou ex-rotarianos. “O então governador do distrito queria ter certeza de que não “invadiríamos” outros clubes, com o que concordei totalmente”, lembra Ariane. “Consultei bancos de dados do distrito e foi fácil chegar aos associados inativos. Havia cerca de 1.200 deles e enviei a todos uma mensagem”, diz. O esforço rendeu cerca de 100 associados em potencial.

 

Assim, em 2017, surgia o Rotary Club do distrito 7040 Passport. “Quando começamos, havia 20 associados que tinham saído de outros clubes, e conseguimos seis novos rotarianos. Eu era a única associada representativa em outro clube e acabei me transferindo”, explica Ariane.

 

IDEIAS QUE REVIGORAM

A tecnologia online é utilizada pelos associados principalmente para a troca de informações sobre projetos pessoais em prol da comunidade. Muitas vezes, um integrante inspira os outros com relatos do seu voluntariado. “Se alguém está interessado em algo específico, é preciso estimulá-lo”, considera a ex-governadora.

 

Um dos associados contou, por exemplo, do interesse dele pelos projetos da Little Free Libraries (Pequena Livraria Gratuita), organização que promove a troca de livros disponibilizados em lugares públicos. “Depois das nossas reuniões, estou tão energizada pelas ideias que fico fora de mim”, define Ariane.

 

Alguns dos associados têm posições de liderança no distrito, mostrando que os E-Clubs estão totalmente conectados à vida do Rotary.

 

Esse é o caso de Jacinthe Paillé, promotora distrital para a Convenção do Rotary International em Hamburgo. Ela foi associada de seis Rotary Clubs nos últimos 20 anos e diz que se encontrou no E-club.

 

“Algumas pessoas até questionaram se estou em um clube de verdade, ao que digo que não é porque não encontro os associados do meu clube todas as semanas para um café da manhã, almoço ou jantar que não sou uma rotariana 100% dedicada, declara Jacinthe.

(adaptado da reportagem de Brad Webber para a The Rotarian)



2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS

O Rotary Club significa a célula menor do grande organismo do Rotary International. Seus associados são representativos dos mais diversos segmentos da sociedade, sem distinção para a profissão, raça, idade, religião, política, situação econômica e espiritualidade.

 

Dessa forma, os seres humanos que constituem um clube apresentam grande complexidade em suas atitudes, comportamentos, valores morais e éticos, conforme a personalidade de cada.

 

A maioria já traz em sua essência espiritual a admiração pela missão e objetivos do Rotary; outros se encantam e absorvem esses fundamentos, com o passar do tempo; e poucos ingressam por interesses pessoais a serem satisfeitos. Estes demoram pouco no clube, pois ser rotariano é um “estado de espírito”, iluminado pela claridade espiritual, que é a razão de ser do Rotary: “Dar de Si, antes de pensar em Si”.

 

Por causa dessa evasão dos “rotarianos de plantão”, penso eu, há dez anos o Rotary continua com 1,2 milhão de associados, embora tenha crescido o número de clubes, de distritos e ampliado a participação em países e regiões do mundo. O que merece destaque foi o crescimento da mulher no Rotary, nesse mesmo período (52,67%).

 

Mas, a convivência no Rotary, muito depende da noção do trabalho em equipe, como acontece em qualquer agrupamento de seres humanos. Exige muita habilidade, competência, compreensão e paciência podendo ser considerada como a mais importante arte encenada no palco da vida.

 

Os clubes devem ser constituídos de pessoas integradas, identificadas com um objetivo comum, em permanente relação de interdependência e complementação de apoios múltiplos.

 

Os clubes devem funcionar em equipe, a qual surgiu de estudos do francês Augusto Comte (1798-1857), quando projetou a visão holística (imagem única), ou seja, combinar e amalgamar as visões parciais, ou de conhecimentos específicos. Isso significa enxergar o mundo em que vivemos como um grande organismo. Segundo Aristóteles, “o todo é maior que o somatório das partes”.

 

O primeiro e grande passo do rotariano, para conviver em equipe, é conhecer a si próprio. Para tanto, necessário se torna mergulhar no seu próprio interior; desenvolver autocrítica de elevado nível; reconhecer suas potencialidades e limitações; ser dono de sua própria mente; e buscar, permanentemente, a metamorfose interior.

 

O segundo passo é saber identificar, absorver e aprender a lidar com os conflitos, existentes no clube, transformando-se em ações coletivas e inspiradoras. Entre as mais comuns: fazer com que as opiniões fiquem apenas no mundo das ideias; identificar entre os conflituosos aqueles que podem se chegar para os objetivos do clube; buscar transformar a arrogância em modéstia, simplicidade e valores espirituais; harmonizar situações contraditórias com sabedoria e bom senso; e fazer com que a equipe perceba os reais objetivos da corporação.

 

As consequências dos conflitos poderão ser construtivas ou destrutivas. Viver em equipe também exige que se saiba ou aprenda a aproveitar as consequências produtivas, entre elas: romper a monotonia da rotina; mobilizar energias latentes do grupo; dinamizar as ideias e posições dos componentes do grupo; contribuir para aguçar a percepção, o raciocínio e a imaginação dos companheiros; estimular a criatividade e inovação dos participantes; e incentivar as pessoas a agirem e tomar decisões.

 

Para se diminuir os efeitos dos conflitos e buscar o fortalecimento do clube, seus componentes devem: respeitar os parceiros, as hierarquias e se fazer respeitar; ter capacidade de ouvir; superar diversidades e divergências individuais; colocar os objetivos do clube acima de tudo; enxergar os parceiros de trabalho como amigos/companheiros; possuir muita habilidade no trato e exercitar a cooperação; ter espírito conciliador e harmonioso; possuir capacidade de relacionamento pessoal e profissional; demonstrar transparência em suas ações e comunicação; exercitar princípios éticos e morais; transmitir seus conhecimentos com simplicidade; buscar, permanentemente, bons resultados; respeitar as opiniões, observações e conhecimentos dos parceiros; contribuir com a integração e evolução da equipe; demonstrar disciplina, responsabilidade, compromisso e comprometimento; evitar disputas pessoais com os outros companheiros; adaptar-se à equipe e manter convivência saudável; possuir disposição para atingir metas; aproveitar as potencialidades dos parceiros; e colocar os interesses coletivos acima dos individuais.

 

É evidente que alcançar o ponto máximo de evolução de uma equipe dependerá de todos os componentes do clube, na busca permanente do respeito mútuo às competências e diferenças individuais, somando os conhecimentos distintos, através da exploração dos pontos positivos de cada membro.

 

Também muito importante para a evolução da equipe é a definição prévia e bastante clara do plano de trabalho a ser desenvolvido; elaboração de planejamento estratégico sistêmico, com objetivos claros a serem alcançados, as respectivas metas e análise dos resultados; das responsabilidades individuais de cada componente; da troca permanente de informações; da função do líder e suas competências; e do comprometimento e empenho coletivo de todos.

 

Ainda, cada componente do clube deverá buscar o seu desenvolvimento individual, aumentando, permanentemente, seus conhecimentos de Rotary, por meio dos inúmeros documentos já produzidos e disponibilizados, principalmente o Manual de Procedimentos do Rotary, bem como da leitura mensal da revista Brasil Rotário, na qual são divulgadas, além dos acontecimentos e informações rotárias, de modo geral, também apresenta artigos, pensamentos e orientações de diversos companheiros, de todo o nosso país.

 

A harmonia total é muito difícil, pois sempre haverá posicionamentos de alguns companheiros que, embora pertençam ao grupo de rotarianos, mas como ser humano, poderão sentir-se insatisfeitos ou desaprovar procedimentos dos companheiros. Mas isso acontece em qualquer família e, sendo o Rotary uma grande família, também tem seus percalços.

 

Por fim, cada membro deverá abandonar os interesses pessoais e pensar somente no todo; reduzir ao máximo a CEIVA (ciúme, egoísmo, inveja, vaidade e arrogância); e se conscientizar que “o todo é maior que o somatório das partes”.

* O autor é Jaime de Moura Ferreira, associado fundador do Rotary Club de Lauro de Freitas, BA (distrito 4550)



3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:



114 ANOS DE ROTARY

 



23 de fevereiro. Rotary completa 114 anos. Esse é mais um capítulo de uma história de devoção à humanidade e luta pelo bem comum. Os Rotary Clubs transformam vidas e os rotarianos são pessoas que entram em ação por um mundo melhor.

 

Celebre os 114 anos do Rotary hoje fazendo uma visita virtual à sala 711, que é uma réplica do local onde ocorreu a primeira reunião rotária, em 1905. https://on.rotary.org/2GFRKDa




PESSOAS EM AÇÃO

Talvez você já tenha sentido que o nome do Rotary é familiar ao grande público, assim como os marcos rotários. No entanto, pesquisas realizadas em seis países pelo próprio Rotary International revelaram que apenas 35% das pessoas Conheciam os programas da nossa organização e suas realizações. Por isso,é importante que a família do Rotary se mobilize durante a Semana Pessoas em Ação, de 24 a 31 de março. A ideia é que nesses dias os clubes publiquem nas redes sociais um anúncio da campanha Pessoas em Ação ou foto sobre um projeto relevante com a hashtag #PessoasEmAção.

 

Mostrar as realizações dos clubes é a tônica da Comunicação Global do Rotary International, expressa por meio da campanha Pessoas em Ação. A finalidade é ampliar a conscientização sobre o Rotary e atrair novos associados com vontade de fazer a diferença em suas comunidades.

 

Você também pode criar no Brand Center (https://brandcenter.rotary.org/pt-PT) um anúncio da campanha #PessoasEmAção utilizando uma foto de um projeto realizado pelo seu Rotary Club.

 

No perfil do Instagram da revista Rotary Brasil (www.instagram.com/revistarotarybrasil) há um tutorial bem simples com sete passos para criar o anúncio e até a semana da campanha serão divulgados muitos materiais de apoio à participação dos clubes.

Nós somos Rotary. Nós somos #PessoasEmAção.

 

 

ROTARY DAY

O E-Club Tropeiros está organizando um evento em Capela do Alto, no bairro Iperozinho.

 

Serão realizados cortes de cabelos, aferição de pressão arterial, avaliação bucal com distribuição de material de higiene bucal, campeonato de skate, sorteios de brinquedos e livros, laboratório para confecção de ovos de páscoa, doação de mudas e muitas outras atividades para a comunidade.

 

Precisamos de voluntários para a organização e logística do evento. Interessados em participar, entrem em contato com as associadas Therezinha, Daniela e Carol, que estão à frente dos preparativos.  

 

50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

A pedido do governador Valdir Paezani, foi alterado o período para a realização da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620: 17 a 19 de maio de 2019, sem alteração do local do evento.



WEBINAR CONSTRUINDO CLUBES FORTES

O aumento do quadro associativo é um desafio para muitos clubes. Mas você e seu clube podem contribuir e muito com a expansão do Rotary no Brasil!

 

Saiba como por meio do webinar "Construindo Clubes Fortes – Oportunidades para realizar mudanças e dar mais dinamismo ao clube." O evento será realizado dia 12 de março, às 13h (horário de Brasília).

Inscreva-se já! >>> https://on.rotary.org/2E4wnZx



CONVENÇÃO DO ROTARY

Faltam menos de 100 dias para o início da nossa Convenção anual, que neste ano será em Hamburgo, na Alemanha. http://www.riconvention.org/pt



4.    AGENDA

É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.




REUNIÕES

Próximos eventos do E-Club:
. reunião presencial: 07 de abril – Hotel Dan Inn - Sorocaba /SP



5.    COMPANHEIRISMO


 


Enviar Comentário
 

1

  • José Antonio De Militopresente

    por José Antonio De Milito
    em 15/03/2019 22:10


  • Alessandro Francelino Nogueira Presente.

    por Alessandro Francelino Nogueira
    em 05/03/2019 19:18


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente.

    por Patrícia de Moura Cação
    em 05/03/2019 17:45


  • José Lázaro FerrazPresente

    por José Lázaro Ferraz
    em 04/03/2019 01:40


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 02/03/2019 15:12


  • Therezinha HoltzPresente! Ótima reunião!

    por Therezinha Holtz
    em 02/03/2019 11:26


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente !!!

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 01/03/2019 22:17


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 01/03/2019 22:13


  • Presente!!

    por Cristina Sperandio Novaes
    em 01/03/2019 19:51


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 01/03/2019 18:53


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 01/03/2019 18:53


  • Daniele Cristiane MiguelÓtima reunião!!!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 01/03/2019 17:50


  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente.

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 01/03/2019 17:35


  • Adilson RochaPresente.

    por Adilson Rocha
    em 01/03/2019 16:58


  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente!

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 01/03/2019 16:48


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info