Fóruns / Reuniões 2018-19 / Décima Oitava Reunião Ordinária - 25.04.2019


Décima Oitava Reunião Ordinária - 25.04.2019

1.    NOSSA REUNIÃO:


ROTARY CLUBS COBREM O BRASIL COM VACINAS CONTRA PÓLIO E SARAMPO

Alcançando 11 milhões de crianças, rotarianos ajudam a reverter tendência de queda nas imunizações

 

Rotary Clubs no Brasil se mobilizaram para ajudar a evitar um possível surto de pólio após taxas de vacinação, perigosamente, baixas terem sido relatadas por autoridades de saúde no ano passado. Mais de 11 milhões de crianças brasileiras foram inoculadas durante uma grande campanha de vacinação de dois meses, revertendo a tendência de queda da cobertura vacinal.

O governo afirmou que mais de 300 cidades do país têm taxas de vacinação baixas contra doenças como gripe, sarampo e pólio. O Ministério da Saúde chamou a situação de "extremamente grave".

O sarampo estava se espalhando em um surto que acabou adoecendo mais de 1.500 pessoas no Brasil. Como autoridades de saúde temiam que o poliovírus também pudesse ressurgir, realizaram uma forte campanha nacional de imunização do Brasil, de 6 de agosto a 28 de setembro, com o objetivo de vacinar pelo menos 95% das crianças de um a cinco anos.

Os casos de sarampo estavam concentrados nos estados do norte, onde milhares de refugiados venezuelanos cruzaram a fronteira para escapar das dificuldades econômicas e políticas de seu país. Muitos deles não haviam sido imunizados porque o sistema de saúde da Venezuela está em crise.

Marcelo Haick, coordenador regional da iniciativa Elimine a Pólio Agora contou que líderes do Rotary no Brasil consideraram assustadora a possibilidade de o vírus da pólio ressurgir. Eles sabiam que tinham que ajudar os profissionais de saúde a chegar aos milhões de crianças que poderiam estar vulneráveis a essa doença paralisante.

"A campanha foi um sucesso", celebra Haick, associado do Rotary Club de Santos-Praia, de São Paulo. "Para nossa grande surpresa, clubes de todo o país responderam de uma maneira diferente de tudo o que já havíamos visto".

Mais de 11 milhões de crianças foram vacinadas durante a iniciativa, atingindo a meta do governo de 95% de cobertura, recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo Haick, todos os Rotary Clubs do país participaram da campanha de alguma forma.

Clubes e distritos promoveram as vacinas. Haick lembra que a maioria dos clubes produziu panfletos e os distribuiu nas escolas e em cruzamentos de ruas movimentadas.


Alguns utilizaram outros métodos para chamar atenção para a causa:
 


 

Rotarianos, inclusive do Distrito 4670, promoveram a vacinação contra a pólio em diversos eventos esportivos.


•    O Grupo de Companheirismo de rotarianos motociclistas (IFMR) percorreu a cidade de Jundiaí, em São Paulo, com bandeiras da campanha Elimine a Pólio Agora presas às suas motocicletas.

•    Dezenas de clubes realizaram festivais de vacinação da campanha, que incluíam alimentação, entretenimento, celebridades locais, brincadeiras e gotinhas da vacina oral contra a pólio. Autoridades de saúde vacinaram as crianças que compareceram.

•    Clubes instalaram cartazes iluminados ao longo das principais rodovias.

•    Em um jogo de futebol da primeira divisão, rotarianos do Distrito 4670 entraram em campo durante o intervalo para exibir uma enorme faixa da campanha Elimine a Pólio Agora. Rotary Clubs de todo o país promoveram a vacinação em outros eventos esportivos, incluindo corridas de bicicletas e maratonas.

•    Haick e outros coordenadores da campanha incentivaram os clubes a adotarem postos de vacinação e a entrarem em contato com políticos locais e autoridades de saúde nesses postos.

•    Clubes usaram o Facebook e outras plataformas de mídia social para publicar anúncios informativos.

•    Distritos e clubes usaram caminhões para anunciar informações sobre a campanha de vacinação em eventos sociais e culturais grandes e em comunidades de alto risco.
 

Pedro Durão, outro coordenador da campanha de conscientização do Rotary, diz que ela foi bem difundida: "Foi uma adoção em massa e foi gratificante ver o trabalho realizado pelos clubes e distritos em todo o Brasil. Estou no Rotary desde 1991 e nunca havia visto tanto entusiasmo".

Líderes rotários no Brasil esperam que o sucesso desse esforço possa inspirar clubes e distritos — não apenas em seu país, mas também em outros que correm o risco de ver o ressurgimento da doença — a continuarem aumentando a conscientização sobre a importância da imunização contra a pólio e de outras vacinas que salvam vidas.

Adaptado da Revista Rotary Brasil. Por Luiz Renato Dantas

 

 

2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS

Em 29 de setembro de 1979, rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas acompanharam voluntários durante a vacinação de crianças contra a paralisia infantil em Manila.

 

Ao pingar as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, James Bomar Jr., então presidente do Rotary, lançou oficialmente um projeto para imunizar as crianças das Filipinas contra a poliomielite, dando também início ao primeiro Subsídio 3H. Ele e o ministro da saúde, Enrique Garci, assinaram um acordo no qual o Rotary International e o governo filipino se comprometeram a imunizar cerca de seis milhões de crianças contra a pólio durante vários anos, a um custo de US$760.000.

O sucesso deste projeto abriu caminho para a nossa maior prioridade: a erradicação global da pólio. Como resultado do nosso empenho e dedicação ao longo dos anos, mais de 2,5 bilhões de crianças foram vacinadas. Desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985, houve uma queda de 99% no número de casos da doença em todo o mundo, sendo que o vírus só continua endêmico em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Leia mais sobre a pólio e como você pode nos ajudar

Conheça um pouco mais da nossa história

Informe-se sobre nossa Seção de Arquivos



3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:

ESFORÇOS DA PÓLIO

Durante a Convenção Anual do Rotary, em São Paulo, Bill Gates saúda nossa organização humanitária e os esforços
realizados por todos para erradicar essa doença fatal.

Assista ao vídeo aqui:



 


50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

Ainda dá tempo de participar da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620. Este ano, será realizada de 17 a 19 de maio, em Atibaia. As fichas de inscrição podem ser baixadas em http://www.rotary4620.org.br/

 

 

AULAS DE ROTARY NA SUA TELA!



O Escritório do Rotary International no Brasil (Ribo) vem realizando uma série de webinars sobre temas importantes para você e o seu clube. Fique ligado no site rotary.org.br e inscreva-se nas próximas edições desses seminários online, sempre com a participação de grandes especialistas nos assuntos abordados. Você também pode assistir às edições passadas acessando o site gotostage.com/channel/ribo.

No webinar Construindo clubes fortes, os coordenadores regionais de Rotary, Luiz Gustavo Kuster Prado e Valdemar Lopes Armesto, e a supervisora do Departamento de Suporte a Clubes e Distritos do Ribo, Débora Watanabe, apresentaram ideias e experiências bem-sucedidas envolvendo as regras de inovação e flexibilidade para Rotary Clubs aprovadas no Conselho de Legislação de 2019.

Assista e compartilhe com seus companheiros de clube. Bolsas Rotary pela Paz, imagem pública, Subsídios Globais e dicas para a criação de Rotaract Clubs foram alguns dos temas dos webinars passados.



CONVENÇÃO DO ROTARY

 


Participe da Convenção anual, que neste ano será em Hamburgo, na Alemanha.
Mais informações em http://www.riconvention.org/pt



4.    AGENDA



É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.


REUNIÕES

Próximos eventos do E-Club:
. Assembleia Distrital: 28 de abril – UNIP Sorocaba

. Conferência Distrital: 17 a 19 de maio – Hotel Tauá - Atibaia

. Reunião presencial: 09 de junho – Hotel Dan Inn - Sorocaba

. Festiva de posse CD 2019-20: 23/06 – Hotel Dan Inn – Sorocaba

 

 

 

5.    COMPANHEIRISMO

Feliz aniversário ao associado Adilson Rocha que comemorou mais um ano de vida dia 22 de abril! Sucesso, paz e
felicidades sempre!
 


Enviar Comentário
 

1

  • Presente!!

    por Cristina Sperandio Novaes
    em 14/05/2019 19:58


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente! Nos vemos na conferencia pessoal

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 05/05/2019 19:17


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente! Nos vemos na conferencia pessoal

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 05/05/2019 19:17


  • Juliana Cristiane Miguel CiardoPresente!

    por Juliana Cristiane Miguel Ciardo
    em 02/05/2019 12:35


  • Mauricio Adriano van MelisPresente!

    por Mauricio Adriano van Melis
    em 02/05/2019 09:19


  • Presente

    por Egon Kurtz von Ende Holtz
    em 02/05/2019 09:01


  • Renato Augusto de CamposPresente !

    por Renato Augusto de Campos
    em 02/05/2019 08:46


  • Presente!

    por Carolina Costa Marques
    em 01/05/2019 21:32


  • José Lázaro FerrazPresente!!!

    por José Lázaro Ferraz
    em 30/04/2019 00:54


  • Daniele Cristiane MiguelPresente!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 29/04/2019 08:25


  • Adilson RochaPresente! Aproveito para agradecer a lembrança e o carinho pelo meu aniversário.

    por Adilson Rocha
    em 28/04/2019 12:17


  • Therezinha HoltzPresente !

    por Therezinha Holtz
    em 27/04/2019 13:56


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 26/04/2019 22:04


  • José Antonio De MilitoPresente

    por José Antonio De Milito
    em 26/04/2019 17:44


  • Renato Antunes OliveiraPresente!

    por Renato Antunes Oliveira
    em 26/04/2019 07:29


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 25/04/2019 23:36


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 25/04/2019 13:36


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 25/04/2019 12:18


  • Sandra Regina Vieira de CamposPresente !!! Vamos assistir os webinars sobre o tema construindo clubes fortes. Será muito importante para fortalecermos ainda mais o nosso Eclub. Abraços

    por Sandra Regina Vieira de Campos
    em 25/04/2019 12:03


  • Jose Tadeu MatheusExcelente. Presente.

    por Jose Tadeu Matheus
    em 25/04/2019 11:59


  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente, Muito bom!

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 25/04/2019 11:49


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info