Fóruns / Reuniões 2015-16 / Décima Oitava Reunião Ordinária - 19/11/15


Décima Oitava Reunião Ordinária - 19/11/15
1) ABERTURA
 
Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.
 
Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao Pavilhão Nacional.

 
2) MOMENTO DA REFLEXÃO
 
 
 
3) TEMA DA REUNIÃO: Consciência Negra - Racismo

O “Dia da Consciência Negra” retrata a disputa pela memória histórica.

Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”.
 
Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Para o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais.
 
Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.

Será que somos uma sociedade racistas? Se sim, por que seríamos?

Abaixo temos dois vídeos que nos ajudam a refletir melhor sobre o assunto:

         

 
4) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÕES
 

CONVOCAÇÃO - SEMINÁRIO DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Data: 22 de NOVEMBRO de 2015
Local:  Grande Hotel Royal – Av. Rua Doutor Álvaro Soares, 451 - Centro, Sorocaba
Participantes: Todos os clubes do Distrito
CONVOCADOS: Presidentes 2015-16, Presidentes Eleitos 2016-17, Presidente da Comissão da Fundação Rotária, Membros da Comissão da Fundação Rotária, Novos Associados.

 

PROGRAMA

08h00 – Recepção e inscrição dos participantes. Café (Sala Maia).
08h30min até 08h45min – Sala Mairinque - Aprovação do Balanço e Demonstrativos de 2014-15 - Expositor: Governador 2010-11 José Carlos Miguel. Participantes: Presidentes 2015-16 (como Delegados dos Clubes).
Após, os participantes devem se dirigir à Sala de Plenárias para continuidade dos trabalhos.
08h45 – Sala Maylasky (Plenária) - Abertura dos trabalhos - Governador Seiko Goya.
08h50 – Logística dos Seminários – Governador 2004-05 Vanderlei da Silva Porcel (Instrutor Distrital).
09h00 – Apresentação do palestrante – Governador 2006-07 Valter Zamur.
 09h05 – Palestra sobre Pólio: estado atual e novos desafios, pelo Governador 2006-07 Marcelo Demétrio Haick, do D 4420, associado do RC de Santos-Praia, Coordenador Zonal da “End Polio Now”.
09h50 – Editais são instrumentos que orientam a participação efetiva dos Rotarianos em Subsídios -  Governador 2001-02 José Domingos Valarelli Rabello, presidente da Subcomissão de Subsídios.
10h05 – Sistema Share e a Disponibilidade do FDUC – Governador 2000-01 Luiz Paes de Camargo, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária.
10h15 – Distribuição dos participantes por salas de debate. INTERVALO.
10h30 até 11h45 – Sala Mairinque -  Expositor: Governador 2013-14 Wellington Noboru Hoshino. Moderador: Governador 2001-02 José Domingos Valarelli Rabello. Memorando de Entendimento – Qualificação de Clube: qualificação, responsabilidades, plano de gerenciamento financeiro, requisitos da conta bancária, relatório sobre o uso dos fundos do subsídio, arquivamento da documentação e denúncia de malversação de fundos. Participantes: Presidentes da Comissão da Fundação Rotária de Clube e seus membros.
10h30 até 11h45 – Sala  Maylasky ( Plenárias) – Expositores:
Companheira Sandra Regina Vieira de Campos - Bolsas de Estudos e Bolsas Pro Paz
Companheiro José Lázaro Ferraz – (Equipes de Formação Profissional)
Governador José Carlos Miguel - Reconhecimentos
Governador Vanderlei da Silva Porcel - Subsídios distritais e globais
Governador Luiz Paes de Camargo - Memorando de Entendimento e Qualificação de Clube
Presidentes e presidentes eleitos: Assinatura do Memorando de Entendimento (MDE). Solução de dúvidas dos participantes -
Participantes: Todos, exceto os da Sala Maia.
11h50 – Todos os participantes na Sala Maylasky (Plenária).
Apresentação do palestrante pela Governadora Maria José Duarte Goya 
11h55 - Palestra sobre “Arrecadar e distribuir recursos – Utilidade e Sustentabilidade do FDUC (Fundo Distrital de Utilização Controlada) e demais fundos”, pelo Governador 2007-08 Valério Delamanha, D 4590, associado do RC de Jundiaí, Assistente de Coordenador Regional da Fundação Rotária.
12h35 – Avaliação pelo Instrutor Distrital. Estatísticas do evento, pelo Secretário Osmir Torres.
12h45 – Palavras do Governador Seiko Goya. Encerramento
12h55 – Foto oficial
13h00 – ALMOÇO. Retorno dos participantes.

 

PANETONE DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Caros companheiros que adiquiriram os panetones, favor depositar os valores referente a suas compras na mesma conta corrente em que fazemos os depósitos da mensalidade.
 
Ao efeutar o depósito, favor enviar o comprovante por e-mail para nossa tesoureira Daniele (daniele@vemarbrasil.com.br) e para a presidente Fernanda (ferporcel@gmail.com).
 
Relembro que o valor unitário é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), e deste valor R$ 12,00 (doze reais) serão depositados à Fundação Rotária em nome do comprador.

Os panetones estarão disponóveis para retirada no Seminário da Fundação Rotária e poderemos combinar caso a caso como faremos as entregas.
 
 
REUNIÃO PRESENCIAL
 
Se alguém ainda não sabe, as companheiras Sandra e Élcia estão se mobilizando para realizar nossa segunda reunião presencial, de confraternização de fim de ano.
 
Para tanto, pedimos na reunião passada que fossem deixados nos comentários a melhor data para o encontro.
 
A apuração dos comentários confirmou como melhor data o dia 06/12. Quando tivermos maiores informações sobre o evento, divulgaremos a todos!
 

CADASTRO EM "MEU ROTARY"

Todos os associados do E-club Tropeiros devem se cadastrar no "Meu Rotary" até o final de outubro.

O cadastro pode ser efetuado no site do Rotary International: https://www.rotary.org/

 

CONFERÊNCIA DISTRITAL

 
 
 
OS INTERESSADOS EM FAZER SUAS RESERVAS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO COM A PRESIDENTE FERNANDA!
 
 
5) ENCERRAMENTO 
 
Agradecemos a participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.
 
Tenham todos uma ótima semana!

Enviar Comentário
 

1

  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 22/08/2019 11:46


  • asdfgh

    por José Roberto Battistella
    em 23/10/2016 21:05


  • Wagner Rodrigues PontesExcelente abordagem sobre a intensidade do racismo que ainda está enraizada em nossa cultura, mesmo sem manifestação pública.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 04/02/2016 07:09


  • Wagner Rodrigues PontesMorgan é uma pessoa experiente e viveu na pele essa situação, com certeza. Acredito que o racismo é cultural, vem da criação, do berço e só vai mudar quando em casa mudarmos o que temos de crença sobre os negros, índios e pardos. Isso foi plantado desde os primórdios e a falta de oportunidades e condições do poder público para estas classes só piora sua situação e visibilidade.

    por Wagner Rodrigues Pontes
    em 04/02/2016 06:47


  • José Antonio De MilitoEm pleno século 21 ainda temos diferenças, isso é muito triste. Palavras sábias de Morgan Freeman.

    por José Antonio De Milito
    em 29/11/2015 20:18


  • Renato Augusto de CamposEnquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

    por Renato Augusto de Campos
    em 26/11/2015 12:03


  • Patrícia de Moura CaçãoComo é triste ver que o preconceito está enraizado. Mas felizmente podemos fazer algo para mudar essa realidade. Com educação podemos fortalecer o caráter e, principalmente, combater a ignorância. Boa semana companheiros!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 24/11/2015 10:05


  • RINALDO LUIS FUSCORealmente o que importa, é sabermos que somos todos seres humanos, sem qualquer distinção! Boa semana a todos!!!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 22/11/2015 19:04


  • Luís Ricardo Jayme GuerreiroEsta intolerância só pode ser combatida através da educação.... vamos focar nossos esforços para fortalecer a 'base", enquanto o caráter ainda está em processo de formação. Boa semana a todos.

    por Luís Ricardo Jayme Guerreiro
    em 22/11/2015 11:13


  • Francine de GóisBom dia queridos companheiros... o tema abordado na reunião,com bastante sensibilidade por sinal, é inacreditável. Não consigo compreender em que e como estes pontos podem mudar o que sentimos ou o que pensamos do outro. Como a cor da pele pode mudar ou interferir na essência de uma pessoa? Como rotarianos temos sim que mostrar indignação diante de tamanha ignorância. Boa semana a todos.

    por Francine de Góis
    em 22/11/2015 10:53


  • Daniel KerstingBastante oportuno o assunto da reunião, sobretudo se considerarmos sob o viés que Morgan Freeman passa, na forma de um conceito de consciência mais universal, sem cores, raças ou quaisquer tipo de preceitos. Infelizmente vivenciamos as consequências de mazelas sociais que acentuam mais ainda as diferenças, que na verdade transcendem cor sexo, religião, etc. Vamos prezar por uma consciência sem cores, mas comprometida com o bem estar de toda a sociedade. Aos que ainda pretender ir a um Seminário do Rotary, recomendo com empenho a participação. O contato presencial com rotarianos de outros clubes enriquece nossas vivências no mundo rotário. Torço para que logo seja confirmada a próxima reunião presencial de vocês. Na outra operei a churrasqueira, e será um prazer fazer isso novamente para desfrutar de excelentes momentos de companheirismo. Falando em companheirismo, fiquem atentos as datas para a Conferência. É mais um grande evento para manter contato com companheiros de outros clubes e vivenciar o mundo rotário em nosso distrito. Um forte abraço a todos!!!

    por Daniel Kersting
    em 19/11/2015 23:16


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info