Fóruns / Reuniões 2018-19 / Décima Nona Reunião Ordinária - 02.05.2019


Décima Nona Reunião Ordinária - 02.05.2019

1.    NOSSA REUNIÃO:

CELULARES AJUDAM NA ERRADICAÇÃO DA PÓLIO


Paquistão e Nigéria substituem registros impressos por mensagens mais rápidas e precisas transmitidas através da telefonia celular.


Por Ryan Hyland Fotos de Khaula Jamil

 

Telefones celulares e mensagens de texto simples (SMS) podem ser a chave do sucesso de uma das maiores iniciativas mundiais de saúde pública: a erradicação da pólio.

À medida que a doença desaparece do palco mundial, remanescendo apenas em algumas áreas remotas de três países, cabem aos profissionais de saúde administrar vacinas e compartilhar informações de forma rápida e precisa.

Agentes de saúde no Paquistão estão recebendo treinamento sobre monitoramento eletrônico e uso de celulares no Centro de Recursos do Rotary em Nowshera, Khyber Pakhtunkhwa.

Agentes de saúde no Paquistão estão recebendo treinamento sobre monitoramento eletrônico e uso de celulares no Centro de Recursos do Rotary em Nowshera, Khyber Pakhtunkhwa.

O Rotary e seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio estão fortalecendo os canais de comunicação através de doações de telefones celulares para profissionais de saúde no Paquistão e na Nigéria, onde uma simples mensagem de texto pode salvar uma vida.

No Paquistão, o Rotary tem feito um esforço para substituir relatórios impressos com informações de saúde de mães e filhos, inclusive dados de imunização contra a pólio, por uma tecnologia de monitoramento eletrônico e telefonia celular.

 

 

Agentes de saúde de todo o país receberam mais de 800 telefones celulares através de uma parceria entre o Rotary, o governo do Paquistão, a Telenor – a segunda maior empresa de telecomunicações do país – e a Eycon – empresa especializada em avaliação e monitoramento de dados. Os organizadores planejam distribuir 5.000 telefones celulares até o final de 2018.

Os profissionais de saúde podem usar os celulares para enviar dados por mensagem de texto para um servidor central. Caso detectem um potencial caso de poliomielite, eles podem imediatamente alertar as autoridades no Centro Nacional de Operações de Emergência do Paquistão. Podem também fazer registros de vacinações administradas, crianças ainda não vacinadas e pais que não permitem que seus filhos sejam vacinados. O objetivo dos esforços de erradicação da pólio no Paquistão é vacinar as 35 milhões de crianças do país menores de cinco anos.

“O resultado seria a coleta de informações em tempo real para facilitar o monitoramento e a avaliação pelas autoridades”, diz Michel Thieren, diretor regional do Programa de Emergências de Saúde da Organização Mundial da Saúde.

Profissionais de saúde do Paquistão estão substituindo relatórios impressos por registros mais rápidos e precisos feitos através da telefonia celular.

"A tecnologia celular indica um tremendo progresso no programa de erradicação da pólio", diz Thieren, responsável pela coordenação de atividades de combate à pólio da OMS no Paquistão. "Os dados que coletamos precisam de um alto nível de detalhamento, e a obtenção de informações em tempo real permite que os dados sejam registrados e transcritos imediatamente, representando um aumento na exatidão e validade dos mesmos."

Segundo Thieren, "este processo informará a tomada de decisão de governos e líderes da luta pela erradicação da pólio sobre como melhor proceder operacional e taticamente para eliminar a pólio".

Além da pólio

Profissionais de saúde também estão usando celulares para monitorar uma gama de aspectos relacionados à saúde de mães e filhos.

Segundo o Unicef, a taxa de mortalidade infantil do Paquistão está entre as mais altas do mundo, registrando 81 óbitos de menores de cinco anos em cada mil nascidos vivos.

“Todavia, a tecnologia móvel pode ajudar na redução destas mortes”, diz Asher Ali, gerente de projetos da Comissão Pólio Plus do Rotary no Paquistão.

"Nossos profissionais de saúde, inclusive as parteiras comunitárias, estão monitorando gestantes", diz Ali, "Quando um bebê nasce, eles registram o nascimento e mantêm um relatório completo não somente sobre a vacina contra a pólio, mas também sobre outras imunizações e cuidados básicos de higiene e saúde.”

Eles também monitoram outras doenças contagiosas, como malária, tuberculose e gripes, desnutrição infantil e enfermidades maternas.

"Se problemas forem detectados na saúde das mães ou dos bebês, podemos informar aos departamentos de saúde governamentais de imediato para que os solucionem rapidamente e adaptem suas estratégias", afirma Ali.

Celulares também facilitam as visitas de acompanhamento às famílias, pois os profissionais de saúde podem enviar mensagens de texto às mesmas para lembrá-las do compromisso.

A proliferação dos celulares

Recentemente, o uso mundial de telefones celulares aumentou substancialmente, atingindo cerca de 7 bilhões de assinantes em todo o planeta, 89% dos quais encontram-se em países em desenvolvimento, segundo a OMS. Mesmo aqueles sobrevivendo com menos de um dólar por dia têm acesso frequente a celulares e serviços de SMS. Os celulares lideram entre as tecnologias de maior uso no mundo em desenvolvimento.

O Rotary e outras organizações sem fins lucrativos estão aproveitando a oportunidade criada por esta estatística para impulsionar uma série de iniciativas de saúde.

A Fundação Grameen tem um programa chamado "parteiras móveis", que envia SMSs diários e mensagens de voz semanais com conselhos para mulheres durante a gravidez e o primeiro ano de vida da criança. O Unicef possui um programa semelhante de apoio a mães, cujo enfoque é a nutrição durante a gravidez e nos dois primeiros anos de vida da criança.

Telefones celulares também estão sendo usados como ferramenta no combate ao HIV/aids na África. A organização britânica sem fins lucrativos Absolute Return for Kids envia SMSs para lembrar os pais sobre medicamentos e consultas médicas futuras.

O programa mTrac do ministério da saúde da Uganda é uma rede de coleta de dados de mensagens de texto de celulares de enfoque amplo, administrado através de parceria com o Unicef e outras organizações. Quase 30.000 agentes de 3.700 postos de saúde enviam relatórios semanais e recebem pesquisas, alertas e outros comunicados através de seus celulares. Eles também recebem perguntas sobre o nível de material médico, condições das clínicas e outros problemas críticos.

Associados do Rotaract Club do Caduceus, na Índia, trabalharam no Projeto Jana Swasthya, em 2015, examinando as condições de saúde oral, hipertensão e diabetes em mais de 8.000 pessoas durante o Kumbh Mela, um dos maiores festivais hindus do mundo. O projeto criou um sistema digital de vigilância de doenças para estudar tendências epidemiológicas, substituindo o processo de monitoramento de dados impresso e permitindo que as autoridades tenham acesso a dados em tempo real com apenas alguns cliques.

Em 2016, quando a Nigéria registrou seus primeiros casos de pólio após um período de quase dois anos sem a ocorrência da doença, o Rotary e autoridades da OMS apressaram-se para substituir o sistema tradicional de registro de casos por um sistema de tecnologia celular na região setentrional em questão, no estado de de Borno. A iniciativa de uso de celulares, desde então, foi expandida para mais de 11 estados.

"O método tradicional estava induzindo nosso programa a erros. As informações recebidas não eram exatas, o que nos levou a acreditar que nosso desempenho estava em um patamar mais alto do que aquilo que veio a ser descoberto mais tarde", disse Boniface Igomu, coordenador da Comissão Pólio Plus do Rotary na Nigéria. "O uso de celulares agora nos permite identificar áreas problemáticas rapidamente e agir de acordo com a situação.” O país não registrou nenhum caso de pólio este ano.

A Nigéria também está usando tecnologia de mapeamento celular para identificar áreas não cobertas pelas equipes de imunização da pólio. Agentes de saúde examinam amostras fecais de crianças provindas de áreas remotas e registram casos de paralisia flácida aguda. “A iniciativa foi implementada primeiramente em Borno, mas já foi levada a três outros estados”, diz Igomu.

Igomu acrescenta ainda que “após a morte de mais de mil pessoas em decorrência da meningite no começo deste ano, o país passou a usar as mesmas ferramentas digitais em campanhas emergenciais de vacinação”.

"As tecnologias móveis são exatamente o tipo de inovação de que precisamos para fechar as lacunas de nosso programa e finalmente erradicar a pólio para sempre", diz Igomu. "O uso destas tecnologias nunca foi tão importante quanto agora".

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=tTH6gxXgo2I
Ajude a combater doenças




2.    CONHEÇA O ROTARY:

QUEM SOMOS


Nós somos uma organização formada por pessoas de todos os continentes e diversas culturas e áreas de atuação que trocam ideias e trabalham em prol de comunidades do mundo inteiro.
Conheça um pouco mais sobre o Rotary e descubra como conectamos pessoas e causamos mudanças positivas no mundo.

•    Nossas prioridades
•    Nossa estrutura
•    Nossos líderes
•    Nossos parceiros
•    Nossa história
•    Nossas finanças
•    Official Directory



3.    RECADOS, AVISOS E INFORMAÇÕES:

E-CLUB NA ASSEMBLEIA DISTRITAL

Associados do E-Club participaram da Assembleia Distrital realizada na UNIP, em Sorocaba, em 28 de abril.

De acordo com o presidente eleito 2019-20, Leandro Nobre, os associados aceitaram o convite para participar e “aprender ainda mais sobre nossa organização”.
 

 

 

 


SEMANA SEGURO SOLIDÁRIO

O Distrito 4620, a exemplo do ano passado, participará da campanha da ABTRF, que será coordenada pelo companheiro Osvair Leandro, da Subcomissão Distrital da ABTRF. Pedimos aos associados que busquem esses seguros também junto aos seus familiares. Sugerimos que nomeiem algum companheiro do clube para centralizar essas informações e repassar ao Osvair.

Cada seguro informado concorrerá ao sorteio de uma máquina de café Nespresso, na 50a Conferência Distrital da Inspiração "Millena Paezani".

O Seguro Solidário é um programa de custo zero para o rotariano e que traz resultados fundamentais para o desenvolvimento de milhares de projetos humanitários desenvolvidos pelos Rotary Clubs em todo o mundo. Basta somente informar o seguro do rotariano ou de seus parentes (Porto Seguro, Itau ou Unibanco) no site da ABTRF.

O objetivo deste ano é atingir o número de 5.000 seguros informados em todo o Brasil, portanto uma média de 2 seguros por clube. Assim atingiremos o valor de R$ 500 mil a serem doados pela Porto Seguro para a Fundação Rotaria, em nome de cada clube que tiver seguro informado.

Em 2015-16 tivemos 1978 seguros informados, correspondendo a US 55 mil em doação. Em 2016-17 tivemos 3204 seguros informados, correspondendo a US 92 mil em doação. Em 2017-18 tivemos 3898 seguros informados, correspondendo a US 112 mil em doação. Para 2018-19 estimamos 5.000 seguros a serem informados (Nosso potencial, somente com rotarianos, sem os familiares é de 12.000), podendo atingir US 135 mil em doação.

 

 

50ª CONFERÊNCIA DISTRITAL

 



Ainda dá tempo de participar da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620. Este ano, será realizada de 17 a 19 de maio, em Atibaia. As fichas de inscrição podem ser baixadas em http://www.rotary4620.org.br/



PRÊMIO DISTRITAL

Ainda dá tempo de participar da 50ª Conferência Distrital do Distrito 4620. Este ano, o Governador Valdir Paezani e a Comissão Distrital da Fundação Rotária fará a entrega de 20 Prêmios Distritais por Serviços à Fundação Rotária aos rotarianos que tenham se destacado durante este ano rotário 2018-19.

As indicações são feitas pelos próprios clubes e os escolhidos não podem já ter sido contemplados.




MÊS DE SERVIÇOS À JUVENTUDE

 

Maio é o mês de Serviços à Juventude. O Rotary oferece programas que ajudam os jovens a adquirir habilidades de liderança, a ampliar seus conhecimentos e a aprender o valor dose serviços humanitários. Envolva-se. Acesse https://on.rotary.org/2vucvtV  











CONVENÇÃO DO ROTARY

 

 

Participe da Convenção anual, que neste ano será em Hamburgo, na Alemanha.
Mais informações em http://www.riconvention.org/pt




4.    AGENDA

 

É hora do seu clube planejar a agenda! Confira os temas que o Rotary dedica a cada mês e são inspirados nas ênfases de trabalho da organização.



REUNIÕES

Próximos eventos do E-Club:
 
. Conferência Distrital: 17 a 19 de maio – Hotel Tauá - Atibaia
. Reunião presencial: 09 de junho – Hotel Dan Inn - Sorocaba
. Festiva de posse CD 2019-20: 23/06 – Hotel Dan Inn – Sorocaba



5.    COMPANHEIRISMO


Feliz aniversário ao associado LUIZ CARLOS ROSSI CAPILLA que comemorou mais um ano de vida dia 01 de maio! Sucesso, paz e felicidades sempre!


Enviar Comentário
 

1

  • Letícia MeloPresente!

    por Letícia Melo
    em 15/05/2019 20:50


  • Marden MeloPresente!

    por Marden Melo
    em 15/05/2019 20:36


  • Presente!!!

    por Cristina Sperandio Novaes
    em 14/05/2019 19:57


  • José Antonio De Militopresente

    por José Antonio De Milito
    em 12/05/2019 09:31


  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente!

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 08/05/2019 06:10


  • José Lázaro FerrazPresente

    por José Lázaro Ferraz
    em 07/05/2019 05:38


  • Artur Roberto MandlPresente

    por Artur Roberto Mandl
    em 06/05/2019 22:08


  • Daniele Cristiane MiguelPresente!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 06/05/2019 15:39


  • Luiz Carlos Rossi CapillaPresente!

    por Luiz Carlos Rossi Capilla
    em 06/05/2019 15:22


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 06/05/2019 14:36


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 06/05/2019 14:27


  • Maria de Lourdes Mateus Fernandes FerrazPresente!

    por Maria de Lourdes Mateus Fernandes Ferraz
    em 06/05/2019 13:46


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 06/05/2019 12:21


  • Jose Tadeu MatheusPresente.

    por Jose Tadeu Matheus
    em 06/05/2019 12:14


  • Leandro Nobre de SiqueiraPresente!

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 06/05/2019 11:49


  • Therezinha HoltzPresente!

    por Therezinha Holtz
    em 06/05/2019 11:41


  • Renato Augusto de CamposPresente !

    por Renato Augusto de Campos
    em 06/05/2019 11:18


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info