Fóruns / Reuniões 2016-17 / 27102016 - DÉCIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA


27102016 - DÉCIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA

1) ABERTURA

 

Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.

Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.


 

 

2) REFLEXÃO


 

 

 

3) TEMA DA REUNIÃO: SEJA UM SUPERPADRINHO

 

Conheça a história (e os poderes) de quem se destacou por apadrinhar (muitos) novos associados

 
O Superman foi lançado em 1938 na revista em quadrinhos Action Comics, e desde então seus poderes só foram aumentando graças aos roteiristas norteamericanos. Com uma força descomunal, super audição, visão de raio-x, telescópica e infravermelha, velocidade próxima à da luz, ele continua sendo um dos super-heróis mais populares.
 
No campo da realidade, o Rotary tem também seus super-heróis, que poderíamos separar por categorias. Uma destas categorias é a dos superpadrinhos: rotarianos ou rotarianas que têm a capacidade de transformar um número expressivo de pessoas em novos associados.
 
Mas, que poderes têm os superpadrinhos para serem bem-sucedidos nessa tarefa? Seria a capacidade de pensar em grandes metas? “Não se pode ter pensamento pequeno no Rotary. Você tem que sonhar e projetar uma meta de uma forma bem audaciosa”, diz Tarcísio Porto, associado ao Rotary Club de Fortaleza. Ele ocupa a segunda posição mundial entre os rotarianos que mais apadrinharam novos associados durante o período 2015-16. Horácio Misawa, do Rotary Club de São Paulo-Paraíso, é o segundo campeão nacional da categoria no mesmo período. Em primeiro lugar mundial ficou o indiano Somendra Sharma, do Rotary Club de Jaipur North.
 
 
Leia a matéria na íntegra na edição de novembro da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa)
 
 
 

4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA


ACESSO À EDUCAÇÃO POR MEIO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA
É um número alarmante: 57 milhões de crianças não vão para a escola. Aumentar o acesso à educação é fundamental para interrompermos o ciclo da pobreza.
E os rotarianos estão trabalhando exatamente para isso. Usando subsídios do Rotary, nossos associados formam parcerias para fornecer livros didáticos, integrar tecnologia às aulas e assegurar que os estudantes tenham acesso à água limpa.
Veja como estamos transformando o mundo por meio da educação (VÍDEO). Para ajudar, promova as atividades do seu clube nesta área e faça uma doação no Mês da Fundação Rotária.
 
APOIE O ROTARY NO DIA DE DOAR
O Dia de Doar (Giving Tuesday) é uma ocasião para celebrarmos a generosidade no mundo. Em 29 de novembro, junte-se a pessoas comprometidas a fazer a diferença no mundo, doando à Fundação Rotária pela internet. Esta é uma excelente maneira de ajudar nosso E-Club a alcançar as metas de doação para o centenário da Fundação.
 
ATENÇÃO BOLSISTAS RUMO AOS EUA 
Clubes e distritos que estiverem patrocinando bolsas de estudo por meio de Subsídios Globais devem notar uma mudança aprovada pelos curadores (em vigor a partir de janeiro).
Com base nas leis fiscais americanas, a Fundação Rotária deve deduzir impostos de bolsas financiadas por Subsídios Globais para estudos nos EUA no que se refere a qualquer despesa além de mensalidade, livros, equipamentos necessários e taxas.
A Fundação Rotária costumava absorver tais custos, mas a partir de 1º de janeiro, o valor será deduzido do pagamento da bolsa. Assim, clubes e distritos devem informar os bolsistas para limitarem seus orçamentos a mensalidades, livros, equipamentos necessários e taxas.
É importante ressaltar que essa mudança não se aplica a bolsistas do Japão, Canadá e Alemanha que estudarão nos EUA, já que os mesmos são financiados por fundações locais afiliadas ao Rotary.
 
NOVAS REGRAS PARA SUBSÍDIOS GLOBAIS
Moradias de baixo custo e escolas simples serão elegíveis a Subsídios Globais
Durante três anos, começando em 1º de janeiro, os clubes e distritos poderão usar fundos de Subsídios Globais para cobrir a construção de moradias de baixo custo e escolas básicas, de acordo com uma mudança aprovada pelos curadores em setembro.
No entanto, a construção deve fazer parte de um projeto abrangente relacionado a uma área de enfoque. Por exemplo, a construção pode fazer parte de um projeto que engloba treinamento profissionalizante e identificação de empregos com o objetivo de tirar certas famílias da pobreza, ou uma iniciativa de maior dimensão para educar crianças. A construção por si só não será elegível. Mais informações sobre o assunto serão publicadas em breve.
 
ROTARY IDEAS
Plataforma de crowdfunding do Rotary enfatiza parcerias 
Suzette Ramdanie-Linton estava pronta para desistir de um projeto hídrico que seu clube havia iniciado nem St. James, na Jamaica, no ano passado, porque não encontrava financiamento. O então governador do distrito, Paul Brown, incentivou a rotariana a promover o projeto no Rotary Ideas.
Duas semanas depois de ter colocado a descrição e fotos da iniciativa no site, ela recebeu um e-mail de Naude Dreyer, associado do Rotary Club de Central Cayman Islands, que estava especificamente procurando projetos hídricos na Jamaica. "Foi um achado perfeito", diz ele. "O Rotary Ideas é uma ótima maneira de captar recursos."  

O Rotary Ideas ajudar clubes que procuram voluntários, parcerias e doações de materiais e monetárias a se conectarem a outros clubes. Mais de 1.220 projetos foram publicados na plataforma desde seu lançamento, em agosto de 2013. Os dois clubes já estão colaborando em outro projeto para fornecer dicionários a alunos do terceiro ano em St. James.

 

COMBATE À PÓLIO

Você participou de alguma atividade no Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro? Rotary Clubs realizaram eventos em todo o mundo, celebridades e especialistas demonstraram seu apoio, e nós realizamos um evento especial na sede do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, que foi transmitido ao vivo.

Ainda dá tempo de participar! Assista aqui e divulgue a gravação do evento.

 

PARTICIPE DO DESAFIO NATALINO – POSTO DO LIVRO

A Editora Brasil Rotário, em parceria com a Edigráfica (gráfica que imprime a Revista Rotary Brasil), está promovendo o Desafio Natalino – Posto do Livro, cujo objetivo é estimular os Clubes de Rotary de todo Brasil a criarem uma biblioteca popular, como forma de incentivar a leitura e a cultura em sua área de atuação.

Os Clubes que desejarem participar do desafio deverão enviar fotos e a descrição do projeto para o departamento de marketing da Revista Rotary Brasil. Uma comissão formada pelas duas empresas apoiadoras irá julgar os melhores projetos, e os vencedores ganharão um KIT CULTURA, com livros e revistas para complementar a biblioteca.

Todos os projetos deverão conter algumas características como forma de padronização da biblioteca, que são:

– Ser uma biblioteca acessível a toda a população da área de atuação do Clube;

– Ter títulos diversificados de livros;

– Ter livros para todas as faixas etárias;

– Ter livros com informações sobre o Rotary;

– Ser uma ação sustentável;

– A biblioteca deverá estar localizada em um local de fácil acesso e manutenção (higiene e conservação do acervo).

Para validar a participação do seu Clube, os projetos deverão ser enviados para o e-mail campanha@revistarotarybrasil.com.br até o dia 5 de dezembro de 2016. Serão 3 vencedores na categoria NOVOS PROJETOS, classificados em 1º, 2º e 3º lugar e 3 vencedores na categoria PROJETOS EXISTENTES, também classificados em 1º, 2º e 3ºlugar.

Nosso clube não pode ficar fora desta iniciativa!

 

 

5) INFORMAÇÕES E AVISOS


REUNIÃO PRESENCIAL

Já está agendada a nossa última reunião presencial de 2016. Anotem na agenda: 04 de dezembro, às 8h30, no Delta Café, no Campolim, em Sorocaba. Serão tratados vários assuntos importantes. Portanto, sua participação é muito importante para fecharmos o ano com todos os assuntos pendentes, resolvidos. Além disso, faremos nossa confraternização de fim de ano. Levem um dinheirinho extra para fazermos um sorteio! 

 

CAMPANHA 1 ROTARIANO +1

A campanha foi lançada pela companheira Janaína Drawanz na reunião que contou com a presença do Governador Celso Moreira e, aprovadíssima por ele! Vamos marcar uma reunião no início de 2017 para que cada associado leve 1 visitante, e que este seja um provável novo associado para nosso E-Club. Preparem-se, convidem familiares, amigos, colegas de trabalho e vizinhos que estejam dispostos a atuar com voluntariado e com vontade de mudar sua comunidade.


6) COMPANHEIRISMO


 

Felicidades e sucesso aos aniversariantes de Outubro e Novembro: 
Rinaldo Fusco – 22/10
Rafael Volpe – 25/10
Fernanda Porcel – 09/11


 

7) ENCERRAMENTO 

 

 
 
Obrigada pela participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.



Enviar Comentário
 

1

  • Muito prática e importante esta modalidade de recuperação.

    por Luiz Antonio Silva
    em 09/03/2017 16:57


  • RINALDO LUIS FUSCOPresente!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 20/11/2016 20:05


  • Paulo Henrique Reis WancelottiO Rotary partindo pro Crowdfunding! Que interessante! Presente.

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 09/11/2016 18:19


  • José Antonio De MilitoParabéns, temos várias frentes para dinamizarmos mais o nosso clube. Até o dia 04.

    por José Antonio De Milito
    em 09/11/2016 16:21


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 08/11/2016 13:56


  • Renan Williams Soglia MooreSobre a campanha Posto do Livro podemos criar um biblioteca on-line e utilizar livros que são de domínio público, o que pensam? Como estamos em um E-club, nada mais justo que uma E-biblioteca... Posso ajudar!

    por Renan Williams Soglia Moore
    em 08/11/2016 08:49


  • Renan Williams Soglia MoorePresente!

    por Renan Williams Soglia Moore
    em 08/11/2016 08:39


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 08/11/2016 07:26


  • Patrícia de Moura CaçãoAté que enfim!!!! Consegui postar a reunião de quinta passada...Desculpem-me, mas está difícil postar no site...espero que na próxima quinta esteja tudo ok. Também espero vê-los na reunião presencial do dia 4 de dezembro! Até la!!!

    por Patrícia de Moura Cação
    em 07/11/2016 22:23


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info