Fóruns / Reuniões 2016-17 / 10/11/2016 - DÉCIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA


10/11/2016 - DÉCIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA

1) ABERTURA

 

Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.

Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.


 

 

2) REFLEXÃO


 

 

 

3) TEMA DA REUNIÃO: DIA DO ROTARY NA ONU  

 

Data destaca o papel do setor privado na ajuda humanitária

Desde sua criação logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a missão da Organização das Nações Unidas tem estado relacionada às iniciativas do Rotary de ajuda humanitária e instauração da paz. O Dia do Rotary na ONU, em 12 de novembro, terá como foco o papel do setor privado na construção de um mundo mais justo.

O tema deste ano, Responsible Business, Resilient Societies (Empresas Responsáveis, Sociedades Resilientes, em tradução livre), autentica a posição do Rotary como representante do mundo profissional e empresarial, e também do humanitário. Como líderes em suas ocupações e comunidades, os associados dos nossos clubes empregam suas habilidades e contatos em prol de causas sociais, principalmente desenvolvimento comunitário.

O Prêmio Rotary por Responsabilidade Social será entregue aos indivíduos e empresas parceiras abaixo por suas melhores práticas de inclusão e contribuições para melhorias comunitárias.

 
 
Indivíduos:
- Juan Silva Beauperthuy, Rotary Club de Chacao, Venezuela. Há 25 anos que Beauperthuy ajuda jovens carentes por meio do programa educacional Queremos Graduarnos, que conta com o apoio da sua firma de engenharia e beneficia mais de 700 alunos em 18 escolas.
- Jean-Paul Faure, Rotary Club de Cagnes-Grimaldi, França. Visando oferecer treinamento e capital a novos empreendedores, Faure lançou o concurso Le Trophée du Rotary, o qual está em seu sétimo ano e recebe apoio de um grande banco.
- Suresh Goklaney, Rotary Club de Bombay, Índia. Goklaney, vice-chair executivo de uma fabricante de sistemas de purificação de água, liderou uma frente para fornecer água potável na zona rural e áreas urbanas carentes do país. Foram abertos alguns centros para as mulheres ganharem renda com a venda d’água.
- Annemarie Mostert, Rotary Club de Southern Africa, África do Sul. Em 2005 Mostert formou o Sesego Cares, uma entidade sem fins lucrativos de Johannesburg que oferece aulas formais, treinamento profissionalizante e técnicas de empreendedorismo e liderança a mulheres e crianças. Ela trabalhou com a TOMS Shoes na mobilização de 70 clubes do país para o fornecimento de 1,3 milhão de pares de sapatos.
- Stephanie Woollard, Rotary Club de Melbourne, Austrália. Depois de conhecer sete artesãs analfabetas durante sua visita ao Nepal, Woollard fundou a empresa Seven Women para ajudar as nepalesas a fabricar e vender seus produtos no exterior. Elas também aprendem noções de informática e contabilidade. Nos últimos 10 anos, mais de 1.000 mulheres foram beneficiadas.
- Larry Wright, Rotary Club de Taylor, EUA. Wright abriu sua empresa de paisagismo graças a um empréstimo bancário obtido nos anos 1970. Em 2013, ele liderou uma campanha para adaptar um modelo de microcrédito para ajudar empreendedores de Detroit, cidade seriamente afetada pela crise financeira, oferecendo microcrédito, aulas de administração e consultoria.
 
Empresas parceiras:
- Coca-Cola Pakistan tem ajudado o Rotary Pakistan National PolioPlus Charitable Trust desde 2010 na promoção de vacinações e conscientização sobre a pólio, principalmente por meio de publicidade e projetos para fornecimento de água potável no Paquistão, um dos últimos redutos da poliomielite.
- Mercantil Banco Universal apoia um projeto que já treinou 6.000 pessoas em 40 universidades da Venezuela na disciplina responsabilidade social e liderança, visando incentivar os alunos a aplicar seu conhecimento acadêmico para vencer os desafios de comunidades carentes.
 
A expectativa é que teremos cerca de 1.500 participantes no evento, que inclui cerimônia para entrega do prêmio, painéis de discussão e atividades. Os oradores e workshops cobrirão aspectos de responsabilidade empresarial, como nas áreas de educação, inovação, parcerias, necessidades de comunidades pobres, capacitação de mulheres e jovens e como tudo isso se relaciona às Metas de Desenvolvimento do Milênio. Tais metas são parte do plano ambicioso da ONU de eliminar a pobreza global até 2030.

Assista o evento ao vivo em 12 de novembro pela UN Web TV
 
Saiba mais sobre o Dia do Rotary na ONU e inscreva-se
 
Rotary News
 
 
 
 
4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA


APOIE O ROTARY NO DIA DE DOAR
O Dia de Doar (Giving Tuesday) é uma ocasião para celebrarmos a generosidade no mundo. Em 29 de novembro, junte-se a pessoas comprometidas a fazer a diferença no mundo, doando à Fundação Rotária pela internet. Esta é uma excelente maneira de ajudar nosso E-Club a alcançar as metas de doação para o centenário da Fundação.
 
CONCURSO DE VÍDEO
Mostre o trabalho de seu Interact Club e concorra a 500 dólares para usar no seu próximo projeto. No oitavo ano do concurso de vídeos do Interact, o Rotary International pede aos clubes que gravem um vídeo de 30 segundos a três minutos sobre:
·         Interactianos no comando — Imagine se os rotarianos fossem os grandes administradores mundiais, responsáveis pelas maiores decisões que afetam o nosso mundo e futuro. Com base neste cenário, como os interactianos transformariam o mundo?
·         Metas de desenvolvimento sustentável — As Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU abrangem o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e a prosperidade para todos. Sem dúvidas, os interactianos são essenciais ao alcance dessas metas. Escolha uma delas para mostrar o que o seu clube está fazendo para o seu alcance.
 
     Convide pais, professores e associados de Rotary e Rotaract Clubs locais para tornar realidade a sua visão de Interact.
    Envie o vídeo, em inglês ou com legendas neste idioma, até 2 de dezembro. Qualquer música usada no vídeo tem que ser original ou livre do pagamentos de royalty. Em caso de dúvidas, acesse a página oficial do Interact no Facebook ou envie um e-mail para o endereço interact@rotary.org.
Interact é o programa do Rotary para jovens de 12 a 18 anos. 
 
CELEBRE OS 100 ANOS DA FR
A nossa Fundação completará 100 anos em 2016-2017! Como uma das maiores organizações humanitárias do mundo, ela apoia milhares de projetos que visam fornecer água limpa, combater doenças e promover a paz e a educação, além de se dedicar à campanha global contra a paralisia infantil.
·         Saiba mais sobre a Fundação Rotária
·         Baixe informações e recursos para a comemoração do centenário
 
COMBATE À PÓLIO
Você participou de alguma atividade no Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro? Rotary Clubs realizaram eventos em todo o mundo, celebridades e especialistas demonstraram seu apoio, e nós realizamos um evento especial na sede do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, que foi transmitido ao vivo.
Ainda dá tempo de participar! Assista aqui e divulgue a gravação do evento.

 

PARTICIPE DO DESAFIO NATALINO – POSTO DO LIVRO
A Editora Brasil Rotário, em parceria com a Edigráfica (gráfica que imprime a Revista Rotary Brasil), está promovendo o Desafio Natalino – Posto do Livro, cujo objetivo é estimular os Clubes de Rotary de todo Brasil a criarem uma biblioteca popular, como forma de incentivar a leitura e a cultura em sua área de atuação.
Os Clubes que desejarem participar do desafio deverão enviar fotos e a descrição do projeto para o departamento de marketing da Revista Rotary Brasil. Uma comissão formada pelas duas empresas apoiadoras irá julgar os melhores projetos, e os vencedores ganharão um KIT CULTURA, com livros e revistas para complementar a biblioteca.
Todos os projetos deverão conter algumas características como forma de padronização da biblioteca, que são:
– Ser uma biblioteca acessível a toda a população da área de atuação do Clube;
– Ter títulos diversificados de livros;
– Ter livros para todas as faixas etárias;
– Ter livros com informações sobre o Rotary;
– Ser uma ação sustentável;
– A biblioteca deverá estar localizada em um local de fácil acesso e manutenção (higiene e conservação do acervo).
Para validar a participação do seu Clube, os projetos deverão ser enviados para o e-mail campanha@revistarotarybrasil.com.br até o dia 5 de dezembro de 2016. Serão 3 vencedores na categoria NOVOS PROJETOS, classificados em 1º, 2º e 3º lugar e 3 vencedores na categoria PROJETOS EXISTENTES, também classificados em 1º, 2º e 3ºlugar.
Nosso clube não pode ficar fora desta iniciativa!

 

 

5) INFORMAÇÕES E AVISOS


REUNIÃO PRESENCIAL

Já está agendada a nossa última reunião presencial de 2016. Anotem na agenda: 04 de dezembro, às 8h30, no Delta Café, no Campolim, em Sorocaba. Serão tratados vários assuntos importantes. Portanto, sua participação é muito importante para fecharmos o ano com todos os assuntos pendentes, resolvidos. Além disso, faremos nossa confraternização de fim de ano. Levem um dinheirinho extra para fazermos um sorteio! 

 

PANETONES DA FR

Os associados que reservaram os panetones da Fundação Rotária, atenção!

Os panetones estarão com os membros da Subcomissão de Arrecadação da FR do Distrito 4620 a partir do dia 28 de novembro. Em breve serão enviadas as orientações para pagamento e retirada.

 
 
6) COMPANHEIRISMO


 

“Ignorância é a ameaça à paz. É imprescindível que as pessoas e as nações se informem.” (Paul Percy Harris)

 

 

7) ENCERRAMENTO 

 

 

 
 
Obrigada pela participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.


Enviar Comentário
 

1

  • Conteúdo sempre interessante para nós Rotaryanos.

    por Luiz Antonio Silva
    em 14/03/2017 17:28


  • Artur Roberto Mandlpresente atrasado, pois só hoje consegui acessar, valeu

    por Artur Roberto Mandl
    em 19/12/2016 23:03


  • RINALDO LUIS FUSCOPresente!!!

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 20/11/2016 20:04


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente!!! Parabéns Paty e demais pelo trabalho!!!

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 16/11/2016 10:57


  • Patrícia de Moura CaçãoPresente! Que bom que estejam gostando do conteúdo! Vejo vocês no Delta Café dia 4! ;)

    por Patrícia de Moura Cação
    em 15/11/2016 11:28


  • José Lázaro FerrazBoa Tarde Pessoal, Esta Reunião demonstra a Força Internacional conquistada pelo Rotary. Fruto de um incansável trabalho dos Rotarianos espalhados pelo Mundo!!! PARABÉNS À TODOS!!! Abraços

    por José Lázaro Ferraz
    em 14/11/2016 19:06


  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente!

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 13/11/2016 06:36


  • Daniel KerstingPresente!

    por Daniel Kersting
    em 11/11/2016 20:52


  • Leandro Nobre de SiqueiraExcelente conteúdo!

    por Leandro Nobre de Siqueira
    em 11/11/2016 15:51


  • Renan Williams Soglia MoorePresente!

    por Renan Williams Soglia Moore
    em 11/11/2016 12:05


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 11/11/2016 11:40


  • José Antonio De MilitoGostei muito dessa reunião. Muitas informações importantes e incentivadoras. Muitas idéias pra nós. Parabens

    por José Antonio De Milito
    em 11/11/2016 11:29


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info