Fóruns / Reuniões 2015-16 / 08/09/2016 - DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA


08/09/2016 - DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA

1) ABERTURA

 

Prezados Companheiros do Rotary E-Club Tropeiros – D4620, visitantes e convidados, sejam todos bem-vindos à nossa reunião.

Para iniciarmos, peço a todos uma saudação virtual ao pavilhão nacional.


 

 

2) REFLEXÃO


 

 

 

 

3) TEMA DA REUNIÃO: CERVEJA PARA PROMOVER A ÁGUA LIMPA 

 

 

Festivais de cerveja proporcionam ótimas oportunidades de companheirismo e socialização.

Os fundadores do grupo Beers Rotarians Enjoy Worldwide têm uma lista de festivais patrocinados pelo Rotary e incentivam os clubes a organizarem seus próprios eventos.

 

Quando nos sentamos para saborear uma cerveja, a maioria de nós não pensa que um dos seus principais ingredientes é a água, muito menos no fato de que 3.000 crianças morrem diariamente devido à ingestão de água insalubre.
Alguns rotarianos não estão apenas pensando, mas efetivamente fazendo algo para sanar o problema.
Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja, organiza eventos para angariar fundos aos esforços globais do Rotary focados em água, saneamento e higiene.
"Posso unir o útil ao agradável, ao saber que o dinheiro que gastei com a minha cerveja ajudará a suprir água fresca a uma aldeia na África", diz o integrante do grupo Steven Lack, do Rotary Club de Pleasant Hill, EUA.
O Grupo percebeu que poderia ir mais longe se unisse forças com um Grupo Rotarianos em Ação, formado por pessoas que possuem conhecimento em uma área específica.
"Não dá para fazer cerveja sem água”, enfatiza Moses Aryee, ex-presidente do Rotary Club de Accra-West, em Gana, e co-chair do Grupo de Companheirismo. "Como a cerveja é consumida globalmente, temos uma abordagem global para a utilização da água fresca."
O Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja trabalha com o Grupo Rotarianos em Ação pela Água e Saneamento com o intuito de identificar projetos hídricos específicos que possam apoiar.
O Grupo de Companheirismo planeja contatar grandes cervejarias em todos os continentes para conseguir seu apoio em projetos hídricos, a exemplo da organização sem fins lucrativos Water.org, que está recebendo US$1,2 milhão da fabricante de cervejas Stella Artois.
Os projetos têm o potencial de elevar a qualidade de vida de diversas maneiras. Todos os dias, 8.000 pessoas morrem de doenças transmitidas pela água, sendo que mulheres em muitas partes do mundo passam horas buscando água, tempo que poderia ser dedicado para cuidar de suas famílias, gerar renda ou contribuir ao bem-estar do lugar onde vivem.
"Estamos entusiasmados com a oportunidade de trabalharmos juntos”, disse Ronald Denham, do Rotary Club de Toronto Eglinton, Canadá, que foi chair do Grupo Rotarianos em Ação pela Água e Saneamento. "Nós assumimos o compromisso de apresentar e descrever os projetos, e nossos “companheiros da cerveja” entrarão em contato com as cervejarias para travar um relacionamento de negócios. Ajuda muito que alguns membros do grupo sejam executivos seniores de cervejarias."
UM MODELO PARA A ANGARIAÇÃO DE RECURSOS
Lack e Aryee fundaram o Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja em 2014, após terem chegado à conclusão de que beber cerveja promove o companheirismo e isso torna o Rotary mais atraente. Quando as pessoas se unem por meio de um interesse em comum, como a cerveja, elas permanecem unidas e podem fazer uma diferença.
"Sempre dizemos que queremos tornar o Rotary divertido", menciona Lack. "Quando as pessoas tomam cerveja elas estão, na verdade, se socializando. Esta é uma atividade que promove a união e nos torna iguais."
Os membros do Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja promovem a ideia de que a prestação de serviços pode ser divertida. Para isso, eles ajudam os clubes na organização de festivais de cerveja. Tais eventos são de fácil planejamento e têm grande apelo junto aos jovens, angariando uma boa quantidade de fundos para os projetos do clube. De acordo com Lack, basta fazer o seguinte:
·         Contatar uma ou duas microcervejarias para que doem cerveja
·         Levar comida ou contratar um food truck
·         Convidar uma banda
·         Montar um estande
"As microcervejarias tornaram-se um grande nicho de mercado, representando uma excelente oportunidade de crescimento para nós ", observa Lack, salientando que os festivais que o grupo realiza não visam deixar as pessoas embriagadas. Geralmente, os eventos duram apenas algumas horas e a bebida é servida em pequenos copos para fins de degustação. A espera na fila também limita o tempo que as pessoas passam bebendo.
O evento The State of Jefferson Brew Fest, realizado em Dunsmuir, na Califórnia, atrai 1.500 pessoas todos mês de agosto, sendo que, no ano passado, foram angariados US$15.000 para projetos do clube, disse John Poston, do Rotary Club local. O sucesso tem sido estupendo, motivando o clube a realizar neste ano um concurso de cervejas artesanais com brincadeiras para os participantes passarem o tempo. Devido ao sucesso, mais dois dias serão acrescentados ao evento no ano que vem. Outros festivais de enorme atrativo são o Weed Brew Fest, na Califórnia, e o Brew on the Bay, na Flórida. O Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja divulga uma lista de festivais patrocinados pelos Rotary Clubs.
ROTARIANOS ANIMADOS
Quando Lenie Jordan, presidente do Rotary Club de Franklin, nos EUA, e coproprietário de uma microcervejaria da cidade ouviu falar sobre o grupo de companheirismo, convidou 20 associados do seu clube para entrarem no grupo.
"Os rotarianos gostam muito de se reunirem em ambientes descontraídos”, menciona Jordan. "O companheirismo tem surtido um efeito positivo no quadro associativo e já conseguimos um novo associado graças ao poder de atração do Grupo de Companheirismo."
Recentemente, alguns associados aprenderam sobre como a composição da água determina o tipo de cerveja típica de determinada área. De acordo com a revista All About Beer, a cidade de Dublin ficou famosa pelas cervejas escuras, fato que se deve ao alto teor alcalino de suas águas. A levedura não se adapta bem à alta alcalinidade, portanto, os cervejeiros descobriram que teriam melhores resultados se torrassem a cevada, o que reduz o nível alcalino e torna o malte escuro. A água da cidade tcheca de Pilsen, famosa pela produção das primeiras cervejas do tipo, é outro exemplo de como a água influencia a qualidade da cerveja .
Outro fato interessante: historicamente, a cerveja tem sido uma alternativa de bebida segura quando há escassez de água limpa, pois ela passa por ebulição durante o processo de fabricação.
"Todos nós já visitamos lugares onde não era aconselhável beber a água local, mas ninguém diz que a cerveja não pode ser consumida”, brinca Lack.
Em maio, mais de 60 membros do Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja oriundos da Rússia, América do Sul, Austrália, Japão, Índia, Europa, África e América do Norte festejaram no Devil's Door Brew Pub, em Seul, durante a convenção anual do Rotary. Lack anuncia que há planos em andamento para um tour de cervejarias todas as noites em Atlanta, durante a convenção do Rotary de 2017.
"A cidade é repleta de microcervejarias, sendo que algumas pertencem a rotarianos”, continua ele. "Estamos planejando colocar cervejas em nosso estande, na Casa da Amizade, e nem preciso dizer que ele será bastante visitado."

Por Arnold Grahl
Rotary
24-Aug-2016

 

 

4) INFORMAÇÃO ROTÁRIA


CELEBRE OS 100 ANOS DA FR
A nossa Fundação completará 100 anos em 2016-17! Como uma das maiores organizações humanitárias do mundo, ela apoia milhares de projetos que visam fornecer água limpa, combater doenças e promover a paz e a educação, além de se dedicar à campanha global contra a paralisia infantil.
Saiba mais sobre a Fundação Rotária
Baixe informações e recursos para comemorar o centenário

PERGUNTA DO MÊS
A nossa "Pergunta do Mês" é: qual é a principal razão para você fazer parte do Rotary? A sua resposta pode ser publicada na edição de outubro. Participe respondendo nos comentários!
Acesse a Revista Rotary Brasil no Facebook e participe!
 
DIA D
A Campanha de 2016 vai acontecer de 24 a 30 de setembro, sendo o dia 24 de setembro o chamado “Dia D”. Nesta data, pedimos que os Rotarianos participem da Campanha ativamente, considerando, no entanto, que a divulgação precisa ser feita antes.
Ocasião favorável para que cada Clube faça levantamento do uso de água pelas famílias, bem como identifiquem 25 delas que estão desprovidas de água potável, ao menos uma sem o saneamento básico na residência, como também relacione as dez pessoas que venham a se tornar multiplicadoras das ações previstas no Subsídio Global GG1531157, o projeto “D4620 – Água boa da fonte à torneira”. Afinal, o vírus da poliomielite e outras doenças, por exemplo a dengue, relacionam-se com problemas de água e saneamento. A comunidade precisa ter mais consciência disso.

NOVO EMBAIXADOR NA LUTA CONTRA A PÓLIO
 
 
O cantor e sobrevivente da pólio Donovan Leitch, mais conhecido como Donovan, juntou-se ao Rotary na luta contra a poliomielite – doença que marcou grande parte da sua infância.
Donovan contraiu pólio com três anos de idade em Glasgow, na Escócia. A doença enfraqueceu sua perna direita e a deixou mais fina e curta do que a esquerda. Como passou grande parte da sua infância confinado a uma cama, seu pai costumava ler poesia para ele.
Em uma recente entrevista para o Daily Express, Donovan disse que esse contato com poesias despertou seu interesse pela criação literária. “Se eu não tivesse passado por isso, talvez não teria começado a compor e cantar minhas próprias músicas”.
“Acredito que uma deficiência em uma área faz com que você explore outras para compensar. Foi isso que aconteceu comigo depois de ter pólio”, afirma Donovan, que recentemente se tornou embaixador do Rotary na luta contra a doença.
O cantor gravou diversos álbuns e singles no Reino Unido, nos Estados Unidos e em outros países. Suas canções mais famosas são “Mellow Yellow” e “Hurdy Gurdy Man”. Donovan colaborou com os Beatles em músicas como “Yellow Submarine” e já dividiu o palco com ícones como Bob Dylan e Joan Baez.
“Ter tido pólio nunca me impediu de fazer nada depois que fiquei mais velho. Embora ter uma perna menor do que a outra não seja muito legal, eu sempre consegui fazer tudo sem problemas”, Donovan explica. “Felizmente, as pessoas estavam mais interessadas nas minhas músicas do que no tamanho das minhas pernas”.
Como embaixador do Rotary, Donovan irá apoiar a campanha Purple4Polio, uma colaboração entre o Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda e a Sociedade Real de Horticultura. A cor roxa representa a tinta que os agentes de saúde usam durante as campanhas de imunização para marcar os dedinhos das crianças que já foram vacinadas.
“Foi muito fácil me unir a essa campanha porque eu quero contar ao mundo que a pólio está praticamente erradicada”, conta Donovan. “Isso é muito importante. Quero ajudar com essa fase final, que é a mais difícil”.
Rotary News
** Foto cedida por: Planet Earth Publicity
 
 
WEBINAR

Através da Fundação Rotária, os rotarianos fazem a diferença em suas comunidades e no mundo inteiro. No dia 14 de setembro, das 15:30 às 16:00 (horário de Brasília), participe do nosso webinar (treinamento virtual) para aprender dicas de arrecadação de fundos que podem ajudar seu clube a fazer o bem ainda mais.
Inscreva-se: https://rotary.qualtrics.com/jfe/form/SV_7NWdktsMrNFZt77.
Você pode se inscrever mesmo se não puder participar ao vivo nesta data, pois assim receberá o link da gravação do treinamento assim que ele estiver disponível.
Limite de 500 participantes. Garanta seu lugar hoje mesmo e confira o horário correspondente em sua cidade aqui.
 
 
48ª CONFERÊNCIA DISTRITAL
 
Rotarianos já podem fazer as inscrições para a 48ª Conferência Distrital “Dos Construtores da Amizade no Servir”. Para os dias da Conferência (26 a 28/05/2017) foram mantidos os mesmos preços do ano passado. Para inscrições com o dia extra (25 a 28/05/2017) e que permita desfrutar melhor o que é oferecido pelo hotel, foi conseguido um preço diferenciado de hospedagem. 
As reservas podem ser pagas em cheques cruzados e nominais a Benedito Celso Oliveira Moreira (ou favor de um dos titulares da conta: Wellington Noboru Hoshino ou Francisco Guerrero Ruiz ou Luiz Paes de Camargo), em até 10 (dez) parcelas, do mês da adesão até maio, sendo a última pagável em 15/05/17. Ou pelo cartão de crédito, em até dez parcelas, do mês da adesão até maio/17:  
- Pagamentos em cheques – Quem recepcionar a inscrição (GAs, Presidentes e Comissão Organizadora) e os cheques deverá entregá-los ao Responsável pela reserva dos participantes (Gov. 2000-01 Luiz Paes de Camargo), que fará o registro dos cheques e data de pagamento, e por e-mail copiará o titular.
- Pagamentos pelo cartão de crédito – Podem enviar a Ficha de Inscrição, indicando o valor e número de vezes do pagamento, para camargo6.sor@terra.com.br e o Responsável retornará com a informação do TELEFONE e NOME DA PESSOA responsável pelas reservas no Hotel Tauá. O titular da reserva fará contato para com essa pessoa para informar o CÓDIGO DE SEGURANÇA.


 
ENVOLVA-SE COM A CONVENÇÃO 2017
Mostre seu trabalho em Atlanta
Solicite um estande, até 30 de setembro, para divulgar seu projeto a milhares de membros da família rotária durante a Convenção. Na ocasião, você conhecerá patrocinadores em potencial e inspirará outros a reproduzirem sua iniciativa.
Você também pode realizar um workshop na Convenção. Envie uma proposta, até 19 de setembro, descrevendo seu sucesso com projetos, parcerias, formação de líderes, fortalecimento do quadro associativo ou outros tópicos.

 

 

5) AVISOS, RECADOS e CONVOCAÇÔES


POSSE DE NOVO ASSOCIADO
 
Seja bem-vindo ao Rotary E-Club Tropeiros, companheiro Daniel Kersting! Daniel é oficial da Marinha, esposo da companheira Fernanda e ex-rotariano do RC de Sorocaba-Leste. Que sua experiência e dedicação sejam exemplo para todos!
 
Parabéns à madrinha, companheira Fernanda, que nos trouxe o companheiro Daniel para somar! 

 
 
SEMINÁRIO DISTRITAL NOVAS GERAÇÕES
 
Governadores assistentes 2016 -17, Presidentes 2016-17, Presidentes e Membros da Comissão das Novas Gerações estão convocados a participar do Seminário Distrital Novas Gerações, no dia 21 de setembro, às 8hs.
O evento será realizado no Grand Hotel Royal, na rua Doutor Álvaro Soares, 451, em Sorocaba. Inscrições até 15 de setembro. Enviar OK para patty.demoura@gmail.com

 
 
REUNIÃO PRESENCIAL
 
A nossa próxima reunião presencial será realizada no dia 18 de setembro, às 10 horas, no DELTA CAFÉ, no Campolim (próximo a pista de caminhada), em Sorocaba. Agendem a data!

E a visita do Govenador Celso e de sua esposa Teresinha ao E-Club Tropeiros, agendada para o dia 1° de outubro, será realizada na sede campestre da AROS, em Sorocaba. Portanto, para que a reunião seja realizada com sucesso, precisamos de ideias e sugestões. Além disso, precisamos organizar nossas comissões para que todas as informações sejam repassadas ao Governador. Mãos à obra!


 

6) COMPANHEIRISMO


 

A VIDA É UM MILHÃO DE NOVOS COMEÇOS, MOVIDOS PELO DESAFIO DE VIVER E FAZER O MELHOR A CADA DIA. FELIZ ANIVERSÁRIO!
Sandra Campos – 10/09
Renato Campos – 11/09
Daniele Miguel – 11/09


 

7) ENCERRAMENTO 

 

 

 

Obrigada pela participação! Para encerrar, convido todos para saudar o Pavilhão Nacional.


Tenham todos uma ótima semana!


Enviar Comentário
 

1

  • Primeira vez que participo de outra reunião de um Rotary e-club, gostei muito do formato de suas reuniões onde abrange vários temas, como Vice-Presidente do meu E-club irei levar algumas boas praticas do seu club para implantar em nossas reuniões, pois nosso Rotary tem apenas 1 ano de funcionamento, http://www.rotaryeclub4590.org, obrigado

    por LUIZ CARLOS ESCOBAR JUNIOR
    em 15/09/2016 11:01


  • Gladston Della TerraPresente.

    por Gladston Della Terra
    em 14/09/2016 23:30


  • José Antonio De MilitoBenvindo aos novos companheiros. Parabéns pela reunião

    por José Antonio De Milito
    em 14/09/2016 17:28


  • Elcia Marcondes de AraujoPresente Muito bom unir o util ao agradavél, muito interessante o progeto da cerveja e agua potável...Daniel seja bem vindo... alias voce já fazia parte....abraços!!! até domingo pessoal...

    por Elcia Marcondes de Araujo
    em 14/09/2016 10:17


  • Paulo Henrique Reis WancelottiPresente!

    por Paulo Henrique Reis Wancelotti
    em 13/09/2016 15:19


  • RINALDO LUIS FUSCOSeja bem vindo, Daniel! Bom tê-lo conosco! O Seminário Distrital será no dia 25/09. Tenham uma ótima semana! Abs.

    por RINALDO LUIS FUSCO
    em 12/09/2016 21:37


  • Renan Williams Soglia MooreBem vindo companheiro Kersting!

    por Renan Williams Soglia Moore
    em 12/09/2016 08:26


  • Patrícia de Moura CaçãoOlá pessoal! Seja bem vindo Daniel! Felicidades aos aniversariantes do mês! Não se esqueçam de nossa reunião presencial dia 18, no Delta Café, Campolim, Boa semana! Até lá! ;)

    por Patrícia de Moura Cação
    em 11/09/2016 21:11


  • Artur Roberto MandlOlá Daniel, seja bem vindo. Parabéns aos aniversariantes : muitas Felicidades, Saúde e Sucesso.

    por Artur Roberto Mandl
    em 11/09/2016 21:02


  • Daniele Cristiane MiguelPresente! Bem vindo Daniel! Ótima semana a todos!

    por Daniele Cristiane Miguel
    em 10/09/2016 14:55


  • Daniel KerstingObrigado pela recepção! Espero poder ajudar e contribuir com Eclub assim como diversos outros rotarianos egressos de clubes presenciais!......ah e presente!

    por Daniel Kersting
    em 10/09/2016 00:26


  • Renan Williams Soglia MoorePresente! Bom dia e excelente semana aos companheiros!

    por Renan Williams Soglia Moore
    em 09/09/2016 08:25


  • Maria Helena Jandreice RazeraPresente!

    por Maria Helena Jandreice Razera
    em 09/09/2016 08:22


+ tópicos


Rotary E-Club Tropeiros Distrito 4620

todos os direitos reservados

  • S-Maq
  • S-Info